Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTIFICA
Adelizia Tavares Dias1
Francinilda Silva Souza1
Samuel Matos Ramos1
Miriam Elisabeth Forbici2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“Caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado” (HEGENBERG, 1976, p. 71).
(...) a pesquisa tem uma história multissecular, que se organizou com a filosofia e desenvolveu-se espetacularmente nos séculos XIX e XX. A preocupação em descobrir e explicar a natureza vem desde os mais remotos tempos da humanidade, que colocava o homem à mercê das forças da natureza e da morte, enquanto que o conhecimento mítico atribuía um caráter sobrenatural. Já o conhecimento religioso explicava os fenômenos da natureza e o caráter transcendental da morte como se fossem revelações da divindade. O conhecimento filosófico para captar a essência imutável do real, partiu para investigação racional da forma e das leis da natureza. (SILVA, 2017, p. 110).
 	Segundo (ALMEIDA, 2017), a metodologia cientifica surge através de uma série de regras básicas, na qual devem ser executadas para produzir conhecimento cientifico e determinar um conjunto de passos que deverão ser seguidos até à comprovação de uma determinada tese. 
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. B. Noções básicas sobre Metodologia de pesquisa científica. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em <http://mba.eci.ufmg.br/downloads/metodologia.pdf>. Acesso em 26 ago. 2017.
HEGENBERG, L. Etapas da investigação científica. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1976. v. 2, Capítulo 4.
SILVA, E. A. Evolução Histórica do Método Científico Desafios e Paradigmas para o Século XXI. Disponível em: <http://www.feata.edu.br/downloads/revistas/eco-nomiaepesquisa/v3_artigo07_evolucao.pdf>. Acesso em: 19 set. 2017.

Mais conteúdos dessa disciplina