Buscar

Sem III - caso 2


Prévia do material em texto

CASO 2:
Paciente de 35 anos, comparece ao pronto atendimento com queixa de dispneia progressiva, tosse seca e febre não aferida nos últimos 20 dias. Relata piora dos sintomas nas últimas 24 horas com aumento da dispneia para pequenos esforços. Além disso vem apresentando disfagia e lesões esbranquiçadas na mucosa oral.
No exame físico está LOC, REG, Glasgow 15, exame da cavidade oral: placas esbranquiçadas removíveis, pele sem lesões aparentes, linfoadenomegalia em região supraclavicular, cadeia cervical posterior e axila. Na ausculta pulmonar e cardiovascular não há particularidades, no abdome não há visceromegalias.
OBJETIVOS:
1- Entender o que caracteriza a imunodeficiência.
É o conjunto de doenças caracterizada pela pelos defeitos do sistema imunológico o que pode deixar o organismo desses individuos mais exposto ás infecções.
Existe dois tipos de imunodeficiencia:
a) Imunodeficiencia congenita: constituidos pelos defeitos hereditários, herdados dos pais na combinação gênica e são, comumente, detectados na primeira e segunda infância.
b) Imunodeficiencia adaptativa:  perda da função do sistema imune como resultado da exposição a agentes de doenças, fatores ambientais, imunosupressão ou envelhecimento. Quando estas são associadas a infecção (bacterianas, virais, por protozoários, helmínticas  e por fungos) podem levar a deficiencia das celulas B, T, PMN e macrofágos. Já quando envolve o envelhecimento, pode ocorrer um decréscimo progressivo no córtex tímico, hipo-celularidade e redução no tamanho do timo,o que confere um decréscimo nas funções celulares, já que a função de diferenciação dos linfocitos estarão comprometidas, isso, gera um aumento na auto-reatividade, uma diminuição nas funções das células CD4. No que se refere a malignidade e outras doenças vem se notado a deficiencia das celulas B que no tratamento quimioterapico seus agentes também são imunossupressores o que confere mais deficiencia imunitária. Outras condições nas quais imunodeficiências secundárias ocorrem são anemia por células ciclêmicas, diabetes melitus, malnutrição calórica de proteínas, queimaduras, cirrose alcoólica, artrite reumatóide, disfunção renal, etc.
2- Conhecer as principais causas de imunodeficiência. 
Doenças de imunodeficiência primária podem ser causadas por mutações, por vezes em um gene específico. E são classificadas pela parte do sistema imune que foi afetada
- Imunidade Humoral: celulas B (línfocitos) – produz anticorpos. MAIS COMUM.
- Imunidade Celular: celulas T(linfócitos) – identifica e destroi celulas estranhas.
- Fagocitos
- Proteínas do complemento
Doenças de imunodeficiencia secundária podem ser resultado de doença sérica ou prolongada, por radioterapia, medicamentos e pelo contato com algum agente agressor causador de imunodeficiencia.
3- Entender o conceito de infecção oportunista.
Infecções oportunistas são infecções causadas por micro-organismos de baixa capacidade patogenica, que em pessoas com imunidade normal, geralmente não chegam nem a causar doenças. Mas em pessoas com imunidade baixa, podem causar infecções geralmente muito graves, podendo levar a pessoa à morte e ela pode ser causada por inumeros fatores que que possam diminuir a imunidade da pessoa (pessoas com HIV, transplantados, quimioterápicos,com doença auto-imune, cnaçaso, stress, privação do sono, doenças neuropsiquiatricas são alguns fatores) ao ponto de contrair um oportunistas que vão ter uma proliferação descontrolada e massiva, tornando-se, muitas vezes difíceis de tratar.
REFERÊNCIA:
Harrison Manual de Medicina Interna.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/imunologia-dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos/imunodefici%C3%AAncias/vis%C3%A3o-geral-das-imunodefici%C3%AAncias

Mais conteúdos dessa disciplina