Buscar

AOL 4 NUTRIÇÃO e Atenção Á Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 4 NUTRIÇÃO e Atenção Á Saúde
O Guia alimentar para a população brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: ministério da saúde, 2014.
Neste Guia, são apresentados os 10 passos para uma alimentação saudável. Assinale a opção que NÃO se refere a um deles:
Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições prontas.
Resposta correta
A alimentação brasileira transita da pirâmide alimentar como forte orientador e passa a seguir um fluxo dinâmico e regionalizado, respeitando tradições alimentares, saberes populares e hábitos alimentares específicos da população brasileira. Uma das grandes novidades do Guia Alimentar para a População Brasileira é a classificação dos alimentos de acordo com seu grau de processamento.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
São alimentos sem nenhum tipo de processamento industrial:
In natura.
Resposta correta
O Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos traz doze passos para uma alimentação saudável e adequada para este público, sendo uma fonte de informação segura e de qualidade tanto para profissionais quanto para pais, familiares e cuidadores no desenvolvimento de uma rotina alimentar que garanta o crescimento e saúde das crianças. 
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Neste Guia, são apresentados os 12 passos para uma alimentação saudável. Assinale a opção que NÃO se refere a um deles:
Ao cozinhar, separar a comida da criança da comida da família.
Resposta correta
A Política Nacional de Segurança Alimentação e Nutrição (PNSAN) trata-se de um sistema de gestão intersetorial, participativa e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, para promover o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional do país. A execução da PNSAN envolve a integração dos esforços entre governo e sociedade civil.
Fonte: BRASIL. Lei n.º 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2006.
São ações e programas estratégicos da PNSAN, EXCETO:
Desestímulo à Agricultura Urbana e Periurbana.
Resposta correta
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do governo federal responsável por fornecer recursos destinados à alimentação escolar e ações de educação alimentar nos estados e municípios brasileiros. No mundo, é considerado um dos maiores programas relacionados à alimentação, sendo o único reconhecido com atendimento universalizado.
Fonte: BRASIL. Lei n.º 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.
Acerca do PNAE, assinale a opção FALSA:
Os(As) nutricionistas participam na efetivação do PNAE como responsáveis técnicos, elaborando e implementando cardápios, compras institucionais, avaliando o estado nutricional dos escolares e atuando nas ações de Educação Alimentar Nutricional (EAN) de forma exclusiva. Resposta correta
Como forma de investir nas ações de segurança alimentar e nutricional (SAN) a partir da reeducação alimentar, o Ministério da Saúde brasileiro criou manuais e guias como ferramentas metodológicas que podem ser utilizadas para promoção de um ambiente alimentar saudável e adequado. Assim, os guias alimentares são instrumentos de apoio das ações de educação alimentar e nutricional praticadas por profissionais de saúde.
Acerca dos guias alimentares para a população brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:
As informações contidas neles carregam consigo pesquisas científicas, por isso a sua linguagem é técnica e demanda a intermediação entre profissionais de saúde e população. Resposta correta

Outros materiais