Buscar

Avaliação de Física Instrumental

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Laboratório 2: Física Instrumental (ENM09)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638128) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	21340088
Parte superior do formulário
	1.
	Os algarismos significativos de um número são os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito (zero ou não) caso haja uma vírgula decimal. Com base no exposto, determine o valor de 3,27251 x 1,32, respeitando o número de algarismos significativos:
	
	a) 5,33.
	
	b) 4,32.
	
	c) 4,33.
	
	d) 5,31.
	 
	 
	2.
	As causas de erros de medidas podem ser de natureza da grandeza a ser medida, do método de medida, da habilidade do experimentador e dos instrumentos de medida que podem apresentar diferentes fidelidades e poder de resolução. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três tipos de erros experimentais:
	
	a) Erro sistemático; erro acidental ou aleatório; erro previsível.
	
	b) Erro grosseiro; erro acidental ou aleatório; erro indireto.
	
	c) Erro previsível; erro grosseiro; erro sistemático.
	
	d) Erro grosseiro; erro sistemático; erro acidental ou aleatório.
	 
	 
	3.
	O conceito de algarismos significativos permite introduzir, de um modo simples, a precisão de uma medida sem explicitar a sua incerteza. Permitindo ainda estimar a precisão de um valor que é calculado por combinação de diferentes tipos de medida, pois a incerteza de um valor é propagada em todas as contas feitas com ele. Sobre o conceito de algarismos significativos, analise as sentenças a seguir:
I- São os dígitos iguais a zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito caso haja uma vírgula decimal.
II- São os dígitos diferentes de zero, contados a partir da direita até o último dígito diferente de zero à esquerda, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito caso haja uma vírgula decimal.
III- São os dígitos inteiros, inclusive o zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito caso haja uma vírgula decimal.
IV- São os dígitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda até o último dígito diferente de zero à direita, caso não haja vírgula decimal, ou até o último dígito caso haja uma vírgula decimal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) Somente a sentença II está correta.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	Os erros podem ser classificados como grosseiro, aleatório e sistemático. Cada tipo de erro apresenta a sua particularidade e método que o caracteriza. Com relação aos conceitos de erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O erro grosseiro se refere ao erro na leitura.
(    ) O erro sistemático se refere ao erro de deslocamento do zero da escala.
(    ) O erro grosseiro se refere ao erro de cálculo e deficiência técnica.
(    ) O erro aleatório está relacionado com as condições flutuantes.
(    ) O erro aleatório está relacionado com a avaliação do algarismo duvidoso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F - V.
	
	b) V - V - F - F - F.
	
	c) V - V - V - V - V.
	
	d) F - F - V - F - F.
	 
	 
	5.
	Cada elemento de uma equação matemática apresenta uma definição particular. Por exemplo, em uma equação de segundo grau, o termo independente é a raiz da equação. Nas equações de primeiro grau (lineares), essa análise é a mesma, cada elemento possui sua importância e significado. Considerando a equação linear y(x) = 10x identifique quais são os seus elementos e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A equação da reta é y(x) = a + bx.
(    ) Na equação, 0 é o coeficiente angular.
(    ) Na equação, 10 é o coeficiente linear.
(    ) Na equação, x é a variável independente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	6.
	Quando escrevemos uma equação de segundo grau, cada elemento apresenta uma definição particular. Com base na equação y(x) = 2 + 9x, analise as sentenças a seguir:
I- A equação da reta é y(x) = a + bx.
II- Na equação, a é o coeficiente angular.
III- Na equação, b é o coeficiente angular.
IV- Na equação, x é a variável independente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Para facilitar a interpretação de dados coletados experimentalmente em laboratório, de uma maneira geral, organizamos os dados em tabelas que são convertidos em gráficos com o auxílio de algum software de processamento de dados. Considerando que os dados coletados em um experimento foram organizados em uma tabela e plotados em um gráfico com o programa Origin, e devemos colocar os valores da variável independente e da variável dependente em colunas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os valores podem ser colocados em qualquer coluna.
(    ) Na coluna A(x) estão os valores para a variável dependente e na coluna B(y) estão os valores para a variável independente.
(    ) Na coluna A(x) estão os valores para a variável, independente e na coluna B(y) estão os valores para a variável dependente.
(    ) Sempre são colocados os dois valores na coluna A(x).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	8.
	As causas de erros de medidas podem ser de natureza da grandeza a ser medida, do método de medida, da habilidade do experimentador e dos instrumentos de medida que podem apresentar diferentes fidelidades e poder de resolução. Com relação aos conceitos de erros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Erros grosseiros caracterizam-se pelo engano na leitura, engano na unidade, erro de cálculo e deficiência técnica, como o manuseio inábil do instrumento.
(    ) Erros sistemáticos caracterizam-se pelo erro de calibração do instrumento, deslocamento do zero da escala, consequências de variações térmicas e paralaxe. Os erros sistemáticos são causados por fontes identificáveis e, em princípio, podem ser eliminados ou compensados. Erros sistemáticos fazem com que as medidas feitas estejam consistentemente acima ou abaixo do valor real, prejudicando a exatidão da medida.
(    ) Erros sistemáticos caracterizam-se pelo engano na leitura, engano na unidade, erro de cálculo e deficiência técnica, como o manuseio inábil do instrumento.
(    ) Erros aleatórios caracterizam-se pela avaliação do algarismo duvidoso, condições flutuantes, como a temperatura do ambiente e natureza da grandeza a ser medida. Os erros aleatórios se tratam de flutuações, para cima ou para baixo, que fazem com que aproximadamente a metade das medidas de uma mesma grandeza numa mesma situação experimental esteja desviada para mais, e a outra metade esteja desviada para menos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	9.
	Numa equação matemática, os elementos possuem cada a sua definição. No caso de uma equação de primeiro grau genérica, os elementos são "Y(x) = a + bx". Assim, comparando a equação f(x) = kx com a equação genérica, identifique a variável dependente; a variável independente; o coeficiente linear; o coeficiente angular. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Variável dependente: F  
Variável independente: x  
Coeficiente Linear: 0 
Coeficiente Angular: k
	
	b) Variáveldependente: F  
Variável independente: x  
Coeficiente Linear: k
Coeficiente Angular: 0
	
	c) Variável dependente: F  
Variável independente: x  
Coeficiente Linear: 0 
Coeficiente Angular: 0
	
	d) Variável dependente: X  
Variável independente: F
Coeficiente Linear: 0 
Coeficiente Angular: k
	 
	 
	10.
	As equações lineares apresentam uma estrutura genérica de y(x)= a + bx. Com base na equação L(t) = to + qtot e nos elementos da equação, analise as sentenças a seguir:
I- Variável dependente: L.
II- Variável independente: t.
III- Coeficiente linear: to.
IV- Variável dependente: to.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Continue navegando