Buscar

O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução do ser humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução do ser humano, seja de forma espontânea ou a partir de diferentes estímulos apresentados pelas pessoas com as quais a criança tem contato ou espaços, institucionais ou não, que frequente - seja no campo da educação ou da cultura.     
A cada fase do desenvolvimento existem características determinantes a serem trabalhadas e que muitas vezes dependem do aproveitamento correto da fase anterior para ocorrerem. No aspecto de motricidade, por exemplo, uma criança passa pelo engatinhar antes do andar.    
Com base no exposto, descreva as principais características do desenvolvimento da primeira infância (dos 0 aos 3 anos) nos aspectos físico, intelectual, social e emocional e faça a correlação destes aspectos com as demandas de aprendizagem. 
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Aspecto Físico: Quando a criança nasce, ela tem pouco controle sob seus movimentos e eles são descoordenados. Progressivamente vai se desenvolvendo, iniciando se pelos membros superiores, essas modificações são aceleradas, mexendo o pescoço, gatinhando, sentar-se, andar e falar gradualmente. 
Já aos 2 anos, começa a explorar mais os espaços ao seu redor, subir as escadas, correr, saltar e andar de triciclo, e é claro dependendo da maturidade do sistema nervoso da criança. 
As 18-36 meses, já consegue usar o pinico e ter controle dos músculos esfíncteres, onde o bebê do sexo feminino tem mais facilidade desse controle e se antecipa. 
Aspecto Intelectual: Aos 4 meses, já se concentra no que vê, toca e ouve e alguns bebês sorriem e balbuciam naturalmente. Aprendem a usar e compreender sinais da expressão corporal e da postura corporal. Reação aos ruídos, conseguem discriminar características rítmicas e melódicas em diferentes tipos de sequência sonora. 
Aos 2 anos, consegue ordenar e guardar seus brinquedos, também identificar até 5 desenhos e brincar com cubos. Na primeira infância o egocentrismo Piagetiano é uma característica presente, mas até que mostra uma capacidade de empatia. Surgi as primeiras palavras e depois frases, sendo que aos 10 e 14 meses surge a fala linguística. Aos 18 meses, seria a pré-fase em que começa as perguntas, por exemplo; o que é isto? como? quando? por quê? A criança já se interessa cada vez mais por coisas novas e começa a enriquecer o vocabulário.
Aspecto Social: É um período de mudanças significativas. Dos 6 aos 8 meses começa com um sorriso para captar a atenção dos pais e o choro para contatar com o que a rodeia. Tem grandes variações de humor. 
1 ano já manifesta apego excessivo com a mãe ou de quem cuida dela, e já começa a tomar consciência que é alguém distinto da mãe e com vontade própria. 
Aos 2 anos é a idade de conflito, necessidade de afeto e necessidade de independência, brincadeiras de construir e demolir e preferência nos alimentos. 
Nos 3 anos já vai se tornando obediente, arrumada e amável, reconhece fotografias e demonstra sentimentos de afeto, compaixão e culpabilidade, dá se, então o início da socialização. 
Aspecto Emocional: Do 0 aos 12 meses, manifesta a sua excitação através do movimento do corpo, mostrando prazer a alimentação ou o colo. O choro é a forma de comunicação. Apresenta medo a barulhos altos ou inesperados, pessoas e objetos estranhos, movimentos súbitos e sensação de dor. Laço afetivo com a mãe ou cuidador. Presença de ansiedade de separação. Preferência por objeto que ajuda a adormecer e um reconforto. 
De 1 a 2 anos, desenvolve o sentimento de posse e alteração de humor. É bastante sensível à aprovação e desaprovação dos adultos. 
Dos 2 aos 3 anos, necessita de apreender a lidar com as emoções com a ajuda dos pais.

Mais conteúdos dessa disciplina