Buscar

Sondagem Vesical

Prévia do material em texto

Sondagem Vesical 
É um procedimento caracterizado pela introdução de um tubo flexível através da uretra até a bexiga, com finalidades diagnósticas e terapêuticas. Existem dois tipos de sondagem: sondagem vesical de alívio (SVA) e a sondagem vesical de demora (SVD). Em ambos os casos é fundamental o uso de técnica asséptica para a sua realização.
Cerca de 15% a 25% dos pacientes internados são expostos ao cateterismo urinário. Apesar do procedimento de inserção do cateter há risco de infecção, agravado após 72 horas de permanência com o cateter ou, por traumas do tecido uretral no momento da inserção. Medidas como uso de sistema de drenagem fechada, treinamento dos profissionais quanto à técnica asséptica de inserção e manutenção dos cateteres tem se mostrado de grande importância para a prevenção da infecção. 
Indicação
Obtenção de urina asséptica para exame;
Esvaziamento da bexiga em pacientes com retenção urinária;
Monitoramento do débito urinário;
Esvaziamento vesical em pacientes em pré e pós-operatório;
Pacientes inconscientes;
Bexiga neurogênica (controle esfincteriano inadequado);
Instalação de medicamentos para terapia intra-vesical local.
Incentivos a micção
Em pacientes com retenção urinária (apresentando bexigoma ou globo vesical) algumas condutas podem ser tomadas antes da sondagem vesical, tais como: 
Estímulos sensoriais- abrir a torneira de água próximo ao paciente; aplicar calor em região abdominal; aplicar calor em região perineal; deambulação; privacidade do paciente.
Tipos de sondas
Sondagem vesical de alívio- procedimento realizado pelo técnico de enfermagem no qual uma sonda (chamada de nelaton) é introduzida na uretra e permanece até que a eliminação urinária cesse, sendo em seguida retirada. Devido seu menor tempo de permanência, a incidência de infecção é menor nesse tipo de procedimento quando comparada à sondagem vesical de demora. É um método efetivo para esvaziamento vesical, sendo muito usada em situações de retenção urinária, quando as medidas de estimulação forem eficazes.
Sondagem vesical de demora- consiste em manter a sonda (chamada de foley) através da uretra por um período prolongado, de acordo com a indicação. Nesses procedimentos, a incidência de infecção é maior, em razão da maior permanência e manipulação da sonda. É indicada principalmente para pacientes comatosos, intra-operatório e quando necessidade de controle hídrico rigoroso. A passagem da SVD é realizada pelo Enfermeiro ou Médico.

Continue navegando