Buscar

N1_ Programa de Integracao Saude e Comunidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o depoimento registrado pela pesquisa realizada por Silva & Miron (2017, p. 311), abaixo e responda a pergunta a seguir.
Eu adoro isso aqui. É a minha casa, eu gosto. Olha só essa rua aqui. Se tu vier aqui nessa rua na segunda-feira, de noite, a maioria dos bares não abre, tu vais verificar como era a Cidade Baixa antes. As pessoas aqui, eu conheço todos os meus vizinhos, nós nos damos. Seis da manhã eu sento ali na frente para tomar meu chimarrão, de repente chega um vizinho que está acordando, chega outro, e a gente conversa, troca ideia. Isso aqui tem um jeitinho de interior (Presidente da Associação dos Moradores do bairro Cidade Baixa).
(In: SILVA, M. N.; MIRON, S. I. G. Valores e Significados Atribuídos ao Território: Percepção dos Usuários sobre o Bairro Cidade Baixa. Iluminuras, Porto Alegre, v. 18, n. 45, p. 289-324, ago/dez, 2017).
O conceito de “território”, enriquecido pela leitura interdisciplinar, refere-se:
Resposta Correta. O conceito de “território”, enriquecido pela leitura do geógrafo Milton Santos refere-se à qualificação do espaço feita a partir da apropriação social e histórica do sujeito. (SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
Segundo o Ministério da Saúde, o SUS é universal (disponível a todas as pessoas, não importando sua condição); integral, considerando que a saúde depende de ações que são direcionadas aos diferentes setores da vida; precisa garantir a equidade, ou seja, considerar as diferentes realidades e necessidades da população; e precisa ser financiado de forma tripartite, ou seja, está sob a responsabilidade dos governos municipais, estaduais e federal.
BRASIL. Ministério da Saúde. SUS: 27 anos transformando a história da saúde no Brasil. Brasília: Blog da Saúde, Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/35647-sus-27-anos-transformando-a-historia-da-saude-no-brasil. Acesso em: 05 fev. 2020.
Quanto à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), leia as afirmações abaixo.
1. A organização dos serviços do SUS se dá de forma crescente, quando considerado o nível de complexidade (atenção primária, secundária e terciária).
2. As ações do SUS devem ser planejadas de forma a contemplar as necessidades de saúde da população de um território e pela articulação dos serviços de saúde.
3. O controle e a fiscalização das decisões e atividades de saúde locais são realizados de forma centralizada, pelo Ministério da Saúde, não havendo autonomia dos municípios.  
4. O monitoramento da execução da política de saúde se dá pelos funcionários do Ministério da Saúde, a partir dos relatórios encaminhados pelo corpo técnico.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I e II
Não podemos esquecer que o resultado da avaliação do impacto do projeto de intervenção na comunidade abrange muito além do que está programado em execução, pois também abarca os beneficiários diretos e indiretos ao sujeito envolvido na atividade. A partir de uma boa avaliação dos resultados obtidos durante a execução do projeto será possível mensurar seu impacto. 
 
