Buscar

UNIVERSIDADE PAULISTA RMM BIOMECANICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOMECÂNICA APLICADA AO ESPORTE
Rafael Marques Maricone
2034492
Polo de Piracicaba
UNIP Campus Limeira
2022 
1) Descrição detalhada do que foi realizado em aula prática: 
Iniciamos as aulas práticas com o desenvolvimento sobre as descrições dos movimentos dentro de uma sala de musculação, aonde conseguimos assemelhar conteúdos (Matérias), como a anatomia (Com planos e eixos dos movimentos articulares) aonde entendemos dentro de cada movimento qual a principal articulação utilizada e seus principais músculos acionados (Membros superiores, tronco e membros superiores).
OBS: Dentro das atividades devemos seguir pelo menos estas especificações:
· Roupas adequadas para se praticar as atividades (Camisetas, bermudas/calças e calçados)
· Local adequado (Sala de musculação, sala de ginástica e quadras)
Abaixo seguem exemplos demonstrados em aula para cada região do corpo.
1. PECK DECK (Membros Superiores)
Plano: Frontal
Movimento Articulação Principal: A principal articulação acionada é a do Ombro, trabalhando no plano sagital.
Tipo de Contração: Temos a adução horizontal do ombro onde os músculos do peitoral maior e deltoide se encurtam (Contração concêntrica, gera força para levantar a carga), e fazendo a abdução frontal do ombro onde a musculatura acaba se alongando (Contração excêntrica) aos poucos até chegar no marco zero do movimento.
OBS: O músculos produzem força através de dois fatores:
· 1° - Quantidade de carga durante o movimento
· 2° - Componente elástico do músculo 
· Concêntrica - Restitui energia e soma força contrátil
· Excêntrica – Acumula energia
2. FLEXÃO DE COLUNA (Tronco)
Plano: Sagital
Movimento Articulação Principal: A coluna vertebral é a única articulação que se movimenta no exercício, ela faz a extensão para abaixar o tronco e flexão para elevar o tronco.
Tipo de Contração: Como somente a coluna vertebral (Articulação) se movimenta, o músculo reto do abdômen faz contração concêntrica para subir o tronco e excêntrico para abaixar o tronco, conforme descrito anteriormente.
3. CADEIRA EXTENSORA (Membros Inferiores)
Plano: Sagital
Movimento Articulação Principal: A principal articulação trabalhas é a do joelho, para elevar (Extensão) e abaixar (Flexão).
Tipo de Contração: O quadríceps faz a contração concêntrica gerando força e erguendo o peso e excêntrica abaixando aos poucos o peso.
Analisamos também o conceito do torque dentro dos movimentos dos exercícios (Membros superiores, tronco, membros inferiores), demonstrados em exercícios simples e complexos, evidencia lizando que os mesmos podem ser manipulados, além da adição e subtração de implementos ou pesos, e através da manipulação do braço de alavanca resistente. 
Nos membros superiores em movimentos complexos devemos nos lembrar que as articulações possuem braços de alavanca resistente, podendo ser manipulado também pela distância entre as mãos na barra, no tronco temos que explorar os tipos de alavanca não só quando os músculos são executores primários, mas também devemos explorar quando são estabilizadores do movimento e por fim nos membros inferiores, em movimentos complexos devemos nos lembrar que cada articulação possui um braço de alavanca resistente, que pode ser manipulado pela distância entre as articulações geradoras do movimento.
Em biomecânica da corrida analisamos como registrar alterações de amplitude, frequência das passadas, tipos de passadas em corrida sobre a esteira (Com tipos de angulação e diferentes velocidades), exploramos exercícios de condicionamento físico para desenvolver a correta manutenção postural. Fomos apresentados também a fatores que demonstram o equilíbrio sem o uso de superfícies estáveis, e fatores com o uso de superfícies estáveis, e também fomos apresentados a pelo menos quatro categorias distintas dentro do esporte e da biomecânica, a fatores que devem ser controlados para evitar sobrecarga no aparelho locomotor.
E para finalizar a jornada tivemos os saltos em evidência, com tipos e formas de realizar saltos e quais fatores interferem sua eficiência, realizando avaliação cinemática para definir a altura de queda máxima no treinamento pliométrico, entendendo as combinações ideais para serem usadas no treino. 
2) Conhecimentos adquiridos na aula prática de Biomecânica Aplicada ao Esporte: 
Através da Biomecânica conseguimos ver a influencia que existe na fabricação de equipamentos para sempre termos a melhora mecânica destes equipamentos e em outros aspectos da vida, podemos ai gerar analises do movimento humano (Testando nossos limites), melhorando as técnicas da realização de movimento, também temos que citar também a oportunidade em prevenir lesões e também se for o caso, reabilitar as lesões. 
Além de tudo é essencial para que as pessoas possam alcançar objetivos desejados, pois com ela pode-se determinar os melhores programas de treinamento específicos, isso vai auxiliar no funcionamento do corpo humano e na visualização mecânica dos movimentos e também seguir sem correr riscos de lesões conforme citado acima.

Continue navegando