Buscar

A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NAS POLITICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prévia do material em texto

A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NAS POLITICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 
O artigo A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NAS POLITICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, escrito por 
A enfermagem do brasil está inclusa no sistema de ciência e tecnologia e é vista como grande parte do conhecimento do setor da saúde. Foi na década de 80 quando a enfermagem teve o início na graduação sistematizada e a carreira acadêmica nas universidades brasileiras que tudo começou-se a ter forma. 
Houve-se a nacional de ciência, tecnologia e inovação foi realizada em campo brasileiro em setembro de 2001 como o genuíno intuito principal de evidenciar os determinantes das políticas de ciência e tecnologia no país e proporcionar uma visão objetiva para suas opções no cenário nacional. 
A introdução da sistematização então visou propor o cuidado da enfermagem além das técnicas, visto que a enfermagem era pautada somente na arte do cuidar, não evidenciando fatos científicos do porquê daquilo. 
O artigo aborda em seu fluxo os conhecimentos de base, ou seja, conceitos básicos para entendimento do cerne total. Aborda por exemplo acerca da revolução industrial onde houveram de forma desigual mudanças em todos os setores sociais para que pudesse explicar o significado reestruturado de invenção e conceito. Portanto, invenção caracteriza-se por esforços que são realizados com o fito de gerar novas ideias, resultando no avanço do conhecimento. Por outro lado, conceito caracteriza-se por processo de inovação onde há a existência de um agente econômico (empresa) articulando-se ao mercado e a concorrência comercial. 
Ademais, destaca que algumas definições são necessárias para melhor compreensão da linguagem utilizada pelos economistas nas propostas de ciência, tecnologia e inovação. 
Tecnologia: o termo tecnologia significa a união entre a ciência e a indústria moderna, visa a aplicação sestematica do conhecimento cientifico em outras formas de conhecimento, no intuito se solucionar problemas práticos de produção, potencializando a obtenção de resultados.
Decorre-se que inovação em tecnologia consiste na introdução de novos produtos e processos, sendo também uma nova forma de organização empresarial. Nessa mesma visão, as empresam aparecem pois como um aperfeiçoamento desses processos. 
O sistema nacional de inovação caracteriza-se por um arranjo institucional que endogeniza o processo tecnológico, haja vista que um progresso tecnológico não é derivado apenas da operação das forças de mercado. 
Em suma o artigo percorre entrelinhas para a compactuação da universade e o setor empresarial mesmo que as mesmas operem em lógicas distintas e demandem alto grau de exceelência. E cita que para a ocorrência da compactuação haja influencia de bibliotecas, centros de documentação informatizados e relacionamento interpessoal entre profissionais que atuam nas duas instâncias.
Especifica que a junção desse campo visa a geração de novidades na forma de equipamentos, medicamentos, insumos diagnósticos, processo terapêutico. 
O artigo enfatiza em vários parágrafos que o conhecimento é um fator primordial na estrutura econômica do país e que a inovação é um dos principais veículos de transformação do conhecimento em valor. 
As políticas de ciência e tecnologia possui como estratégia de forma geral estudar formas de promover uma boa correlação com a universidade e o comercio/trabalho.

Continue navegando