Buscar

AV METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA - SEM GABARITO

Prévia do material em texto

AV METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA – GEOGRAFIA ESTACIO 2022 EAD
	1a Questão (Ref.: 202205643526)
	"Estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço. Os procedimentos didáticos adotados promoviam principalmente a descrição e a memorização dos elementos que compõem a paisagem sem, contudo, esperar que os alunos estabelecessem relações, analogias ou generalizações. Pretendia-se ensinar uma geografia neutra."
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade O ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS ATUAIS Ricardo Ferreira Miranda Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína (TO), Ano 04, n.0 01, jan-jul. de 2015. Página 49 mundo. Campinas: SP, 2001. P. 104.
No texto acima Straforini descreve como se deu no passado o ensino de Geografia de um ponto de vista positivista, com estudos restritos a aspectos visíveis do real.
Durante suas aulas você pôde acompanhar a evolução do ensino de Geografia em nosso país. Sobre essa trajetória da Geografia no ensino escolar brasileiro é correto afirmar que:
		
	
	Após a criação de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação dos Geógrafos Brasleiros (AGB), o ensino de Geografia assumiu uma postura mais científica, influenciada pelo possibilismo de Ratzel.
	
	A Escola Nova foi responsável por retirar do ensino de Geografia as descrições e as memorizações.
	
	Excetuando-se por atualizações de conteúdo, no Brasil o ensino de Geografia não sofreu alterações nos últimos dois séculos.
	
	O movimento chamado Escola Nova, surgido no final do século XIX mas que tomou impulso no Brasil na década de 1930, trouxe uma nova perspectiva que visava desenvolver a autonomia moral do educando.
	
	A Geografia se mostra como ciência desde os jesuítas no século XVI, o que justifica a possibilidade de colonização e as navegações transatlânticas e pela costa brasileira.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 202205649338)
	Mapa do livro ¿Geografia¿,escrito por Ptolomeu, geógrafo grego que viveu na cidade de Alexandria. Uma cópia do livro está na Universidade de Nápoles.
Fonte: https://www.wdl.org/pt/item/10664/#q=geografia&qla=pt
 
Mesmo com erros de cálculo, a obra de Ptolomeu continua uma referência para o estudo da geografia. O texto, extraído da Biblioteca Digital Mundial, do Congresso Americano, demonstra a importância do geógrafo e suas descrições em diversas temporalidades.
Para a formação do docente em geografia, de acordo com as recentes produções acerca da disciplina em sala de aula,,é necessário que ele seja:
		
	
	Um professor pesquisador;
	
	Um professor construtivista conteudista;
	
	Um professor especialista em geografia escolar.
	
	Um professor que se baseia em metodologias ativas;
	
	Um professor pesquisador descritivo analista;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 202205649979)
	O conceito de território passou por diferentes abordagens e no tempo presente possui um significado que vai além das divisões políticas mundiais que separam os Estados por limites, divisas e fronteiras. Assinale a alternativa que encerra palavra diretamente ligada ao território:
		
	
	Representação;
	
	Percepção;
	
	Diferenciação;
	
	Poder.
	
	Vivência;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 202205649993)
	De acordo com os estudos piagetianos sobre a construção e a representação do espaço, há uma categoria de relações espaciais construída paralelamente às relações projetivas. No âmbito da Geografia escolar, fazem parte de seu universo a localização de objetos em um sistema de coordenadas, como nos exercícios de identificação de pontos no planisfério marcado por paralelos e meridianos. As relações definidas e exemplificadas acima são as relações:
		
	
	Euclidianas;
	
	Projetivas;
	
	Coordenadas.
	
	Cartográficas;
	
	Topológicas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 202205649999)
	As preocupações da sociedade com o meio ambiente devem ser constantes no ensino de Geografia, que assume papel ainda mais importante para o mundo, uma vez que sua relação entre natureza e sociedade seja valorosa contribuição para a construção de uma consciência socioambiental.
Nesse sentido, surge a Geografia Socioambiental, uma nova corrente do pensamento geográfico que é sustentada pelo(a):
		
	
	Independência dos estudos ecológicos;
	
	Diretriz curricular brasileira;
	
	Compartimentalização de teoria e prática na Geografia.
	
	Relação dialética entre natureza e sociedade;
	
	Trabalho dos ativistas ambientais;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 202205650235)
	¿As novas tecnologias de comunicação (TICs), sobretudo, a televisão e o computador, movimentaram a educação e provocaram novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e o conteúdo veiculado. A imagem, o som e o movimento oferecem informações mais realistas em relação ao que está sendo ensinado. Quando bem utilizadas, provocam a alteração dos comportamentos de professores e alunos, levando-os ao melhor conhecimento e maior aprofundamento do conteúdo estudado.¿
KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2007. p.76.
 
