Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O método dos volumes finitos é extremamente importante para a resolução de diversos problemas de engenharia. A mecânica de fluídos computacional consiste na análise de sistemas envolvendo fluxos de fluidos, transferências de calor e fenômenos associados a reação químicas através de modelação numérica, ou seja, recorrendo a meios computacionais. (Gonçalves, 2007).
	A partir da utilização do método de discretização será analisado um problema de condução em duas dimensões em regime permanente. Nesse método, ocorrerá a substituição de equações diferenciais de transporte por equações algébricas que fornecerá os valores de interesse em pontos discretos dentro do domínio do escoamento. 
Neste trabalho as condições de contorno foram pré-estabelecidas para as quatro extremidades da chapa. Foi considerado que a chapa era de alumínio puro com 5 metros de comprimento, no qual a temperatura nas extremidades é de 800 K e no interior de 100 K
Utilizando a equação de transferência de calor:
METODOLOGIA
Para que fosse possível realizar a discretização da equação diferencial de transferência de calor foi utilizado o método dos volumes finitos. 
A figura abaixo nos mostra que para o ponto P da grade temos os pontos E e W que são seus vizinhos na direção de x e N e S que são seus vizinhos na direção y. Além disso, o volume de controle é delimitado pelas linhas tracejadas, no qual a direção z podemos considerar como unitário.
Nos trabalhos anteriores, vimos como se calcula o fluxo de calor em um volume de controle entre o ponto P e E. Para as outras faces podemos calcular da mesma maneira partindo da seguinte equação diferencial:
Que pode ser transformada em uma equação discretizada da seguinte forma:
Onde,
O produto de ∆x ∆y é o volume do volume de controle.