Buscar

DOC-20221001-WA0074

Prévia do material em texto

Pergunta 7
Técnica da análise através do brincar
Essa técnica está baseada em quais princípios?
 
 1_príncipio: Existe um mundo interno, formado a partir das percepções do mundo externo, colorido com as ansiedades do mundo interno. Com isso os objetivos, pessoas e situações adquirem um colorido todo especial. O seio materno primeiro objeto de relação da criança como o mundo externo, tanto é percebido com o seio bom quando amamenta,"daí o nome de seio bom"a esse objetivo no mundo interno, quanto é percebido como "seio
Mau"quando não alimenta na hora em que a criança assim deseja, como é impossível satisfazer a todos os desejos da criança inevitavelmente ela possui os dois registros desse seio, um bom e um mal. Esse conceito também é muito importante no estudo da formação de símbolos e desenvolvimento intelectual.
2 princípio
A opinião sustentada por Melanie Klein, o instinto interno do bebê promove a situação de "medo do de aniquilamento"que gera ansiedade persecutória primária. Nas causas externas o nascimento atua como fonte primária de ansiedade. Durante a interação mãe _ bebê, Melanie Klein usa o termo objetal para explicar a relação parcial que se estabelece entre o seio e o recém-nascido, no qual o "o seio"maternal desempenha estímulos libidinais e oral destrutivos, sendo visto como totalidade pelo bebê.
A autora acredita que entre 3 e 4 meses de vida a distinção entre bom e mal não seja completa, é por isso a inserção da antítese "seio bom"e "seio mal"a relação com a mãe é construída gradativamente através das experiências vividas desde os primeiros contatos.
3_princípio
A vida emocional do bebê permeia alguns processos que Melanie Klein descreve tais como a atuação do ego que integra e permite a coesão promovendo a divisão e a inibição dos sentimentos. Já no desenvolvimento do ego o bebê passa a lidar melhor com a ansiedade e com isso ele modifica sua forma de relações objetais. os bebês sentem, logo quando nascem dois sentimentos básicos: amor e ódio. Se a vida fosse um filme em Branco e preto ou se ama ou se odeia. É fácil, portanto, perceber que a criança ama o seio bom e odeia o seio mal sendo essa a origem do conceito de sei o bom e sei o mal.
O problema é que na fantasia da criança o seio mau esse objeto interno vai se vingar dela pelo ódio e destrutivamente direcionados a ele. Esse medo de vingança é chamado de ansiedade persecutória. Essa relação de perigo é chamada em psicanálise de ansiedade persecutória. E suas respectivas defesas são chamados por Melanie posição esquizoide.
4_princípio
Como o desenvolvimento do bebê percebe que o mesmo objetivo que odeia o seio mau é o mesmo que ama o seio bom ele percebe que ambos os registros fazem parte de uma mesma pessoa agora o bebê teme perder o seio bom, pois teme que os seus ataques de ódio e voracidade eu tenho o danificado ou morto.
Esse temor da perda do objeto bom é chamado por Melanie Klein de ansiedade depressiva, o conjunto de ansiedade depressiva é a sua respectivas defesas do ego, são chamadas de posição depressiva.
5_o conceito de posições é muito importante na escola kleniana pois o psiquismo funciona a partir delas e todos os demais desenvolvimentos são invariavelmente baseados em seu funcionamento. Nesse sentido o desenvolvimento em fases proposto por Freud (fase oral fase anal e fase falical) e aqui substituído por um elemento mais dinâmico que estático, pois as três fases estão presentes no bebê desde os primeiros 3 meses de vida. Melanie Klein não nega essa divisão muito pelo contrário mas dá a elas uma dinâmica até então ainda não vista em psicanálise. Aliás, essa palavra que distingue o pensamento kleiana do freudiano, para klein, o psiquismo tem um funcionamento dinâmico entre as posições e que esquizofrenóide e depressiva, que se inicia com o nascimento e termina com a morte. Todos os problemas emocionais como neuroses esquizofrenias e depressão são analisados a partir dessas duas posições por isso, uma análise de Melanie Klein não se trata de trabalhar os conteúdos reprimidos é preciso equacionar as ansiedades depressivas e ansiedades persecutórias. É necessário que o paciente perceba que o mundo não funciona em preto e branco, e que é possível amar e odiar o mesmo objeto sem medo de matá-lo. em outras palavras não adianta trabalhar os sintomas(neurose) se não trabalhar os processos que levam seus surgimentos (ansiedade persecutória e ansiedade depressiva)

Continue navegando

Outros materiais