Buscar

Comun científica - atividades

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde- CCBS
Departamento de Ciências Ambientais – DCAm
	
Disciplina COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - 2020
Tarefa 2
1) Diferencie citação de referência, destacando a importância de cada um desses itens.
R: A citação é a menção no texto de um conteúdo/informação retirado de outro documento. A citação é importante pois acrescenta maiores informações ao trabalho realizado, reforçando ou refutando o objeto de estudo, além de identificar o legitimo autor das informações escritas, dando-lhe o devido crédito.
A referência é o conjunto de elementos (autor, título da obra, editora, local e data de publicação, etc). que possibilita a identificação da obra e seu autor utilizados como fonte em um trabalho. A referência é importante pois dá fundamento ao trabalho demonstrando as fontes utilizadas, além de tornar uma possível consulta posterior rápida e fácil.
2) Explique utilizando duas argumentações por que são necessárias as regras para referências bibliográficas? 
R: As regras para referências bibliográficas são necessárias para pois:
· Garante de maneira universal o entendimento das informações sobre os trabalhos acadêmicos, evitando conflitos através da padronização dos elementos;
· Atribui credibilidade ao trabalho realizado, demonstrando o uso de fontes confiáveis para a abordagem do assunto.
3) Cada pessoa vai escolher um artigo e vai fazer a Referencia Bibliográfica, seguindo as normas da ABNT. 
R: COSTA, C., et al. Monitoramento da expansão urbana, cenários futuros de crescimento populacional e o consumo de recursos hídricos no município de São Carlos, SP. Geociências, v. 32, n. 1, p. 63-80, 2013.
4) Na pasta de “Textos pra referências”, selecione um artigo. 
Copie a primeira página do artigo e cole aqui, após e realize sua citação. 
Citação: A qualidade das águas é afetada de modo direto pela diminuição da cobertura vegetal nativa, acarretando no assoreamento dos rios, aumento da toxicidade e da turbidez da água e consequentemente os custos com tratamento (COSTA et al., 2013).
Cada pessoa vai usar os bancos de busca de periódicos e vai procurar um artigo técnico científico sobre um tema ambiental escolhido na disciplina de Comunicação Científica. 
1. O tema do artigo procurado:
R: Fitorremediação.
2. Mencionar a fonte que encontrou o artigo:
R: Google acadêmico.
3. Fazer uma citação, criar uma frase para poder chamar este artigo e, posteriormente, incluir a referência bibliográfica desse artigo nas normas da ABNT.
R: VASCONCELLOS, M. C.; PAGLIUSO, D.; SOTOMAIOR, V. S. Fitorremediação: Uma proposta de descontaminação do solo. Estudos de Biologia Ambiente e Diversidade, v. 34, n. 83, p. 261-267, 2012.
O controle fitohidraúlico consiste na técnica de absorção de água do subsolo através do uso de plantas, de modo que os contaminantes fiquem imobilizados e a água possa ser utilizada. As principais vantagens consistem no baixo custo e na ausência de um sistema de bombeamento, uma vez que as raízes possuem maior capacidade de penetração e contato com o solo (VASCONCELLOS; PAGLIUSO; SOTOMAIOR, 2012).
4. Copiar a primeira página do artigo e colá-la no documento.
5. Verifique cada etapa do artigo, liste os principais itens e faça uma síntese dos objetivos do artigo em questão escreva com suas palavras a síntese, a ideia principal. 
R: Os principais itens são do artigo utilizado são: título, autores, revista de publicação, ano de publicação, resumo, introdução, conclusão e referências.
A ideia principal do artigo utilizado é informar ao leitor sobre a técnica de Fitorremediação e como ela pode ser utilizada no tratamento de contaminação por metais pesados. 
6. Faça uma resenha desse artigo. 
A proporção da contaminação das águas e do solo por atividades antrópicas vem ocasionando efeitos prejudiciais ao meio ambiente, exigindo assim, medidas de contenção. Mesmo entre as diversas técnicas de descontaminação de solo, água e sedimentos contaminados, existem limitações principalmente operacionais relacionadas a custos metabólitos produzidos e o tipo de solo da área contaminada. 
