Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Gerenciamento Ágil de Projetos Gabarito
Cap 01
1. 
No início do novo milênio, os métodos de gerenciamento de projetos conhecidos como “tamanho _______” eram percebidos como ___________ para abarcar as necessidades e os objetivos dos novos produtos e serviços que estavam sendo propostos naquela época, levando a(o) ___________ dos chamados métodos __________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas.​​​
Resp: único; insuficientes; surgimento; ágeis.
2. 
Gerenciamento tradicional e ágil são dois métodos de gestão de projetos que se diferenciam entre si. Ambos estão certos e ao mesmo tempo não estão tendo em vista que o ambiente de projetos possui uma complexidade ampla, que vai muito além de um modelo padrão de gerenciamento.
Avaliando características marcantes de cada um desses dois métodos, é verdadeiro afirmar que:​​​​​​​
Resp: a metodologia de planejamento e programação de projetos em ondas é uma característica do gerenciamento ágil.
3. 
Ao compararmos os métodos de gerenciamento de projetos tradicional e ágil, é possível elencarmos características e objetivos que os distinguem.
Assinale a alternativa que demonstra de forma correta a diferença entre os métodos tradicional e ágil, comparando uma mesma característica em ambos os modelos.​​​​​​​
Resp: Desenho do projeto: no tradicional é definido no início do projeto, enquanto no ágil é definido ao longo do seu desenvolvimento.
4. 
O desenvolvimento interativo e evolutivo é um atributo marcante do gerenciamento ágil, que faz com que o projeto apresente determinadas características e gere resultados peculiares.
Sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento interativo e evolutivo, é correto afirmar que:
Resp: aumenta a probabilidade de que o produto final satisfaça as necessidades dos clientes.
5. 
O gerenciamento ágil pode ser compreendido como uma metodologia composta por vários métodos que auxiliam na construção de sua proposta de gestão, como: Scrum, extreme programming (XP), gerenciamento ágil, lean development, rational unified process (RUP), Crystal Clear, dynamic systems development method (DSDM) e rapid product development (RDP). Cada método possui aplicações únicas, mas a maioria se baseia em princípios de gerenciamento ágil.
Qual das alternativas abaixo apresenta de forma correta um desses princípios?​​​​​​​
Resp: Melhoria contínua: as equipes refletem, aprendem e se adaptam às necessidades que vão surgindo ao longo do projeto.
Cap 02
1. 
Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais comum para a estimativa de projeto.
Resp: Estimativa baseada em processo
2. 
Sobre o escopo do projeto, é correto afirmar que:
Resp:  é o que será feito no projeto.
3. 
Assinale a alternativa que corresponde às entradas para o planejamento do escopo.
Resp: A descrição do produto, as premissas e as restrições. 
4. 
Segundo Sommerville, métricas de software:
Resp: medem a produtividade da equipe e indica a qualidade do produto
5. 
Assinale a alternativa que corresponde às ferramentas para gerenciamento de projetos.
Resp: A. Trello, MS Project e JDepend.
Cap 03
1. 
Em gerenciamento de projetos, fazer estimativas é uma prática constante. As técnicas para estimar custo, esforço e prazo são utilizadas pelos gestores de projetos com frequência. Baseado nesse conceito, assinale a alternativa que corresponde à relação da medição e e estimativa de software em pontos de função.
Resp: Medição e estimativa de software em pontos de função têm como um de seus objetivos medir a funcionalidade solicitada pelo usuário, antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo.
2. 
Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo principal da Análise de Pontos de Função:
Resp: Medir a funcionalidade de um software ou aplicativo.
3. 
A técnica UCP (Use Case Points) estima o tamanho do software em pontos de caso de uso e esforço. Sobre a UCP, assinale a resposta correta:​​​​​​​
Resp: Para utilizar a referida métrica, é necessário que a organização tenha um único padrão e estilo para escrever casos de uso.
4. 
O Constructive Cost Model (COCOMO) é um modelo utilizado para estimar projetos de software. Analise as opções a seguir e assinale a que corresponde ao modelo intermediário do COCOMO.
Resp: Práticas de programação modernas, tamanho da base de dados e nível de aptidão dos programadores.
5. 
COCOMO é uma técnica para estimar software, a qual  permite calcular, a partir de estimativas de tamanho deste, valores para:​​​​​​​
Resp:  esforço e tempo de desenvolvimento.
Cap 04
1. 
O SWEBOK apresenta a engenharia de software como um conjunto de áreas de conhecimento necessários para se trabalhar com desenvolvimento de software, desde a codificação em si até a gestão de projetos. Dentre essas áreas, há uma delas que aponta o gerenciamento e a mensuração da engenharia de software, outra que é composta pela verificação dinâmica de uma seleção de domínios de execuções, normalmente infinito, contra o comportamento esperado e, além destas, uma área que aborda considerações relativas à qualidade de software, que vão além dos processos de ciclo de vida dele.
Analise as opções abaixo e assinale as que correspondem às três áreas citadas.
Resp: Gerência de engenharia de software, teste de software, qualidade de software.
2. 
A engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.
Visando esses objetivos, a IEEE desenvolveu o SWEBOK, que é um guia de referência organizado e que contém um conjunto de conhecimentos que foram divididos em áreas e subáreas.
Baseado nesse contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a que representa a quantidade de áreas do guia SWEBOK, 2014.
Resp : 15 áreas
3. 
Qualidade de software aborda considerações relativas à qualidade que vão além dos processos de ciclo de vida dele. Uma vez que a qualidade de software é um assunto presente em todas as partes na engenharia de software, também é considerada em muitas outras áreas de conhecimento. A área do conhecimento Qualidade de Software, do SWEBOK, está dividida em tópicos. São eles:
a. Fundamentos de qualidade de software.
b. Métricas de desempenho.
c. Gerência do processo de qualidade de software.
d. Considerações práticas. 
Analise as opções a seguir e assinale a que corresponde aos tópicos da área de qualidade de software.
Resp: Estão corretas as alternativas a, c e d.
4. 
Dentre as áreas de conhecimento do SWEBOK, temos a área chamada processo de engenharia de software. Nela, o foco está nas atividades técnicas e gerenciais dentro do processo. Baseando-se nesta afirmativa, analise as opções abaixo e assinale as que correspondam aos focos da área de processo de engenharia de software:
Resp: definição do processo, ciclo de vida, avaliação e melhoria do processo, métricas e ferramentas.
5. 
O guia SWEBOK nasceu com o propósito de descrever um corpo de conhecimento não engessado para nortear as atividades de desenvolvimento de software.
Para compor o guia, foram pensados objetivos principais. Analise as opções a seguir e assinale o objetivo que foi construído e apoiado por diversos profissionais da área e de vários países.
Resp: Promover uma visão consistente da engenharia de software no âmbito mundial.

Mais conteúdos dessa disciplina