Buscar

Atividade 1 2021 1 -Dinheiro sujo (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO /UFERSA
CURSOS: BCT (Integral e noturno) /BSI
ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL
Profa. Dra. Maria das Neves Pereira/E-mail: nevespereira@ufersa.edu.br
PROPOSTA DE ATIVIDADE (1) - TEXTO INTRODUTÓRIO DAS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR “ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL (AET)” – 2021.1 PARA EXERCITAR O CONTEÚDO DA I UNIDADE E A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
I OBJETIVOS: discutir as estratégias de orientação e de avaliação aplicadas para ministração das aulas do componente AET em que serão trabalhados conteúdos sobre “concepções de linguagem, a importância da aquisição da linguagem como instrumento básico do conhecimento humano, noções de domínio discursivo, gêneros discursivos ou textuais, leitura e produção de textos, hipertextos e gêneros textuais acadêmicos”. Nesta prática, serão trabalhados, principalmente, os conceitos de parágrafos para o exercício estrutural e organizacional do texto escrito, a identificação de argumentos e informações num texto de informação.
II ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO.
TEXTO PARA ANÁLISE E EXPRESSÃO DAS IDEIAS DOS AUTORES: AUTOR (A1) e INTERLOCUTOR (A2): “Dinheiro sujo” (J. R. Guzzo) artigo da Revista Veja, de 7 novembro de 2018, p. 102, partindo da compreensão do conteúdo ou, do caráter interpretativo das ideias apresentadas no texto.
2.1 Com a leitura do texto selecionado para esta atividade, sugere-se a produção de respostas completas com base nos enunciados propostos (ou seja, cada resposta, deverá tomar como base o referente do enunciado na constituição de um texto resposta).
2.2 Apresentar, na aula seguinte, a mesma atividade respondida para avaliação e discussão dos resultados.
2.3 Para esta atividade, será atribuído 2,0 (dois pontos) nota da A1, bem como nas demais atividades da unidade de acordo com o desempenho do aluno. O aluno, portanto, deverá participar da realização e correção da atividade para obter a respectiva pontuação.
2.4 Quanto à ministração do conteúdo, será realizada no momento da correção da atividade, visto que nesta atividade não serão considerados os eventuais “erros ou acertos”, mas o desempenho: atividade completa, incompleta, não fez a atividade.
III INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O TEXTO 
(a) Trata-se de um texto de gênero jornalístico de opinião (artigo de opinião).
(b) Está constituído de quatro parágrafos e se limita a opinar sobre o posicionamento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, acerca das verbas que o Erário paga hoje aos veículos de comunicação do Brasil para divulgar os feitos do governo.
(c) A linguagem utilizada no texto é uma linguagem formal, própria de usuários com nível de letramento de qualidade superior (usuário culto). 
IV QUESTÕES SOBRE LEITURA E REESCRITA DO TEXTO
4.1 Responda, numa sentença, qual o assunto do texto e com que intenção ele foi escrito.
Anúncios do governo na mídia, opinar sobre o posicionamento do presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre as verbas pagas para os veículos de comunicação do Brasil para divulgar os feitos do governo.
4.2 O texto que você acabou de ler é classificado didaticamente como texto de opinião embora haja um tom dominante de informações. (Conteúdo próprio do gênero jornalístico). Procure responder. 
(a) Opinião defendida pelo texto.
 A publicidade feita pela impressa é falsa e que existe tirania envolvida ,pois,eles são pagos para falar bem dos governos.
(b) Destacar alguns argumentos apresentados pelo autor na defesa da opinião dele. 
Por que contentar-se em roubar menos da população que paga por tudo isso, se há oportunidade de não roubar nada? É a coisa mais fácil do mundo. Não existe nenhuma lei que obrigue o governo a jogar dinheiro fora com a imprensa.
 Não tem a menor utilidade para o cidadão. Também não há ninguém pedindo “comunicação”. Você já viu alguma multidão sair à rua exigindo “publicidade já”? Não existe em democracia alguma no planeta; ninguém jamais ouviu falar em “Inglaterra para Todos”, ou “Acelera, Holanda”.
(c) Identificar elementos de cunho Informativo. 
 Jair Bolsonaro disse que seu governo, entre diversas outras coisas, vai “diminuir” as verbas que o Erário paga hoje a uma certa rede de televisão e a um certo jornal diário para publicarem anúncios de propaganda oficial.
 Não é preciso pedir licença ao STF ou ao Congresso, por mais que ambos acabem passando mal com isso.
 Jornalistas brasileiros, com a concordância de seus empregadores, está combatendo há meses numa guerra sem quartel contra os perigos de ditadura que, segundo eles, aparecem no Brasil com o novo presidente
 “Bolsonaro fala em ‘critério técnico’ para distribuir publicidade. Piada”
(d) Observar e averiguar como esse texto argumentativo ou de opinião avança de parágrafo a parágrafo). 
 quando muda de opinião ou ideia.
(e) Tecer alguns comentários quanto ao uso da linguagem.
A linguagem utilizada no texto é uma linguagem formal, própria de usuários com nível de letramento de qualidade superior
(f) Apresentar sua opinião quanto ao posicionamento do autor.
A opinião apresentada no texto é relevante ,pois,mostra que a imprensa ganhar na “comunicação social transparente” para falar bem dos governos, dessa forma,não mostrando a verdade para o público.
4.3 O texto está dividido em sete parágrafos. Os parágrafos são blocos que estão graficamente destacados na página. Pela sua experiência, como leitor, responda:
(a) para que servem os parágrafos? expressar um pensamento ou ideia. 
b) o texto ficaria melhor num só parágrafo? Por quê? não,há várias ideias do autor.
4.4 O parágrafo é uma divisão puramente gráfica, ou deve ter algum assunto próprio, relacionado com o assunto geral do texto? Confira, levantando as ideias de cada parágrafo, conforme a sequência.
O parágrafo é uma divisão puramente gráfica,está relacionado com o assunto geral do texto.
1º parágrafo -fala sobre as verbas direcionadas para a imprensa ,e os cortes por parte de alguns do governo.
2° parágrafo- tirania dentro da imprensa.
3º parágrafo --publicidade falsas.
4º parágrafo -o fim das publicidades falsas
Agora, você levantou todo o texto, responda: o texto está bem organizado?
sim
4.5 observando seu esquema, faça um comentário do percurso seguido pelo autor para expor as ideias desenvolvidas no texto. (Para a produção de sua resposta, siga o raciocínio das ideias básicas apresentadas na questão 4.4). Lembre-se de que: Cada ideia nova deverá constituir um parágrafo.
O autor começa falando sobre as publicidades e meios de comunicação,com a fala do atual presidente da republica,falando sobre a dimiuição das verbas para as publicidades.
 O texto mostra que existe tirania envolvida nesse meio de comunicação,onde,as emissoras recebem dinheiro que possívelmente é desviado,para fazer propaganda em prol de tal governo ou instituição. 
 As publiciades produzidas não trazem para a populção a verdade, como é citado no texto “dinheiro grosso que os governos pagam para dizer como são bons para você”.
A “comunicação social transparente” não existe, os leitores são enganados com falsos anúncios sobre determinados instituições,além disso, o governo economiza bilhões com a retirada de funcionários que não são necessários para o governo.
 
