Buscar

Grandes empresas se dedicam à produção de bens ou serviços e geralmente possuem filiais em vários países e se caracterizam por sua expansão internacional e sua dimensão global.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5.
		Grandes empresas se dedicam à produção de bens ou serviços e geralmente possuem filiais em vários países e se caracterizam por sua expansão internacional e sua dimensão global.
Afirmativa 1: Dentre as grandes empresas que operam no país podemos destacar aquelas em que o produto oferecido é homogêneo, como é o caso do cimento, onde se destacam, por exemplo, a Votorantim, a Intercement, Nassau, Holcim, Mauá etc.
Afirmativa 2:  Encontramos, também, as que operam no Brasil que são, praticamente, as únicas autoridades em seus ramos, como por exemplo a empresa Google, que possui o mecanismo de buscas mais utilizado no mundo.
Neste contexto, observando as afirmativas, podemos enquadrar as empresas como: 
	
	
	
	Sistema de economia mista / Oligopólio
	
	
	Oligopólio / Monopólio
	
	
	Concorrência monopolista / Monopólio
	
	
	Oligopólio / Multinacional
	
	
	Concorrência monopolista / Multinacional
	Data Resp.: 13/10/2022 15:03:09
		Explicação:
O oligopólio acontece de forma estrutural ou natural, quando um setor da economia possui um número reduzido de empresas ofertando um produto ou serviço. Por não estar em um cenário de ampla concorrência, um oligopólio permite que estas poucas empresas possam elevar os seus preços no mercado, aumentando o lucro do negócio. No Brasil existem alguns oligopólios notáveis, como é o caso das companhias aéreas TAM, Gol e Azul, que dominam a oferta de voos comerciais.
No caso do monopólio existe apenas uma empresa que domina o mercado, sobre a oferta de um produto ou serviço que não possui substituto, enquanto no oligopólio se apresentam duas ou mais. 
O Google se manifestou sobre as críticas sofridas no relatório produzido pelo subcomitê antitruste da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (equivalente à Câmara dos Deputados). A companhia, ao lado de Facebook, Apple e Amazon, foi acusada de criar um monopólio em torno de seus negócios e impedir uma competição justa no mercado.

Outros materiais