A remediação clássica demanda de técnicas ambientalmente agressivas e de alto custo, visto isso a Fitorremediação vem como proposta de descontaminação com menor impacto possível e maior viabilidade. Basicamente, a Fitorremediação é uma técnica de extração, contenção, degradação e/ou imobilização de contaminantes contidos na água e no solo por meio da interação-planta-contaminante. Entretanto, há aspectos limitantes como a capacidade de absorção e a solubilidade dos metais, demandando em certas ocasiões da adição de agentes complexantes para facilitar o processo. Há limitações também relacionadas ao clima, estação do ano, concentração e profundidade do contaminante e sua interferência no crescimento da planta. O contaminante não deve interferir no desenvolvimento da planta, uma vez que isso acarretaria em maior tempo para o sucesso do processo que já é lento (vai de semana a anos).
As plantas naturalmente tem a capacidade de absorção de metais de transição (molibdênio, ferro, cádmio, cobre, zinco, manganês e níquel) essenciais para o seu crescimento, logo a realização do melhoramento genético pode atribuir melhor e/ou maior capacidade de absorção e maior resistência a planta, visto que elevadas concentrações de metais pesados pode ocasionar mutações em plantas que não são naturalmente hiperacumuladoras.
As plantas fitorremediadoras promovem a alteração de propriedades físicas e químicas do contaminante e alteração da rizosfera com o aumento de matéria orgânica porosidade, aeração e atividade microbiana. As espécies apresentam capacidade de acumulação diferentes, por exemplo, as plantas hiperacumuladoras além de absorverem quantidades elevadas de metais pesados e também são capazes de absorver contaminantes distintos simultaneamente, transportando até a parte aérea, onde se acumulam.
A Fitorremediação apresenta diversas técnicas, subdivididas em:
Fitoextração: contaminantes são extraídos pelas raízes e translocados dentro da planta, utilizada para a extração de contaminantes metálicos e compostos orgânicos;
Rizofiltração: contaminantes presentes em solução aquosa na rizosfera são filtrados pelas raízes e a translocação na planta depende da propriedade do contaminante; 
Fitoestabilização: contaminantes são imobilizados através da absorção e acúmulo pelas raízes, evitando que os metais se difundam, reduzindo a quantidade de água no solo; 
Rizodegradação: contaminante orgânico é quebrado pela atividade microbiana presente no solo, potencializada pela presença da zona radicial; 
Fitovolatilização: contaminantes são capturados e volatilizados pela planta de forma modificada, deixando o composto menos tóxicos e sujeitos a uma degradação natural.
Fitoestimulação: estímulo da atividade microbiana capaz de degradar componentes orgânicos do solo através da liberação de aminoácidos e polissacarídeos na rizosfera.
Fitotransformação: contaminante é absorvido e imediatamente volatizado ou degradado num composto menos tóxico e absorvido por atividade enzimática das células vegetais.
Controle fitohidraúlico: uso de plantas que absorvem água do subsolo para a captação e consumo, retendo os contaminantes presentes para que não migrem. Apresenta baixo custo, dispensa a instalação de sistema de bombeamento, pois as raízes das plantas possuem uma grande capacidade de penetração e maior contato com o solo.
Cobertura vegetativa: crescimento de plantas em materiais que apresentam risco ambiental até um nível mínimo ou aceitável. As coberturas vegetais podem ser de evapotranspiração e as de Fitorremediação. 
Eu vejo a biorremediação como uma tecnologia promissora na descontaminação de água e solos, porém é uma ideia pouco difundida no Brasil ainda, por motivos de necessidade de mais estudos como foi apontado no próprio artigo. Eu só tinha conhecimento da técnica sendo utilizada em projeto de descontaminação de água e fiquei bastante surpresa em saber que pode ser utilizada até em solos contaminadospor compostos do petróleo. Eu acredito que quanto mais for possível fazer pelo meio ambiente sem tecnologias de grande impacto ambiental, melhor. Entretanto, ainda faltam também estudos sobre quais seriam os fins das plantas fitorremediadoras com contaminantes e se sua ciclagem no meio ambiente poderia ocasionar uma recontaminação do espaço.
1

Continue navegando