Buscar

Atividade de TICS´S CRISPR Cas9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de TICS 
Aluna: Maria Clara Meneses E Silva Carneiro 
4º Período 
Professora: Ana Rachel Oliveira De Andrade
Encaminhe uma resenha com o funcionamento do Sistema CRISPR-Cas9, incluindo os tipos possíveis de reparo no DNA.
O sistema CRISPR/Cas9 tem como base o mecanismo de defesa bacteriano contra o vírus invasor, que ao detectar um DNA viral já conhecido, produz duas fitas de RNAs curtos, onde uma delas terá a sequência correspondente a do vírus invasor . CRISPR/Cas9 depende de sistemas endógenos de reparo e recombinação para completar o processo de clivagem, como introns de auto-emenda, nucleases de dedo de zinco e nucleases efetoras.(AUGUSTA GR,2017.)
O sistema CRISPR/Cas9 atua quando um bacteriófago invade, mas não destrói a célula bacteriana, onde parte de seu DNA possa ser inserido no genoma do hospedeiro, sendo intercalado com sequências repetidas.(ARED MC,2017.)
As endonucleases Cas1 e Cas2 formam umcomplexo que promove a clivagem de uma porção do DNA viral, e estes fragmentos são direcionados e introduzidos no genoma bacteriano. Durante a transcrição este fragmento de DNA origina um RNA mensageiro ao qual várias moléculas de tracRNA (trans ativador RNA) se ligam. Esta ligação auxilia a clivagemdo RNA mensageiro originando fragmento de crRNA (RNA CRISPR), este complexo tracRNA e crRNA se associa a endonuclease Cas9 a qual é responsável por promover a clivagem de um DNA invasor. (RUFINO AD RAMOS,2016.)
O complexo de tracRNA e crRNA é responsável por direcionar a Cas9 até o DNA invasor. Ao se ligarem a sequência complementar presente no DNA viral e reconhecer o domínio PAM (protospaceradjacentmotif), a endonuclease Cas9, cliva a dupla fita e desta forma impossibilita a progressão da infecção. Esse processo representa importante mecanismo do sistema imune existente em bactérias. (GUIMARAES M,2016.)
Os vírus infectam as bactérias e se propagam integrando a informação genética no DNA bacteriano. CRISPR/Cas9 é um tipo de mecanismo imune adaptativo presente na maioria das bactérias e as ajudam a proteger da invasão viral. O sistema CRISPR/Cas9 é capaz de incorporar sequências derivadas de DNA/RNA em um lócus já encontrado pela Cas9. Sobre transcrição e tradução deste lócus CRISPR, é formada juntamente com as proteínas Cas um complexo, então a Cas9 liga ao RNA que guia para a sequência de DNA viral alvo. Sobre reinfecção, as bactérias utilizam a sequência viral armazenada, a fim de destruir o ácido nucleico patógeno invasor (KOLLI et al., 2017).
 Ao longo dos últimos anos, o CRISPR foi capturando a atenção da comunidade científica de várias maneiras, abrangendo seu papel na condução da interação co-evolutiva entre bactérias e seus vírus, e o desenvolvimento das tecnologias baseadas nesse sistema (BIKARD; BARRANGOU, 2017).
REFERENCIAS: 
-GONZAGA, GISDENILTON CARLOS; RAMOS, CAROLINE. Técnica CRISPR-Cas9 e sua utilização na Área Laboratorial. 2018.
-LINS, Amanda Aparecida; MELLO, Priscila Luiza; GONÇALVES, Flavio Buratti. Edição genética associada ao uso da nova técnica CRISPR/Cas9, ferramenta de defesa utilizada pelas bactérias contra DNA invasor. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 4, n. 3, p. 358-367, 2018.

Continue navegando