Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO EM AÇÕES DE EAN
Nome: Michely Ferreira da Silva Mendonça
Matrícula: 01446246
Curso: Nutrição
De acordo com Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, os princípios para ações de educação alimentar e nutricional são: Sustentabilidade social, ambiental e econômica; Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade; Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas; A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória; A diversidade nos cenários de prática; Intersetorialidade; Planejamento, avaliação e monitoramento das ações. 
Por tanto EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá seguir os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Sendo assim, a área escolhida para o planejamento desta ação é assistência social, seguindo por tanto os princípios do SUAS (Sistema Único de Assistência Socia): Universalidade; Gratuidade: Integralidade: Intersetorialidade: Equidade. Porém, todas as estratégias de EAN têm como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2007).
Sendo assim, o público alvo escolhidos para esta ação será mulheres com problemas de saúde relacionado a má alimentação, como obesidade e desnutrição, causada pela Insegurança alimentar, além da falta de informações nutricionais. Sendo atores sociais essas mulheres em situação de vulnerabilidade, moradoras de uma comunidade carente de Recife PE.
Como proposta de atividade educacional será discutir e desenvolver estratégias sustentáveis de promoção de alimentação saudável; aproveitamento total dos alimentos innatura, dialogar sobre questões relacionadas a saúde da mulher e como usar a alimentação a seu favor. 
As estratégias metodológicas utilizadas será, oficinas culinárias, palestras e conversas em grupos, e os elementos didáticos, Panfletos, vídeos interativos, sendo reuniões mensais no primeiro sábado de cada mês, turma da manhã início as 8:00 às 12:00 e tarde 14:00 às 16:00 horas, na associação dos moradores do bairro.
Sendo o principal objetivo desta ação promover uma reeducação alimentar, promovendo oficinas de culinária para demostrar como elas podem aproveitar todo benefício de uma alimentação mais sustentável e como elas podem se alimentar bem mesmo com poucos recursos financeiros. 
Segundo objetivo importante é encoraja-las a mudar sua condição miserável de vulnerabilidade, levando cada mês um profissional, pra que possar ajudar essas mulheres em cada área da sua vida. Visto que a maioria dessas vivem em condições de miséria por não ter uma orientação e apoio da sociedade.
Terceiro objetivo proposto é emancipar essas mulheres, dando opção através da alimentar saudável para que elas possam melhorar a saúde não só delas mais de sua família, dando assim autonomia a essas mulheres, sendo um processo emancipatório em todas as áreas da vida.
A EAN é um campo de ação da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde e tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais (BRASIL, 2012).
Referências: 
· BRASIL. Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/1_marcoEAN.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.
· FAQUETI, A. Segurança alimentar e nutricional com enfoque na intersetorialidade [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo Telessaúde Santa Catarina; Alini Faqueti. – Dados eletrônicos. – Florianópolis: CCS/UFSC, 2019. Disponivel em: https://cecanesc.paginas.ufsc.br/files/2019/07/Nutri%C3%A7%C3%A3o_Completa-Final.pdf Acesso: em: 17 mar. 2023.
· Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. . Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf Acesso em: 26 mar. 2023.
· Educação nutricional / Aline Rocha Rodrigues. – São Paulo: Cengage – 2020. Grupo Ser Educacional. 
· FAO. Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Guia Metodológico de Comunicação Social em Nutrição. Roma: FAO, 1999. Disponível em http://www.fao.org/docrep/003/t0807p/t0807p00.htm Acesso em 27 de mar. de 2023.

Outros materiais