A introdução na Educação Básica das TICs, ou Tecnologias da Informação e Comunicação, é parte das mudanças globais denominadas por Milton Santos de meio técnico-científico-informacional.
 
Sobre sua aplicação no ensino e seu melhor uso podemos afirmar corretamente que:
		
	
	A simples presença das TICs em sala é garantia de sucesso nas propostas da aula, pois os alunos tornam-se mais animados e interessados;
	
	Trabalhar o entorno vivido no lugar onde está a escola e residem os alunos é um desperdício no uso das TICs, pois elas permitem explorar qualquer lugar do mundo e mesmo paisagens fora do planeta;
	
	O uso das TICs é adequado somente ao ensino de Geografia, o que dá uma grande vantagem a esta disciplina nos esforços de atingir com mais eficiência os objetivos de aprendizagem;
	
	O fato de o uso da internet ser autoexplicativo e estar disseminado anula o uso inadequado das tecnologias em sala de aula;
	
	É possível utilizar as tecnologias para demonstrar conceitos cartográficos que geram muitas dúvidas, como por exemplo as escalas, por meio da ferramenta zoom em alguns programas e aplicativos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 202205650261)
	Considere a existências de diferentes documentos curriculares no Brasil e marque a opção verdadeira abaixo sobre os PCNs:
		
	
	Perderam a função quando foi instituído o Plano Nacional de Educação;
	
	Sua edição mais recente tornou a BNCC obsoleta;
	
	Tiveram revogação imediata a partir da promulgação da BNCC nos anos de 2017 e 2018;
	
	Mantêm-se como documento orientador do currículo escolar nacional.
	
	Possuem mais força de lei que a Base Nacional Comum Curricular;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 202205650453)
	A Base Nacional Comum Curricular foi redigida estabelecendo dez competências gerais. O documento define, também, aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base. O nome dado a esse conjunto de aptidões, segundo o texto da BNCC, é:
		
	
	Dotes.
	
	Atitudes;
	
	Conteúdos;
	
	Habilidades;
	
	Valores;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 202205650468)
	¿A Constituição de 1937, depreciativamente alcunhada Polaca, tinha o autoritarismo e o centralismo como características fundamentais. Inspirada nas Cartas fascistas da Itália e da Polônia foi buscar no regime salazarista português o epíteto Estado Novo. Seu objetivo declarado era restaurar a autoridade nacional e garantir o poder de Estado contra a ação desagregadora do privatismo e do localismo. Correspondia à tendência mundial de desprezar os valores liberal-democráticos como válidos para promover o bem-estar coletivo. Segundo a Carta, o Presidente reunia os poderes legislativo e executivo em suas mãos. O artigo 75 dava ao Presidente o poderde nomear os ministros, só responsáveis perante ele próprio. Seu mandato, conforme o artigo 80, deveria durar seis anos. Embora o artigo 187 previsse a promoção de um plebiscito legitimador, este nunca foi feito. Conquanto houvesse uma evidente relação de conteúdo da Carta com as constituições fascistas da época, o Estado Novo mais foi um regime autoritário-paternalista. Partido único, movimento de massas e propósitos expansionistas não constavam do repertório estadonovista. O que buscava, principalmente, era maior eficiência operacional em favor da modernização do país.¿
(Enciclopédia Digital ¿ 500 anos de Brasil,2000. 1CD-ROM).
Na segunda metade da década de 1930 o povo brasileiro viu ser fechado o regime. A ameaça comunista e a instabilidade econômica serviram, entre outras, como justificativa para decisões como o fechamento do Congresso Nacional e a suspensão da Constituição de 1934. Naquele contexto de valorização de uma cultura nacional de acordo com os interesses dominantes e do controle sobre os objetivos da educação deu-se a criação do:
		
	
	Programa Nacional do Livro Didático;
	
	Instituto Nacional do Livro;
	
	Escritório da Imprensa Régia;
	
	Acervo da Biblioteca Nacional;
	
	Primeiro livro didático de Geografia brasileiro.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 202205650484)
	Nos anos de 2017 e 2018 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular. A partir de então, o PNLD entrou definitivamente em linha com o texto da Base. Aponte a opção que cita corretamente mais uma mudança ocorrida no PNLD a partir do mesmo período:
		
	
	A criação do Manual do Professor;
	
	A inclusão do Ensino Médio no programa.
	
	O fornecimento de livros didáticos à Região Nordeste;
	
	A participação do professor no processo de escolha do livro didático;
	
	A mudança de nomenclatura para Programa Nacional do Livro e do Material Didático;

Continue navegando