Buscar

Displasia do Cotovelo em Cães

Prévia do material em texto

Displasia do Cotovelo em Cães
A displasia de cotovelo é uma osteocondrose comum em cães jovens de raças grandes a gigantes cujos fatores de riscos incluem nutrição, genética e manejo. Pode ser resultante de várias anormalidades como a oesteocondrite dissecante, não união do processo ancôneo, fragmentação do processo coronoide medial da ulna, incongruência articular e doença do compartimento médio. 
Os sinais clínicos mais presentes são dor a palpação, claudicação dos membros torácicos, efusão articular e restrição de movimento. O diagnostico pode ser dado por meio de radiografia, na projeção mediolateral com articulação flexionada a 90°, mas a tomografia é a melhor técnica para avaliação e mensuração da incongruência do cotovelo.
O tipo de tratamento depende de cada caso, levando-se em conta fatores como: presença e gravidade de osteoartrose, idade, dor, peso do paciente e grau de claudicação. Há como opção tratamentos conservadores ou cirúrgicos, com o objetivo alívio da dor, manutenção da função do membro e retardar a progressão da osteoartrose. Mesmo após cirurgia, o tratamento paliativo é indicado, como a reabilitação por meio de fisioterapia e acupuntura.

Continue navegando