Buscar

NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE - QUESTIONÁRIO UNIDADE III - Questão 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 10
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Sobre a suplementação de creatina, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O melhor e mais adequado protocolo de suplementação de creatina é o de 3 g/dia, pois garante um aumento rápido das concentrações intramusculares de creatina.
	Respostas:
	A creatina é espontaneamente convertida à creatinina. A suplementação de creatina pode aumentar essa taxa de conversão e, assim, a creatinina sérica e na urina não é marcador de função renal acurado para indivíduos suplementando com creatina.
	
	A suplementação de creatina é uma estratégia eficiente para melhorar a capacidade de fornecimento de energia do sistema anaeróbio alático, induzindo uma melhora no desempenho em modalidades como o levantamento de peso, o futebol e o vôlei.
	
	 
O melhor e mais adequado protocolo de suplementação de creatina é o de 3 g/dia, pois garante um aumento rápido das concentrações intramusculares de creatina.
	
	Não se sabe ao certo, mas parece que a insulina tem papel importante estimulando a fosforilação do CreaT (transportador de creatina para dentro do músculo esquelético). Com isso, a ingestão de carboidratos junto com a creatina tem se mostrado uma estratégia eficiente na otimização da captação de creatina pelo músculo esquelético.
	
	As novas formulações de creatina, como a creatina etil-éster, não são mais eficazes do que a creatina monoidratada em gerar um aumento do conteúdo muscular total de creatina e fosforilcreatina.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário: não existe um protocolo de suplementação de creatina que seja “melhor”. Isso porque tanto o protocolo de saturação (20 gramas por dia, durante 7 dias) quanto o de manutenção (3 gramas por dia, por 30 dias) levam a aumentos similares da concentração muscular de creatina e fosfocreatina. O que muda de um para o outro é a velocidade que esse aumento ocorre, em que protocolos utilizando doses maiores promoverão aumentos mais rápidos da concentração muscular de creatina e fosfocreatina do que aqueles de doses menores.