Buscar

Resenha NISE DA SILVEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA CLÍNICA 
Filme: NISE DE SILVEIRA
O surgimentos da psicologia clínica é oriundo da medicina, que por sua vez já fazia clínica, e fazer clínica é um ato político, e todo ato político advém de movimentos que envolve toda uma história.
Nada vem do nada, tudo é movimento, e o homem faz parte desses movimentos , e a psicologia clínica é oriundo desses movimentos.
Para a psicologia clínica acontecer foi preciso acontecer várias transformações em relação modo de fazer clínica. A clínica sofreu várias transformações ao longo da nossa história, e essas transformações no modo de fazer clínica, envolveu todo um saber (o saber da medicina).
A medicina era vista antigamente como um saber absoluto, os médicos tinha um poder de toda a cura, mas era uma cura voltada somente para sintomas e tratamento(remédios) e em alguns casos eletrochoques (Lobotomias), era um modo totalmente mecanizado de se fazer clínica.
Uma clínica que era voltada mais para o biológico, nesse tempo não se preocupara muito com a parte psíquica nem com o social do homem, porém surgiram sintomas e doenças que nem a medicina e a ciência da época deram conta , foi quando o mundo precisou de um novo fazer clínico.
A psicologia clínica Surgiu por volta do século XIX por meio de médicos psiquiatras e neurologistas que tratavam pacientes com doenças mentais, e que também participavam dessa clínica mecanizada e pouco humanizada.
Um dos movimentos que transformou esse modo de clinicar aconteceu aqui no Brasil e foi um marco na área da psiquiatria mundial, e quem iniciou esse movimento foi um psiquiatra chamada Nise da Silveira, foi ela que rompeu com todo um sistema manicomial existente na década de 1950.
Nise trabalhava em um hospital em que os pacientes se encontravam em situações sub-humanas, pois o local era insalubre e, além disso, os pacientes viviam presos como se fossem animais e eram considerados todos loucos. Porém ela consegue perceber que nem tudo é transtorno .
A Psiquiatra começou a observar de forma criteriosa o comportamento dos internos e toda forma cruel que esse hospital manejava o tratamento deles.
Hoje ela é considerada como pioneira na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil e no mundo , lutou contra o uso de eletrochoque, e com isso ela consegue mudar e transformar todo modo de fazer clínica, 
Nise da Silveira entra com um método inovador ( ouvir e observar) o comportamento dos indivíduos, ela coloca em primeiro lugar o bem-estar dos usuários ,ela consegue implantar um pequeno ateliê de artes para estimular a comunicação com os internos. Nise fundamenta as suas práticas na Terapia Ocupacional.
Através da arte ela estimula muitos que eram considerados loucos a revelar algo que estavam preso no seu inconsciente, e aos poucos o seu trabalho vai gerando bons frutos.
Os pacientes vão se revelando (seus talentos, suas inquietações, seus traumas) e aos poucos seus sofrimentos vão sendo amenizados, e surge nesse momento um novo olhar para a saúde do homem, o homem agora sendo percebido no seu BIOPSICOSSOCIAL.
Mediante a isso, foi entendido como é a importante ter um olhar de estranhamento, (olhar crítico) ,não podemos achar que tudo é natural. A psiquiatra Nise de da Silveira mudou todo um olhar do modo de clinicar.
Hoje já temos uma clínica mais ampliada, que oferece a psicologia muito mais possibilidades de intervir e ajudar na saúde e na qualidade de vida do homem.

Continue navegando