Buscar

O que é zumba

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é zumba?
Para começar, nada melhor do que entender o que é a zumba. Basicamente, trata-se de um tipo de treinamento aeróbico que mescla elementos de vários estilos de danças latinas, como o reggaeton, a salsa e o merengue.
Ela foi criada na década de 1990 pelo coreógrafo colombiano Alberto ‘Beto’ Perez durante uma aula de improviso. Tudo aconteceu porque o dançarino esqueceu a fita para a aula de dança e teve que adaptar os passos utilizando uma opção com músicas latinas. O resultado foi que a dança conquistou os alunos e logo virou uma febre nas academias.
Atualmente, a zumba já é quase uma filosofia de vida, e os praticantes levam o alto-astral como a principal característica. Além disso, a marca de Perez “Zumba Fitness” se tornou um grande negócio, inclusive com parcerias de celebridades em todo o mundo, como Claudia Leitte, Jennifer Lopez e outras.
Quem pode praticar? Como e onde praticar?
Dentro da zumba, existem diferentes tipos de aulas de dança, com opções mais leves, voltadas para iniciantes, e mais intensas, para os avançados. Devido a essa variedade, não há restrições para a prática, inclusive a modalidade é indicada para todas as idades.
Mas como dançar zumba? Sabendo que o treinamento consiste na mistura da dança com a ginástica, o ideal para executar corretamente é seguir os passos instruídos pelo coreógrafo. Normalmente, é feito um aquecimento para posteriormente se jogar na dança.
As músicas da zumba são bem animadas e encaixam movimentos que estimulam várias partes do corpo. Para praticar, é possível participar de grupos de zumba nas academias ou aprender os passos através da internet, pelos vídeos disponibilizados pelo YouTube.
pernas de alunos fazendo movimento de zumba na academia
Principais benefícios da zumba
Agora que você já sabe o que é e como praticar, que tal ficar por dentro dos principais benefícios da zumba? Confira tudo o que você pode conseguir ao optar por essa modalidade!
Gasta calorias
Muitas pessoas buscam a zumba para emagrecer e, apesar de não ser o principal objetivo da modalidade, ela pode realmente auxiliar no gasto calórico. Na verdade, especialistas afirmam que em uma aula de 45 a 60 minutos é possível queimar cerca de 1.000 calorias.
O motivo é simples: a prática requer uma mistura de movimentos que trabalham diferentes grupamentos do corpo e, por ser de fácil execução, tem baixo risco de lesões e fadiga muscular, o que contribui muito para o emagrecimento.
Fortalece o sistema cardiovascular
Praticar zumba também é uma excelente forma de fortalecer o sistema cardiovascular. Durante as aulas, os praticantes precisam trabalhar a respiração para acompanhar o ritmo das músicas, o que favorece a capacidade respiratória.
Além disso, ao seguir as coreografias, o aluno estimula a circulação sanguínea e fortalece o bombeamento cardíaco. Tudo isso contribui para a saúde do coração e diminui os riscos de patologias como pressão alta.
Estimula os músculos
Quem deseja tonificar os músculos também pode investir nas aulas de zumba. Ao praticar a dança, é possível trabalhar e fortalecer os músculos inferiores localizados na coxa e no glúteo, além dos músculos posteriores situados na coxa e na panturrilha.
Com os movimentos, também são estimulados os músculos do CORE (abdômen, cintura e quadril), que promovem a estabilização e o equilíbrio do corpo. Dessa forma, é possível garantir maior resistência e condicionamento físico.
Reduz o estresse
Outra vantagem de optar pela zumba é a redução do estresse. No dia a dia, é quase inevitável não esquentar a cabeça por determinadas situações; entretanto, ao se jogar na dança, o organismo libera doses de endorfina, o famoso hormônio da felicidade.
Por conta disso, os níveis de estresse reduzem, e o praticante passa a experimentar uma maior sensação de bem-estar e relaxamento. Com isso, também é possível perceber o aumento da autoestima.
Contribui para interação social e autoconhecimento
Por último mas não menos importante, a zumba pode contribuir para a interação social e o autoconhecimento. Ao longo das aulas, é possível se conectar com diferentes indivíduos e compartilhar experiências, o que torna todo o processo ainda mais divertido.
Além disso, com a dança você pode se conectar consigo mesmo, entendendo os seus limites e as suas habilidades. Assim, é possível garantir mais qualidade de vida e, consequentemente, alcançar novos objetivos.
Festival Remexa: muita dança e diversão em um paraíso!
E aí, gostou do conteúdo e não vê a hora de arrasar na zumba? Que tal fazer isso em um paraíso de águas termais cercado pelas mais lindas paisagens do Cerrado brasileiro? Para isso, é só vir para o Rio Quente Resorts!
Durante agosto e setembro, o complexo de hotéis apresenta o Festival Remexa, uma ação que conta com uma programação recheada incluindo muita dança, relaxamento e diversão. Assim, além de curtir as acomodações e as atrações do resort, você pode colecionar momentos memoráveis com a família. Demais, né?
Lembrando que, em todas as alas do resort, o Rio Quente está seguindo as medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, não precisa se preocupar com nada! Explore as opções de hospedagem e faça já a sua reserva!

Outros materiais