Buscar

Culinária Japonesa

Prévia do material em texto

Culinária Japonesa: conheça os pratos típicos do país
escrito por Rodrigo Valinor maio 5, 2022 10 minutos de leitura
Barca com diversas peças da culinária japonesa
0 
A culinária japonesa é riquíssima e traz muito da cultura do país em seus pratos típicos, mostrando o cuidado dos japoneses no preparo dos alimentos.
A culinária japonesa é um excelente motivo para viajar ao Japão e experimentar seus pratos típicos. Quando se viaja a outro país, a gastronomia é, naturalmente, uma atração, considerando o tempero, os ingredientes e o modo de preparo tão diferentes.
Os japoneses são conhecidos pelos bons hábitos de vida, o que contribui de forma positiva para a longevidade da população. Com uma alimentação saudável que não se resume aos sushis e sashimis, vale a pena chegar no país já sabendo o que vai encontrar no cardápio.
Foi pensando nisso que trouxemos neste post um pouco da história gastronômica do Japão e suas particularidades. Continue lendo e veja os pratos mais populares e saborosos desse país tão incrível!
A história da culinária japonesa
Para entender melhor a gastronomia japonesa é importante conhecer a história que deu origem à culinária do país asiático. Como o Japão é formado por ilhas, uma das principais fontes de abastecimento das cozinhas japonesas é o mar.
Entre peixes, moluscos e algas marinhas, muitos pratos são preparados com o acompanhamento de arroz, tsukemono (picles), legumes, verduras, e temperados com condimentos de sabor acentuado, como:
shoyu — molho de soja;
wasabi — raiz forte cultivada nos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano;
missô — pasta de soja;
karashi — mostarda;
mirin e sakê — bebida alcoólica à base de arroz;
dashi — caldo de peixe ou carne.
Com cores, texturas e sabores, os pratos japoneses são nutritivos e preservam a preferência pelo peixe como carne principal. Apesar da introdução da carne vermelha no século XIX, os frutos-do-mar são, ainda, preferência no Japão.
O povo japonês dá grande importância à qualidade dos ingredientes, assim como à apresentação dos pratos servidos em casa ou em restaurantes. A tradição preserva o gosto por técnicas milenares de preparação, o que resulta em refeições exóticas e saborosas.
Características marcantes da gastronomia do Japão
A culinária japonesa tradicional é chamada washoku, que tem como simbologia a harmonia da comida japonesa. Basicamente, a comida do dia a dia no Japão é o Ichijyu Sansai, que consiste em arroz, um caldo e três acompanhamentos.
O arroz branco sempre será o prato principal, acompanhado do tsukemono, compondo um washoku típico:
uma tigela de arroz branco;
uma tigela de caldo com missô ou caldo com vegetais, tofu ou algas;
três acompanhamentos — carne, peixe, tofu, vegetais.
Mais uma característica interessante da culinária japonesa é basear a preparação dos alimentos na regra dos cinco, com valorização da variedade e harmonia:
uso das cinco principais cores de alimentos — preto, branco, amarelo, vermelho e verde;
uso das técnicas de cocção — comida crua, grelhada, a vapor, cozida e frita;
uso dos cinco sabores — doce, salgado, picante, amargo e ácido.
Curiosidades da culinária japonesa
Selecionamos algumas curiosidades da culinária japonesa, o que ajuda a entender melhor os hábitos e costumes gastronômicos desse povo tão amável e hospitaleiro:
devido aos princípios do budismo, surgido no ano 300, durante muito tempo a ingestão de carne (com exceção do peixe) foi proibida;
até o século IX, os japoneses se alimentavam com as mãos e foi nesse período que o hashi, os famosos pauzinhos de madeira, passaram a ser utilizados pela nobreza;
o uso de óleos e gorduras foi e ainda é evitado na culinária japonesa, priorizando um estilo saudável de alimentação;
os pescados e vegetais devem estar frescos e adequados à sazonalidade;
embora o salmão seja a carne mais utilizada em restaurantes de outros países para representar a culinária japonesa, no país asiático, o toro, corte da região da barriga do atum azul, é considerado a carne mais nobre;
o consumo de produtos à base de soja, no Período Edo, entre 1603 e 1868, deu origem ao provérbio “Em vez de pagar um médico, pague um missô-ya”;
umami — que quer dizer “gosto saboroso” —, um dos cinco gostos do paladar humano, é fundamental na culinária do Japão e pode ser encontrado em alimentos com aminoácido glutamato;
o shoyu nunca é desperdiçado pelos japoneses, por isso, deve ser adicionado às refeições de forma moderada;
a culinária tradicional japonesa é reconhecida pela ONU como Patrimônio Imaterial Cultural;
o missô, pasta de soja, combate os efeitos da radiação;
o wasabi, feito de erva forte, contribui para a digestão;
o chá está presente em todas as refeições e é servido de modo gratuito na maioria dos restaurantes japoneses;
o oshibori, uma toalhinha quente e úmida, é entregue pelo garçom para que o cliente limpe as mãos durante todo o período de refeição;
para desossar a grande variedade de peixes e fazer os cortes perfeitos de sashimi (peixe cru) são utilizadas duas facas especiais, a deba e a ianagui;
