Buscar

(Curte, comenta e salva) - Grata | Legislação social e trabalhista | 2 EXERCÍCIOS - UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2ª Correção dos exercícios da unidade
Questão 1Correta
Os artigos 2º e 3º da CLT apresentam todos os elementos, requisitos ou critérios caracterizados da relação de emprego. Vejamos: "Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço". "Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário". (BRASIL, 1943, [s.p.]).
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos da Coluna A com as respectivas expressões jurídicas, constantes na Coluna B.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	
I.  O trabalhador não poderá ser substituído por outro na prestação do serviço.
	 1.       Subordinação.
	 
	 
	
II. A prestação de serviço deve ser habitual, de forma contínua e permanente.
	2.       Onerosidade.
	 
	 
	
III. Necessidade do recebimento da remuneração pelos serviços executados.
	 3.       Pessoalidade.
	 
	 
	
IV. A possibilidade do empregador de dar ordens, comandar e fiscalizar a atividade do empregado.
	          4.       Não eventualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Sua resposta
I - 3; II - 4; III - 2; IV - 1.
Os elementos que devem estar presentes para a existência de uma relação de emprego são: pessoalidade, habitualidade, onerosidade e subordinação jurídica na prestação de serviços, além  da figura da pessoa física ou natural, pois a pessoa jurídica não pode ser empregado. Como pessoalidade entende-se que  o trabalhador deve, pessoalmente, executar o serviço. Já a habitualidade, diz respeito ao fato de que a prestação de serviço deve ser de forma contínua e permanente. A onerosidade, parte do princípio de que se trabalho é gratuito, não há relação de emprego, daí a necessidade do recebimento da remuneração pelos serviços executados. Subordinação é a possibilidade do empregador de dar ordens, comandar e fiscalizar a atividade do empregado. Ela pode se dar de maneira intensa ou de forma mais rarefeita, a depender da natureza do trabalho prestado.
Questão 2Correta
A discussão sobre flexibilização de direitos trabalhistas, considera que se estabelece uma liberdade maior na negociação e na estipulação de cláusulas contratuais sem que haja divergência da realidade, pois sempre se deve retratar fielmente as condições de trabalho.
A flexibilização de direitos trabalhistas não pode ser confundida com a desregulamentação de direitos na medida que esta
Sua resposta
é totalmente vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro,  por derrogar leis, ou seja, eliminar direitos.
A desregulamentação é tida como a prática de derrogar vantagens de cunho trabalhista, substituindo-as por benefícios inferiores e não gera necessariamente aumento da empregabilidade. O instituto que proporciona maior liberdade de negociação privada, em tese, é a flexibilização. A necessidade de se modernizar regras e atender novas demandas é considerada uma característica do Direito do Trabalho, que está vinculado à economia e tem um papel importante nesse cenário. O Direito do Trabalho, por estar vinculado à economia, tem um papel importante, que é a elevação do nível social dos trabalhadores, por meio da redução da disparidade socioeconômica. O instituto jurídico da desregulamentação busca derrogar leis, ou seja, eliminar direitos e é vedado no sistema jurídico pátrio.
Questão 3Correta
As relações de trabalho e de emprego, a cada dia que passa, tornam-se mais complexas. Um dos aspectos que tem sido objeto de vários estudos é o da subordinação, na intenção de demonstrar que, mesmo nos casos em que não há efetivo controle do empregador sobre o trabalhador, a subordinação estará presente.
 
Nesse contexto, complete as lacunas a seguir:
 
Altos empregados, geralmente, são os trabalhadores ocupantes de ____________, e que agem em nome do ____________. Há, inclusive, quem defenda que tais trabalhadores não são considerados ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Sua resposta
cargo de confiança/ empregador/ empregado.
Os “altos empregados”, geralmente, são os trabalhadores ocupantes de cargo de confiança e que agem em nome do empregador. Esses cargos, muitas vezes, são ocupados por diretores, administradores, superintendentes e gerentes com amplos poderes. Há, inclusive, quem defenda que tais trabalhadores não são considerados empregados, sob o argumento de que o seu poder de direção é incompatível com a subordinação. Entretanto, prevalece o entendimento de que, mesmo diante da redução da dependência ou subordinação, o alto empregado também está sujeito às normas gerais e diretrizes ditadas pelo empregador.
Questão 4Correta
Admita a situação em que um promotor de vendas seja contratado como trabalhador autônomo que celebra com seu contratante um contrato de prestação de serviços. No entanto, observa-se que referido trabalhador é submetido a todas as formas de controle e seu trabalho é dirigido pela empresa. Para execução dos trabalhos, o profissional, contratado como autônomo, segue rigorosamente métodos de vendas, recebe instruções diretamente do contratante, tem acesso autorizado a sistemas mediante senhas e aufere prêmios e bonificações por atingimento de metas de vendas estipuladas pela empresa.
Com base nos dados fornecidos pelo texto, pode-se afirmar que cabe a aplicação do princípio do direito do trabalho denominado:
Sua resposta
princípio da primazia da realidade.
A fim de identificar se o trabalho é ou não autônomo, faz-se necessário verificar a intensidade de ordens no tocante à realização do trabalho, e quem detém a direção da prestação de serviços. O contrato autônomo se caracteriza quando o trabalhador dirige e organiza a sua produção de serviço, sem interferência do contratante, assumindo os riscos da prestação laboral. Por outro lado, isso não significa que o tomador de serviços (contratante) não possa impor algumas regras, de cunho geral, ao autônomo. No caso em tela, enseja-se um vínculo empregatício e não uma relação jurídica de trabalhador autônomo. Assim, aplica-se o princípio da primazia da realidade.
Questão 5Correta
O artigo 3º da CLT conceitua empregado como toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário (BRASIL, 1943). Por meio dessa definição, é possível elencar os requisitos da relação de emprego.
É comum que, em sentido amplo, todos os trabalhadores e tomadores de serviços, sejam, respectivamente, denominados de “empregado e empregador”.  No entanto, essas figuras, sob o ponto de vista jurídico, estão presentes apenas numa relação típica de emprego pois
Sua resposta
faz-se necessário o preenchimento de requisitos legais.
Temos o costume de denominarmos todos os trabalhadores e tomadores de serviços, respectivamente, de “empregado e empregador”. Porém, essas figuras, sob o ponto de vista jurídico, estão presentes apenas numa relação típica de emprego e, para caracterizá-los, faz-se necessário o preenchimento de requisitos legais. Isso significa que apenas alguns trabalhadores podem ser enquadrados como empregados, e apenas alguns tomadores de serviços podem ser considerados empregadores, no sentido jurídico do termo. Embora haja diferentes modalidades de relação de trabalho, sem dúvida, a relação de emprego é a mais comum e a mais importante relação de trabalho existente. Você já ouviu falar de trabalhadores que buscam judicialmente um vínculo de emprego com alguém? Isso é muito comum em casos de obreiros que laboram sem registro em carteira ou laboram como autônomos, mas, na realidade, vivem em uma relação típica de emprego. Nesses casos, é possível que a Justiça do Trabalho reconheça o vínculo se estiverem presentes os critérios ou requisitos da relação de emprego.

Outros materiais