Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Planejamento Educacional
Conforme o que estudamos na Rota 01 da disciplina de Planejamento Educacional, aprendemos que o Planejamento pode ser definido como um ato que antecede uma ação, um trabalho ou tarefa que serão realizados. Para isso o planejamento não pode ser ‘estagnado’, ele precisa contar com alguns imprevistos para que se realize da melhor maneira possível. Em relação a essa importância quanto as diferentes estratégias para se pensar a ação de planejar, analise as seguintes afirmativas e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As diferentes estratégias do planejar enquadram-se justamente no sentido de abarcar a imprevisibilidade, a transformação, a superação de dificuldades, a racionalização de recursos, que devem fazer parte do planejar. Assim o planejar precisa ser um instrumento que signifique tanto para aluno quanto para professor de maneira a trazer significados para os dois.
Você acertou!
JUSTIFICATIVA: Aqui o aluno precisa se atentar ao texto trabalhado na rota 01 – o planejar não pode ser engessado e previsível, ele precisa, acima de tudo, deixar um espaço para elementos imprevistos e precisa também causar uma transformação. (página 04 – rota 01)
	
	B
	Planejar estende-se para além da educação, simbolizando as estratégias e métodos que efetivam de maneira única e correta uma determinada ação.
	
	C
	Na maioria das vezes o planejar não se efetiva conforme estipulado, para isso que se realizam as adaptações curriculares, para cobrir as lacunas do planejamento.
	
	D
	Planejamento implica em estratégia pré-determinada, assim o caminho escolhido para ser percorrido não pode ser repensado no momento da ação.
Questão 2/5 - Planejamento Educacional
Falamos, no decorrer da rota 1, da nossa disciplina de planejamento educacional sobre a importância do planejamento, não somente no sentido de organização, como também para a efetivação da aprendizagem, principalmente porque o planejamento permite prever e de repente antever situações adversas que poderão ser contornadas de maneira a não afetar a ação que será desenvolvida. O planejar então é uma segurança para o trabalho escolar e docente, que permite realizar as ações de maneira mais segura, contando com possíveis adversidades, com base nisso podemos afirmar que o sentido do planejamento para a efetivação do apreender é:
Nota: 20.0
	
	A
	Na realidade uma peça a mais no quebra-cabeça, porque a efetivação da aprendizagem depende da didática do professor e do empenho do aluno.
	
	B
	Quando o professor realiza o planejamento, se ele levar em consideração o contexto ao qual os alunos estão envolvidos, isso remete a uma ideia utópica de educação que não prevê uma aprendizagem significativa.
	
	C
	O planejar antevê todas as possibilidades de erro e acerto do professor e do aluno, afinal o educar não se centra apenas no professor, mas sim em todo um processo. Planejar é para além de estratégias uma percepção. É um método seguro e fixo de estabelecer estratégias de ação.
	
	D
	Para um sentido de planejamento educacional efetivo, não existe um modelo a ser seguido, ou algo pré-determinado, pois como qualquer planejamento, ele deve envolver os agentes que dele participarão, portanto é necessário partir do contexto educacional em que se encontra, para buscar nele as fontes de construção do planejar, assim o significado maior será apreendido por seus sujeitos.
Você acertou!
JUSTIFICATIVA: o planejamento simboliza a liberdade de pensar no indivíduo e suas particularidades como ser humano, como construtor de história, portanto planejar simboliza significar não somente a figura do professor como a do aluno, os dois são processos no planejar e, acima de tudo modificáveis. (Página 13 – rota 01)
Questão 3/5 - Planejamento Educacional
Conforme o conteúdo que estudamos no decorrer da rota 1, da disciplina de planejamento educacional, percebemos que por maior que seja a compreensão do professor, é praticamente impossível antecipar os níveis de compreensão advindos da diversidade da sala de aula, de cada educando – assim pode-se afirmar que o nível de compreensão dos alunos centra-se na articulação da experiência pedagógica com a prática social da qual participam e/ou encontram-se inseridos. Com base nesse entendimento pode-se afirmar que para uma efetiva realização do planejamento é preciso:
Nota: 20.0
	
	A
	Levar em consideração a realidade que o envolve, no entanto, o professor, como transmissor do saber, precisa situar os alunos quanto a realidade mostrando a diversidade que existe para além daquilo. A figura do professor é relocar o aluno de realidade, oportunizar a ele vivências diferenciadas para que depreenda o máximo de conhecimento, com qualidade.
	
	B
	Contemplar as especificidades advindas da diversidade, no entanto não pode ser maleável a ponto de mudar pelo outro ou mesmo pelas adversidades e imprevisibilidades do ambiente.
	