as sopas são comuns no Japão e não é indelicado por lá fazer aquele barulhinho na hora de tomar uma sopa.
Comidas típicas do Japão
A culinária japonesa é bem diferente do que se pratica no ocidente e talvez seja esse um dos motivos que fazem do Japão um país tão incrível. Se você planeja visitar o país em breve ou uma viagem para o futuro, vale já conhecer os pratos típicos de lá.
Aqui vão algumas preciosidades da culinária japonesa que você não deve perder a oportunidade de saborear!
Sushi
No mundo inteiro, quando se fala ou pensa em comida japonesa, logo vem à mente o sushi. Esse é um dos pratos mais populares da culinária oriental, com origem no antigo método de armazenamento de peixes e arroz cozido durante algumas semanas.
Trata-se do bolinho de arroz enrolado, normalmente, por pela alga, com diferentes recheios que podem ser peixe, vegetais ou frutos-do-mar. A palavra sushi quer dizer azedo, sendo temperado com vinagre e moldado com as mãos.
Sashimi
Já o sashimi é o corte de fatias finas de peixe cru, como atum, salmão e tilápia. Os japoneses são precisos na hora de fazer os cortes, que podem ser retangulares, diagonais, com espessura mais fina ou mais grossa, o que depende do tipo de carne.
O acompanhamento do sashimi dispensa o arroz e inclui shoyu, wasabi, sendo que esse tem uma função bactericida. O prato é nutritivo e muito saboroso se souber fazer a combinação certa com o molho e a raiz forte.
Tempurá
Prato típico da cozinha japonesa, o tempurá é um empanado frito de massa fluida, à base de farinha de trigo. Para composição, podem ser usados legumes como cenoura, berinjela, abóbora, repolho, brócolis e frutos-do-mar, como o camarão, acompanhado de molho.
Como os japoneses não são adeptos a frituras, o tempo médio do tempurá no óleo quente é de apenas dois minutos. Foram os missionários portugueses, em Nagasaki, no século XVI, que introduziram o tempurá na culinária japonesa.
Guioza
De origem chinesa, mas incorporado na culinária do Japão, o guioza é um bolinho com massa bem fina e recheio de legumes ou carne moída, que pode ser preparado frito, cozido, grelhado ou a vapor.
No formato de pastel, mais parecido com um ravioli, suas extremidades são fechadas para evitar a perda do recheio, sendo servido com shoyo. Uma curiosidade sobre o guioza é que chegou ao Japão pelas mãos dos soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial, na Manchúria, ao leste da Ásia.
Temaki
Em formato de cone de algas e recheado com arroz, peixe cru e ingredientes como creme, legumes e cebolinha, o temaki é sucesso no Japão e em outras partes do mundo. Com origem no século XIX, conserva a característica de comida rápida.
A alga usada nesse prato deve estar seca e crocante para acentuar o sabor e deixar o temaki mais consistente. Coloridos e atrativos, vale a pena provar os mais diversos recheios para entrar em contato com a essência da cozinha japonesa.
Missoshiru
culinaria japonesa 2 1024x683 - Culinária Japonesa: conheça ospratos típicos do país
O missoshiru é a sopa preparada à base de pasta de soja e dashi, que é o caldo de peixe e tofu, normalmente consumida quente no café da manhã ou antes do prato principal em uma cumbuca chamada ochawan.
Como o consumo da soja no Japão atravessa gerações, é um prato que não pode faltar à mesa dos japoneses. É sempre acompanhado do arroz branco e pode também levar legumes e cebolinha na receita.
Harumaki
Por aqui o harumaki é conhecido como rolinho primavera, um saboroso enrolado de massa crocante e fina, com recheios diversos. A versão salgada, com queijo e legumes, é mais popular, mas pode também ser doce, com recheios de chocolate e goiabada.
Hot Roll
O hot roll é o sushi empanado e frito, normalmente consumido quente. Feito com alga, arroz e salmão, pode também ter outros ingredientes no recheio, como o cream cheese. Vale saber que essa é uma invenção brasileira e incorporada com sucesso na culinária japonesa.
Sunomono
O delicioso aperitivo preparado com tiras bem fininhas de pepino japonês, temperado com sementes de gergelim preto ou branco e conservado em molho à base de vinagre de arroz é um acompanhamento típico na culinária japonesa — quanto mais tempo permanecer em conserva, mais saboroso.
Gohan
O arroz japonês é diferente, pois os grãos são pequenos e arredondados, o que favorece o resultado de consistência grudenta típica da culinária japonesa. No passado, pelo fato de os japoneses comerem com as mãos, seu cozimento facilitava pegar no prato, um hábito que hoje foi substituído pelo hashi.
A culinária japonesa é riquíssima e traz uma bonita história de tradicionalismo, escolha e priorização dos alimentos frescos. A sabedoria dos japoneses está presente em seus costumes, práticas e no modo de se alimentar, sobretudo, para preservação da saúde e qualidade de vida.
Se você gostou de saber mais sobre a tradicional culinária japonesa, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e permitir que mais pessoas conheçam os pratos típicos desse país incrível?

Continue navegando