Buscar

Trabalho do bloco digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho do bloco digestório
Doença de Crohn: Anatomia, alterações e tratamentos. 
Consiste em uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.
Anatomia:
-Íleo: é a última parte do intestino delgado. Na parte distal do íleo, é aonde ele é separado do intestino delgado. A transição do jejuno para o íleo não é claramente demarcada. Na sua parte distal, o íleo se abre no intestino grosso. A junção entre o íleo e o ceco é a válvula ileocecal, um esfíncter funcional formado pelas camadas musculares circulares tanto do íleo quanto do ceco. O íleo compõe cerca de 3/5 da extensão total do intestino delgado (2,5 a 3,5 metros).  O íleo está ligado à parede posterior do abdome (abdômen) pelo mesentério e portanto encontra-se livre na cavidade abdominal. 
-Cólon:  Se estende entre o ceco e o reto, tem cerca de 1,5 metros de comprimento e é composto por quatro partes: cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. Se inicia no ceco, mais especificamente após a válvula ileocecal, e termina no reto. O cólon ascendente encontra-se retroperitonealmente no lado direito da cavidade abdominal e dirige-se à flexura cólica direita, próximo à superfície inferior do fígado. O cólon transverso se inicia após a flexura cólica direita e segue para dentro do peritônio, cursando intraperitonealmente em direção ao baço até a flexura cólica esquerda. o cólon descendente segue inferiormente no retroperitônio, no lado esquerdo da cavidade abdominal, até a fossa ilíaca esquerda, onde é contínuo com o cólon sigmoide. O cólon sigmoide possui uma forma de "S" e localiza-se entre o cólon descendente e o reto, terminando aproximadamente ao nível de S2-S3. Como é intraperitoneal, também possui um mesocólon.
Alterações: Pode causar obstrução intestinal, levandoao surgimento de um inchaço (edema, inflamação) ou devido à formação de tecido cicatrizado, que deixa a parede intestinal mais espessa e a passagem mais estreita. Outra alteração são abscessos, uma bolsa de pus que é causada por uma infecção proveniente de bactérias. Normalmente, o intestino próximo está perfurado ou estenosado. Existem outras alterações, como: fístulas, má absorção, desnutrição e diarreia de sal biliar. 
Tratamentos: medicamentos antidiarreicos, aminossalicilatos, corticosteroides, medicamentos imunomoduladores (Azatioprina e mercaptopurina, Metotrexato, Ciclosporina e Tacrolimo), agentes biológicos (infliximabe, adalimumabe, certolizumabe, vedolizumabe, natalizumabe e ustequinumabe) antibióticos, regimes alimentares e às vezes cirurgia. 
Referências:
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/ileo
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/colon
https://gediib.org.br/pg/aprenda-sobre-dii/20-complicacoes-locais-da-doenca-de-crohn/
https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-crohn/#:~:text=A%20Doen%C3%A7a%20de%20Crohn%20%C3%A9,qualquer%20parte%20do%20trato%20gastrointestinal.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/doen%C3%A7as-intestinais-inflamat%C3%B3rias-dii/doen%C3%A7a-de-crohn

Outros materiais