Buscar

Atividade A3 - Desafios Contemporâneos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFACS – Universidade Salvador
Disciplina: GRA0184 Desafios Contemporâneos 
Atividade A3
O advento de novas tecnologias na produção industrial levou a uma nova modernização dos processos de fabricação. É inevitável afirmar os avanços nos sistemas produtivos, além de aumento da eficiência dos recursos e diminuição de tempo de fabricação. Porém, é importante refletir sobre os impactos negativos que recai sobre a sociedade, pela substituição de mão de obra qualificada por processos de automação.
Não se pode negar que os benefícios são muitos das novas tecnologias, e perpassam sobre redução de custos, de espaço, de funcionários e insumos. As empresas conseguem melhor logística, mais flexibilidade, maior rapidez, mais eficiência e resultados mais lucrativos. Tais mudanças modificam o mercado de trabalho e as ofertas de emprego, ao substituir mão de obra por máquinas e abrir novas vagas para cargos que antes não existiam. Para acompanhar as novas exigências do mercado, exige-se do trabalhador o conhecimento de novas tecnologias, já que novas profissões e cargos surgirão nos próximos anos, principalmente nas áreas da construção civil, alimentação, automotivo e comunicação.
O receio de que as máquinas tomarão os lugares dos humanos não é um problema atual. Desde a primeira revolução industrial, no final do século XVIII, houve movimentos como o Ludismo, que via o avanço das máquinas como uma grande ameaça. Aqueles que possuem este receio não estão de todo incorretos: a inclusão de novas tecnologias redefine cargos e posições podendo ocasionar desempregos em massa. Como a sociedade se desenvolve sob a ótica capitalista, essa mão de obra qualificada acaba não sendo absorvida a cargos de pagamentos iguais, e essa parte da população sofre com a falta de recursos proveniente da redução da renda.ou desemprego.
A lógica capitalista sempre prioriza a eficiência e a lucratividade e por esse motivo, ao se mudar processos por outros mais modernos, não se preocupa com a mão de obra que sobra e com as vidas que estão em jogo. O ideal seria o crescimento com responsabilidade social, com programas voltados à absorção das pessoas dispensadas pelo sistema. Políticas públicas com a finalidade de apoio financeiro e educacional, com profissionalização e especialização dos trabalhadores, em conjunto com as empresas e sociedades organizadas. Deste modo, entende-se que a modernidade é um movimento imparável e desejável, porém é necessário responsabilidade social para evitar massas de pessoas desempregadas e desassistidas pelo sistema.

Continue navegando