Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

https://conlicitacao.com.br/o-que-e-licitacao/#:~:text=Licita%C3%A7%C3%A3o%20nada%20mais%20%C3%A9%20que%20o%20conjunto%20de,deve%20comprar%20e%20contratar%20servi%C3%A7os%20seguindo%20regras%20
Quando pensamos sobre administração pública, logo vem em nossas mentes a pergunta: Como se é organizado e feita a contratação de empresas terceirizadas e a compra de materiais e bens para municipio? Sabemos que no modo privado tudo é mais rápido e objetivo. Com isso foi criada a lei de licitação, que é o conjunto procedimentos administrativos responsáveis, pela contratação desses serviços para todos os entes federativos, onde eles só podem comprar e contratar seguindo regras dessa lei. Diante disso conheceremos as modalidades dela.
Segunda Mazza (2018),"modalidades licitatórias são os diferentes ritos previstos na legislação para o processamneto da licitação", que são: Concorrência, tomada de preço, convite, concurso, consulta, leilão e pregão. A concorrência, permite participar quaisquer interessados na fase preliminar, que atendam os requisitos minimos exigidos no edital para a execução do objeto da licitação. Cada modalidade tem sua forma de avaliação, valor de vulto e exigências, devida ser muito utilizada para objetos de valores altos, a concorrência tem uma formalidade mais rigorosa. A tomada de preço, é a modalidade para valores médios, nela participa os interessados que já estão no banco de cadastro do órgão, e também aqueles que se cadastram três dias antes da abertura dos envelopes. É observada a qualificação necessária. 
Em continuação, temos o convite, onde é a modalidade de licitação mais simples, nela a administração escolher quem quer convidar, entre os possiveis interessados, que estão cadastrados ou não no sistema do órgão.No convite é possível a participação de interessados que não tenham sido formalmente convidados, mas que sejam do ramo do objeto licitado, desde que cadastrados no órgão ou entidade licitadora, com 24 horas de antecedencia. No concurso é escolhido trabalhos técnicos, científicos ou artisticos, mediante instituição de remuneração ou prêmios. Já na consulta, o procedimento é determinados pela Agência, e é vedado sua utilização, para a contratação de empresas de obras. O Leilão é a modalidade utilizada para alienação de bens que apreendidos, penhorados dentre outros, quem ganha é quem da o maior lance. E por fim o pregão, é utilizada para aquisição de bens e serviços comuns, sem limite de valor e de menor preço, assim é uma das modalidades mais rápidas e objetivas.