* NOÇÕES DA UNIDADE DE TEXTOS: O PARÁGRAFO (1) - O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia núcleo. O desenvolvimento consiste na explanação da referida ideia/núcleo ou principal relacionada ao assunto que se pretende expor.
* INÍCIO DO PARÁGRAFO - Para a constituição de um parágrafo há diversos processos que variam conforme a natureza do assunto e a finalidade da exposição (GARCIA, 1986); mas qualquer que seja o assunto, a preocupação maior do produtor do texto (ou autor) deve ser sempre a de fundamentar de maneira clara e convincente as ideias que defende ou expõe, servindo de recursos conceituais, linguísticos e/ou estilísticos tais como a enumeração de detalhes, comparações, analogias, contraste, aplicação de um princípioteórico, definições precisas, exemplos, ilustrações os quais são chamados de ideias secundárias.
E1 (enumeração) -A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer, é porque tudo o mais já lhe foi negado (Herbert de Souza. A alma da fome é a política).
Tópico (terminologia utilizada no âmbito do estudo da linguagem): o tópico é compreendido como o sintagma nominal anterior, externo à sentença, normalmente já ativado no contexto discursivo, sobre o qual se faz uma proposição por meio de uma sentença-comentário, conforme evidencia a sentença (ORSINI, 2000 (UFRJ). O professor, ele é muito bom. Esse tópico não é o tópico frasal, base do parágrafo.
Na construção de parágrafos, também se denomina tópico (frasal), a parte inicial do parágrafo onde está contida a ideia básica. Tópico frasal ou tópico do parágrafo.
O tópico frasal, onde está a síntese do pensamento do autor, pode vir representado por:
(a) declaração inicial;
(b) definição ou conceituação;
(c) alusão histórica;
(d) interrogação.
DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO - O desenvolvimento do parágrafo dependerá, obviamente, da macroestrutura do texto. Há, portanto, certos tipos de desenvolvimento mais adequados ao texto argumentativo. Outros, por exemplo, ao discurso narrativo.
O autor pode desenvolver um parágrafo:
(a) enumerando ou descrevendo;
(b) fazendo uma comparação;
(c) apresentando confronto, contraste ou adversidade;
(d) citação de exemplos ou ilustração;
(e) apresentando causas, causação ou motivação);
(f) razões (justificativa de uma afirmação) e consequências;
(g) definição;
(h) explanação de ideias.
Um parágrafo padrão deverá ter a mesma estrutura de um segmento redacional ou discurso coeso: início, meio e fim (Introdução, desenvolvimento e conclusão).
COMO SE VÊ, SEGUNDO O TEXTO, NÃO É TÃO DIFÍCIL DESENVOLVER UM PARÁGRAFO.
NOTA REFLEXÃO – Apenas Jesus nos eleva a chegar até Deus, Ele é único caminho porque Ele representa a justiça de Deus pai (MNP).

Outros materiais