Buscar

Anatomia CO e faringe -

Prévia do material em texto

Anatomo-fisiologia da faringe e cavidade oral 08/10/22
O vestíbulo é a região mais anterior que compreende os lábios e a arcada dentária, a cavidade propriamente dita é da arcada dentária até a região da úvula, após localiza-se a orofaringe. 
Pilar anterior é compreendido pelo músculo palatoglosso – palato mole até a língua, e o pilar posterior músculo palatofaríngeo -etmoide até a faringe.
Entre os pilares está a tonsila palatina. O osso hioide é importante para a sustentação do assoalho oral.
M. tensor do véu palatino – relação com a abertura ativa da tuba auditiva; Inervação V3
M. levantador do véu palatino – idem, inervação X
M. da úvula. Inervação X, o sinal da cortina é uma paralisia do X par.
A língua é dividida em ápice, corpo e raiz. Papilas filiformes dão o aspecto ponteado, as fungiformes estão mais relacionadas com a gustação, o V lingual é formado pelas papilas circunvaladas, as folhadas são da região posterior e lateral da língua.
A base lingual é um tecido linfoide – tonsila lingual ou amigdala lingual.
Ms. Intrínsecos – vertical da língua, longitudinal superior e inferior, músculos transversos – XII par.
Ms. Extrínsecos – genioglosso, hioglosso, estiloglosso, palatoglosso é o único inervado pelo X, os demais são pelo XII.
Inervação da língua – sensitiva, geral, especial e motora.
Sensibilidade geral – V3 dois terços anteriores, sensibilidade especial – corda do tímpano VII par.
No terço posterior tanto a geral quanto a especial são pelo glossofaríngeo (IX) e mais posteriormente também tem inervação do X par, mas o professor não falou nada sobre.
A glândula parótida é a maior, a sublingual praticamente está no assoalho da boca, as acessórias estão espalhadas por toda a cavidade oral. 
Na parotidectomia o nervo VII, sempre que possível, deve ser preservado. O ducto passa pelo músculo bucinador e sai na altura do 2º molar superior. É importante saber isso pois em uma parotidite bacteriana pode-se fazer a ordenha e observar a saída de pus.
A glândula submandibular tem bastante linfonodos e vai desembocar no assoalho da boca nas carúnculas sublinguais (no freio lingual), e lateralmente os ductos das glândulas sublinguais.
Faringe 
Região anatômica aero digestiva, o teto da faringe (nasofaringe) é a base do crânio, parte basilar do occipital – onde nasce a adenoide ou tonsila faríngea, no limite inferior é a base da úvula, o limite anterior é a coana. A orofaringe vai ser da base da úvula até a prega faringoepiglote, lateral na epiglote. A hipofaringe é da prega até o começo do esôfago. 
Os músculos da camada mais externa são os constritores (superior, médio e inferior), uma parte do inferior forma o cricofaríngeo que é o esfíncter superior do esôfago. 
Músculos internos, palatofaríngeo (pilar posterior), salpingo faríngeo – tuba até faringe, e o estilo faríngeo - do processo estiloide até a faringe - e é o único inervado pelo IX nervo, os demais são pelo X.
Anel Linfático de Waldeyer
Amigdala faríngea – Adenoide, Amigdala palatina, Amigdala lingual, pequenos nódulos linfoides da faringe, Amigdala tubaria.
Deformidades faciais-fácies adenoideana ou fácies de respirador oral
Face longa, lábio inferior invertido, lábio superior retraído, mordida cruzada, palato ogival, língua hipotônica e volumosa, retrognata, lábios ressecados, boca entreaberta, orifícios nasais pequenos e mal desenvolvidos, olheiras.
Lembra do Ronaldinho gaúcho.
Semiologia da cavidade oral
Lembrar sempre de avaliar os dentes, baixar a língua pelo terço anterior, palpar glândulas, mobilidade da língua, amígdalas, pilares. 
Classificação de Mallampati – ele não falou nada sobre, mas é bom saber que existe.
Ver se há hipertrofia de amigdalas, rinoscopia posterior com espelho de Garcia para ver a nasofaringe, oro, hipo e laringe (laringoscopia indireta).
Nasofibrofaringolaringoscopia com ótica flexível.
Video-faringolaringoscopia com ótica rígida.
O raio-x é uma opção (raio-x do cavum) para ver hipertrofia da adenoide (nasofaringe). 
Tomografia, para verificar a irrigação, principalmente, antes de cirurgia de amígdalas.

Continue navegando