Buscar

MERCADO, CANAIS (ASIII)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	O gráfico a seguir mostra a curva das alíquotas efetivas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física vigente no ano de 2014.
A respeito das informações contidas no gráfico, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.
I. ( F) O gráfico revela que a cobrança do IRPF fere o princípio da equidade, pois nem todos pagam o mesmo percentual de sua renda mensal a título de imposto.
II. ( F ) A tabela do IRPF leva em conta a equidade horizontal apenas nos extratos de maior renda. Nos de menor renda, observa-se a equidade vertical.
III. ( V ) A tabela do IRPF é coerente com a hipótese de utilidade marginal decrescente da renda, ou seja, de que quanto maior o nível de renda, menor é a utilidade do dinheiro para quem recebe.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.  
"Em um mundo em que a concorrência é grande e o consumidor está mais informado e exigente, estudos comportamentais trazem excelentes benefícios como forma de realimentar e controlar o esforço de uma empresa sob o ponto de vista dos seus clientes."
GOSLING, M. LIMA, I. L. C. Conhecer o Consumidor: uma Necessidade Estratégica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais...  Foz do Iguaçu: ENEGEP, 2007, p. 2. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2007_TR630472_9311.pdf>. Acesso em: 16/03/2019.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado, a respeito do consumidor moderno, uma das suas características é:
R: PRECISA DE PRODUTOS PERSONALIZADOS
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	De acordo com Gremaud, Toneto Júnior e Vasconcellos (2010), "por política fiscal entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos. Estes afetam o nível de demanda da economia. [...] Assim, se a economia apresentar tendência para queda no nível de atividade, o governo pode estimulá-la, cortando impostos e/ou elevando gastos. Pode ocorrer o inverso, caso o objetivo seja diminuir o nível de atividade."
GREMAUD, A. P.; TONETO JÚNIOR, R.; VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia Brasileira Contemporânea. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 175.
As despesas do governo são aquelas relativas a consumo, investimentos, subsídios e transferências. A respeito do modo com que as despesas podem ser utilizadas para afetar a economia, avalie as afirmações a seguir.
I. Tanto o consumo do governo quanto o investimento púbico podem desempenhar um papel estabilizador. Em situações de retração do produto, o governo pode antecipar seus gastos de custeio e acelerar seus programas de investimento, de modo a aumentar a demanda agregada e contribuir para a manutenção do emprego.
II. As transferências podem ser utilizadas para reduzir o preço de determinados produtos, estimulando determinados segmentos produtivos na economia e estimulando a atividade econômica.
III. Os subsídios desempenham um papel estabilizador da atividade econômica, na medida em que mantêm um fluxo de pagamentos aos desempregados, aposentados e pensionistas e aos beneficiários dos programas de transferência direta de renda.
Assinale a alternativa correta.
R: APENAS A I ESTÁ CORRETA
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	De acordo com o Banco Central do Brasil (2014), quando o setor público apresenta necessidades de financiamento positivas, ou seja, quando incorre em déficits nominais, ele necessita captar recursos junto ao setor privado. Isso pode ser feito no mercado doméstico, por meio de dívida mobiliária (emissão de títulos públicos) e de dívida bancária; no mercado externo, recorrendo a empréstimos junto a bancos e instituições multilaterais, como o FMI, por exemplo ou, finalmente, pela redução de seus ativos (privatização).
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Indicadores Fiscais. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ%204-Indicadores%20Fiscais.pdf>. Acesso em: 16/12/2014.
Considere os dados hipotéticos a seguir para um determinado período de tempo para o setor público.
	Necessidades de financiamento do setor público
	Rubrica
	Valor ($)
	Receita total líquida
	900
	Pessoal e encargos
	175
	Benefícios previdenciários
	270
	Custeio e capital
	300
	Juros
	200
 
Com base nesses dados e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir marcando V para verdadeiro e F para falso.
I. ( F ) No período analisado, o governo teve um superávit nominal de $ 155 e um déficit primário de $ 355.
II. ( F ) No período analisado, o governo não necessitará recorrer ao setor privado ou ao exterior para conseguir dar conta de seus compromissos.
III. ( V ) Mantidas todas as demais variáveis constantes, se o governo promovesse um aumento nos impostos, elevando sua receita em $100 e, ao mesmo tempo, reduzisse suas despesas de custeio em $ 50, seria capaz de gerar um resultado nominal positivo (superávit nominal), o que lhe permitiria reduzir o estoque de sua dívida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.