Buscar

ATIVIDADE N1_GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS NO TERCEIRO SETOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entidades não governamentais são organizações que atuam como associações civis, sem fins lucrativos, focadas em ações solidárias de âmbito público e não realizadas (ou negligenciadas) pelo Estado. São chamadas de entidades do terceiro setor, pois não são privadas nem públicas. 
	O fato de serem organizações sem fins lucrativos não quer dizer que atuam de forma gratuita, na informalidade, com precariedade de mão de obra, sem organização e gerenciamento adequados. Muito pelo contrário. Essas instituições precisam apresentar missão, metas e objetivos bem definidos, devem seguir à risca os projetos desenhados, alinhando-os aos recursos disponíveis. 
	A organização não governamental deve suprir demandas que não são atendidas de modo satisfatório pelo Estado como direitos humanos, direitos dos animais, dos indígenas e de gêneros, além de atuar na defesa de questões como meio ambiente, direitos do consumidor e etc.
	Para não comprometer sua perenidade, a ONG precisa se atentar quanto aos fatores ligados à sua credibilidade e sustentabilidade. Para isso, deve criar um departamento exclusivo para a captação de recursos financeiros e parcerias, com profissionais especializados na área. 
	Outro fator que assegura a credibilidade da organização é a prestação de contas, importante instrumento que comprova o correto uso do dinheiro captado por meio de parcerias e alianças. Esta fase deve ser executada em conformidade com o projeto aprovado, sem desvios em relação ao acordo firmado entre as partes.
	Por fim, o gestor de projetos da entidade não governamental deve possuir sensibilidade para recrutar voluntários e estagiários que de fato sejam engajados à causa. Trabalhar em uma ONG exige do profissional o sentimento de pertencimento, isto é, as equipes envolvidas no projeto devem atuar de forma integrada e em total sinergia. 
	Embora não sejam empresas privadas, as ONGs devem buscar crescimento e perpetuidade, visto que elas prestam serviços essenciais que impulsionam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos esquecidos e até excluídos pelo Estado.
Bibliografia:
Lei nº  9.790, de 23 de março de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9790.htm> Acesso em: 14 de out 2021.
Tudo sobre Organizações Não Governamentais (ONGs). Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/Portal Sebrae/artigos/artigoshome/o-que-e-uma-organizacao-nao-governamental-ong,ba5f4e64c093d510VgnVCM1000004 c00210aRCRD> Acesso em 14 out 2021. 
Ministério Público de Pernambuco. Orientação básica para prestação de contas das entidades do terceiro setor. Disponível em: <https://www.mppe.mp.br/mppe/attachments/article/1079/CARTILHA%20CAOP%20FUNDA% C3%87%C3%95ES%20-%20CONTABILIDADE.pdf> Acesso em 14 out 2021.