	C
	Considerar as especificidades advindas não só do contexto como da formação social do sujeito. Quem é ele? Como aprende? O que aprende? De que maneira aprende? Ou ainda, como tornar significativa as práticas adotadas em sala de aula, para que as mesmas tenham significado para além dos ‘muros da escola’; ao considerar as diferentes formas do saber. O professor antevê a prática pedagógica com base em sua experimentação, no entanto vale-se dessa prática o aluno, com sua vivência, assim considerar esses aspectos no planejamento é identificar as peculiaridades do sujeito.
Você acertou!
JUSTIFICATIVA: É muito importante que o professor identifique e signifique o sujeito com o qual está desenvolvendo o trabalho do educar. O educar é um ato humano que enxerga no outro o outro, assim o professor deve significar em seu planejar aquele pré-conhecimento advindo da unidade de cada aluno como construtores de conceitos e saberes. (Página 08 – rota 01)
	
	D
	O professor não tem como adivinhar o que pode acontecer durante seu planejamento, assim ele pré-define atividades didáticas e ações que de repente possam ser aplicáveis, mas não alteradas.
Questão 4/5 - Planejamento Educacional
Existem diferentes maneiras e formas de se avaliar, dentre estes métodos, estudamos alguns durante o estudo realizado na rota 4, da nossa disciplina de planejamento educacional, e podemos afirmar que a definição de avaliar é tomar partido, é aceitar o outro como ele se apresenta, é ter responsabilidade, compromisso como o outro e, portanto, consigo mesmo, com uma nova perspectiva, com uma dimensão ética. Portanto, pode-se afirmar que avaliação pressupõe uma relação com o outro de forma:
Nota: 20.0
	
	A
	Única, sendo cada sujeito um ser único a avaliação até então coletiva, se transforma em um ato único, advindo do professor para aluno, avaliando-o para que se constitua como sujeito.
	
	B
	Dialógica, um agir em comunhão, e um conhecimento sobre as condições de possibilidades de um reinventar-se, que desta forma é partilhado, interpretado e transformado em comunhão. Portanto, a formação da identidade se dá no encontro com o outro numa construção social e não como algo meramente objetivo e natural, o caráter da avaliação tem assim outra dimensão, é diferente, pois propicia avanço, progressão, mudança, a criação do novo.
Você acertou!
JUSTIFICATIVA: o avaliar constitui-se do outro, não é um ato individual, portanto ele forma e transforma, ele tira o sujeito de uma dada situação colocando-o em outra de diferente dimensão.
	
	C
	Recíproca, mas, no entanto, há sempre uma participação maior do avaliador, que construiu e objetivou a avaliação, assim a avaliação é mais válida para quem a esta recebendo do que para quem a está aplicando.
	
	D
	Unívoca, cada avaliação envolve uma relação imparcial da qual depreende o sentido único de quantificação e classificação de dados e números, para que a instituição possa tomar as devidas providências.
Questão 5/5 - Planejamento Educacional
No decorrer de nossos estudos sobre avaliação, na rota 03, aprendemos os diferentes sentidos da avaliação, bem como os seus tipos– importante conhecimento porquê de certa maneira o professor precisa de um instrumento de verificação da aprendizagem ou não do aluno. Assim, em relação a avaliação como função somativa pode-se depreender que essa tem o sentido de:
Nota: 20.0
	
	A
	Relacionar-se a função classificatória, tendo como propósito verificar se os objetivos elencados no planejamento foram alcançados.
Você acertou!
JUSTIFICATIVA: Na avaliação somatória é interessante observar que essa diversidade de funções do instrumento avaliativo, é importante ter claro que a avaliação é um juízo de qualidade que se faz sobre uma determinada realidade, que no ambiente escolar precisa ser expresso por meio de algum símbolo (numérico, verbal...), ou seja, de alguma forma o conhecimento para ser “mensurado”, por assim dizer, precisa se transformar em um símbolo de referência para verificar se os objetivos foram ou não atingidos, principalmente em um ambiente tão diverso quanto a escola. (Páginas 10-11 – rota 03)
	
	B
	Apenas soma aquele desempenho obtido pelo aluno, mas também vislumbra o papel do professor no processo avaliativo.
	
	C
	Nesse instrumento tem-se a soma, classificação e desmembramento de notas, sem levar em consideração a ação do sujeito sobre o ato da avaliação e de ser avaliado.
	
	D
	Ocorre soma das notas e tabulação de dados para que os alunos/educandos sejam classificados e separados, em sala de aula, conforme sua performance.

Mais conteúdos dessa disciplina