SOUZA, E. A avaliação do impacto social de projetos em parceria com o estado: um novo olhar sobre o “accountability” do financiamento de projetos sociais. 2015. 26p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2015. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/14260/MPGPP_individual_avaliacaodeimpactosocial.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 mar. 2020.
Pensando nisso, assinale a alternativa correta.
Resposta: Coletar dados sobre a execução do projeto para posterior avaliação do impacto torna-se relevante no processo de melhoria da intervenção realizada.
Compreendendo que a comunicação, para ser eficaz, deve contemplar a competência e a habilidade da troca de informação, entre profissional da saúde e usuários dos serviços, além disso é preciso estar ciente da importância de ser levado em conta os interlocutores, as necessidades e estratégias mais eficientes para cada caso.
Neste contexto, considere os princípios fundamentais do processo de comunicação e analise as afirmativas abaixo.
1. Horizontalidade: processo de estabelecer relações, por meio da definição objetiva do papel exercido por cada um. São representados por iniciativas que promovam integração equitativa.
2. Diversidade: a gestão da informação é um instrumento indispensável de controle que deve ser flexível e planejado com os diversos atores do processo, para resultar em ações impactantes.
3. Link com a comunidade: é importante o link entre uma equipe de saúde com a comunidade para o atendimento de diversas demandas, trabalhando na articulação e associação de recursos disponíveis.
4. Dimensão: é a capacidade de alcançar e sustentar interlocuções ressaltando o compartilhamento de objetivos e estratégias de ação.
5. Informação: mede o envolvimento de cada participante. Trabalhar coletivamente exige desprendimento e capacidade de interação.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I e III
Considerando as etapas de um relatório de intervenção sobre um projeto de educação em saúde desenvolvido em uma comunidade, Cordoni Junior (2013), afirma que projetos de intervenção, quando forem apresentados em forma de relatório, podem ter os itens de introdução e objetivos repetidos na apresentação do relatório.
CORDONI JUNIOR, L. Elaboração e avaliação de projetos em saúde coletiva. Londrina: Eduel, 2013.
Pensando nos itens introdução e objetivo, assinale a alternativa correta.
Resposta: Quanto ao objetivo este deverá estar diretamente relacionado ao apresentado no projeto, uma vez que você apresentará em forma de relatório o que propôs anteriormente.
Na atualidade, vem sendo dada cada vez mais ênfase aos processos grupais, o que torna o conhecimento sobre o assunto um instrumental valioso e até mesmo imprescindível, seja em termos de eficácia para atingir objetivos ou realizar tarefas (rendimento), seja para detectar lideranças, obter coesão, resolver conflitos e tensões. 
ANDALO, Carmen Silvia de Arruda. O papel de coordenador de grupos. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 135-152, 2001.
Considere as afirmações abaixo referentes aos fenômenos e grupo que precisam ser observados pelo profissional nos grupos de trabalho.
1. As relações de poder precisam ser observadas nos grupos, uma vez que muitas das dificuldades enfrentadas estão relacionadas à maneira como estas se estabelecem.
2. A distribuição de tarefas e responsabilidades nos grupos costuma ocorrer de forma espontânea e sem atritos nos grupos de trabalho, portanto não é necessário haver coordenação ou liderança oficial.
3. Nos grupos de trabalho em que não há liderança instituída, é recomendável que se estabeleça uma liderança ou coordenação, mesmo que transitória, que tenha a função de ajudar o grupo a atingir seus objetivos.
4. No grupo deve haver liberdade para que todos possam opinar, decidir e coordenar de acordo com suas individualidades, independente do objetivo coletivo.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I e III
O estudo realizado por Lima, Antunes & Silva (2015), em uma subprefeitura da cidade de São Paulo, objetivou verificar o uso de indicadores nas unidades de saúde pelos seus gestores e concluiu que estes são subutilizados e há relatos de dificuldades no acesso às informações de saúde, caracterizadas pela falta de integração dos sistemas - que são percebidos, também, como lentos - aliada à insuficiente atualização profissional que demanda maior capacitação dos profissionais para utilizá-los.
LIMA, K. W. S; ANTUNES, J. L. F; SILVA, Z. P. Percepção dos gestores sobre o uso de indicadores nos serviços de saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.24, n.1, p.61-71, 2015.
Assinale a alternativa correta em relação aos indicadores de saúde.
Resposta: São instrumentos que fornecem medidas para avaliar e comparar oestado de saúde de uma população, assimcomo o desempenho dosistema de saúde
Sobre o desenvolvimento da escrita de um relatório é necessário que, além da descrição da ação desenvolvida, ocorra uma análise crítica, com comentários sobre o que foi realizado, levantando pontos positivos e negativos, podendo incluir uma autoavaliação quanto a sua participação no projeto. Esta análise, leva em consideração a opinião pessoal do estudante enquanto participante e executor da ação de educação em saúde.
Quanto ao comportamento e conduta do aluno que escreve o relatório, espera-se:
1. conduta ética para não exposição dos colegas e participantes;
2. pontualidade na entrega dos materiais;
3. responsabilidade sobre o conteúdo desenvolvido e apresentado;
4. inclusão da autoavaliação, citando o que interferiu na execução e quem prejudicou o projeto.
Está correto o que se afirma em:
Respostas: I, II e III
Leia o seguinte caso: Uma escola de saúde, responsável pela graduação de profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social, realiza uma atividade de extensão que integra estudantes destes quatro cursos em ações de promoção de saúde à comunidade. No início, isso ocorria de forma pontual em algumas instituições parceiras, mas, uma das professoras envolvidas resolveu estabelecer que as atividades de seus grupos seriam realizadas a partir da identificação das instituições localizadas próximas ao campus, seguido da identificação dos perfis: socioeconômico, epidemiológico e demográfico da população daquela região; realização de entrevistas e observações para o levantamento de problemas e necessidades de seus moradores/ frequentadores e da identificação dos equipamentos e serviços de saúde, educação, cultura e lazer. Então, a partir deste processo, foram elaborados projetos de extensão para aproveitar e ampliar os recursos do território.
Escolha a alternativa que complete de forma correta a frase abaixo:
A professora do caso acima utilizou a ______________ (I), que é a compreensão dinâmica dos espaços e das relações entre as pessoas, e permite a realização de ações de ______________ (II), que buscam a compreensão das necessidades de saúde da população, para que sejam realizadas as atividades de _______________ (III), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.
Resposta: (I) territorialização de informações; (II) vigilância em saúde; (III) promoção de saúde
A promoção da saúde foi amplamente discutida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, impulsionada pelo momento de redemocratização do Brasil, lutando pela visão de universalização do sistema de saúde, além da implantação de políticas públicas em defesa da vida. Considerando que as ações de promoção da saúde podem ser desenvolvidas de forma integrada na rede de saúde, com o objetivo de concretização das políticas de saúde e a busca pela sincronia com a comunidade alvo de atuação, avalie as afirmativas abaixo.
I.As ações de promoção da saúde atuam sobre os fatores impactantes, condicionantes e determinantes sociais de saúde, potencializando ações de saúde para os grupos sociais no território. 
II.A articulação dos diferentes setores da sociedade promove a sustentabilidade e manutenção das ações e projetos de saúde.
III.As ações de saúde buscam o aprimoramento das condições de saúde dos territórios e seus grupos sociais. 
IV.As ações de promoção da saúde atuam de forma individualizada, buscando a proteção de cada um.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: I, II e III

Continue navegando