Buscar

Terapias Físicas: Laser, Ultrassom e Ondas Curtas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LASERTERAPIA: 
O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante. Suas ondas propagam-se com a mesma fase no espaço e no tempo. Sua direcionalidade permite a obtenção de alta densidade de energia concentrada em pequenos pontos.
Promovem um aumento na microcirculação local, na circulação linfática, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno.
Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo reparacional (quadros de pós-operatório, reparação de tecido mole, ósseo e nervoso), quadros de edema instalado (onde se busca uma mediação do processo inflamatório), ou nos quadros de dor (crônicas e agudas).
Efeitos do laser:
1. Aumenta a síntese de colágeno – útil para reparo tecidual.
2. Aumenta a permeabilidade das membranas celulares com maior eficiência da bomba de sódio.
3. Aumenta o número de fibroblástos e promove tecido de granulação – útil para cicatrização de corte.
4. Aumenta os níveis de prostaglandinas. Causa um aumento na ATP celular, que é útil para mitigação da dor.
5. Ação anti-inflamatória
* na cicatrização de ferimentos,
* no fechamento de feridas abertas, úlceras e feridas pós-operatórias,
* na velocidade de condução do nervo
* nas artropatias degenerativas e inflamatórias
* no alívio da dor; tanto em pontos gatilhos quanto em pontos de acupuntura.
* tem efeitos benéficos em lesões de tecidos moles – tendões, ligamentos e músculos e até em fortalecimento de tendões e ligamentos.
Contra-indicações:
 Carcinoma.
 Irritação cutânea.
 Tratamento do tórax em pacientes cardíacos
deve ser evitado, juntamente naqueles que têm marca-passo.
 Olhos.
Ultrassom: para tratar inflamação das articulações e dor lombar.
Ultrassom contínuo, onde as ondas são emitidas sem interrupções e que produz efeitos térmicos, alterando o metabolismo e a permeabilidade das células, auxiliando na cicatrização das feridas e diminuindo o inchaço, sendo também mais eficaz no tratamento de lesões crônicas;
Ultrassom pulsátil, ondas as ondas são emitidas com pequenas interrupções, o que não produz efeitos térmicos, mas também é capaz de estimular a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais indicado no tratamento de lesões agudas.
A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.
Indicação:
Artrose; Inflamação das articulações; Dor lombar; Bursite; Doenças ou dores crônicas ou agudas; Espasmos musculares; Contratura muscular;
Como usar o ultrassom 
O ultrassom deve ser usado da forma correta, colocando uma camada de gel condutor diretamente na área afetada e depois acoplar a cabeça do equipamento, fazendo movimentos lentos, de forma circular, em forma de 8, de cima para baixo, ou de um lado para o outro, mas nunca pode ficar parado sobre o mesmo local.
Contínuo: para lesões crônicas, onde o calor é indicado
Pulsátil: para lesões agudas, onde o calor é contraindicado
Promove a liberação de calor para os tecidos, como tendões, músculos e articulações, diminuindo os sintomas de inflamação e promovendo a regeneração do tecido. Esse tratamento não é doloroso, não tem efeitos colaterais e é feito por meio de um transdutor capaz de gerar correntes elétricas de frequências alternadas e capazes de penetrar o tecido e estimular o fluxo sanguíneo da região.
Contraindicações:
Esse tipo de tratamento, porém, não deve ser utilizado em algumas situações, como por exemplo em caso de osteoporose avançada, presença de próteses, gravidez, câncer ativo e áreas tratadas com radioterapia ou que apresentam varizes.
ONDAS CURTAS:
referem-se à radiação eletromagnética na faixa de frequência de 2 a 100 MHz. Portanto, a terapia de ondas curtas é a aplicação de energia eletromagnética ao corpo em frequências de ondas curtas.
Nessas frequências, a energia eletromagnética é convertida em energia térmica (calor) pela indução de correntes que se formam e circulam pelos tecidos do organismo.
A máquina de diatermia não aplica calor diretamente ao corpo. Em vez disso, as ondas geradas pela máquina permitem que o corpo gere calor dentro do tecido alvo.
O principal efeito é a dilatação dos vasos sanguíneos, conhecido como vasodilatação. Quando um corpo está sob ação do calor, as moléculas que o compõe começam a vibrar, de uma forma que surge um afastamento entre elas, levando o corpo a se expandir.
*Provocam um aumento do metabolismo, pois o gasto energético é acelerado, principalmente o consumo de glicose, de alguns nutrientes e de oxigênio. Com isso, a eliminação de produtos metabólicos do organismo é maior.
* A terapia age no sistema nervoso central por meio do aumento do fluxo sanguíneo, especialmente na glândula hipófise e no hipotálamo, parte do cérebro que controla a temperatura corporal.
* Atua também sobre o sistema nervoso periférico, no qual as fibras nervosas aumentam a velocidade e a condução do impulso nervoso em consequência do calor. Esse processo é uma das formas de alívio da dor por meio do aumento da circulação nas fibras nervosas.
*As ondas curtas têm um efeito bastante positivo sobre o tecido muscular, provocando um relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa e por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular.
* A utilização de ondas curtas para a inibição da dor tem bons resultados, agindo diretamente nas terminações nervosas sensitivas e nos tecidos lesionados, estimulando a reparação celular.
Indicações:
artrite; dor nas costas; fibromialgia; espasmos musculares; miosite; neuralgia; entorses e distensões;
tenossinovite; tendinite; bursite.
Contra indicações:
Ondas curtas e na diatermia pode causar calor extremo nos tecidos quando feita de forma equivocada, especialmente em dispositivos metálicos, tais como pinos e placas de cirurgias ortopédicas e dentárias. Áreas para evitar o risco de queimadura.
área afetada estará mais flexível e menos dolorosa. Ademais, o aumento do fluxo sanguíneo para a região pode induzir a cicatrização e o reparo tecidual, melhorando doenças inflamatórias e lesões teciduais.
Infravermelha:
Estimula o fluxo sanguíneo. Por isso, ajuda no tratamento de doenças como tendinite, artrose, artrite, bursite, entre outros. Ademais, os raios infravermelhos são emitidos em baixa frequência, abaixo do que o olho humano pode enxergar.
Benefícios:
Alivia a dor; diminui a rigidez, relaxando o músculo;
facilita o movimento das articulações; regenera o tecido; retarda o envelhecimento da pele;
estimula o sistema imunológico; aumenta a circulação sanguínea; diminui a fadiga.
Os principais efeitos desse tipo de tratamento: 
Aquecimento local do tecido; 
alteração no comportamento metabólico;
alteração no comportamento circulatório na atividade celular.
Contraindicação:
Pessoas com sensibilidade térmica;
pessoas com doenças cardiológicas crônicas;
em áreas de circulação comprometida;
casos de tecidos desvitalizado;
em casos de câncer;
em estado febril;
FORNO DE BIER: é um compartimento que se coloca por sobre a região a ser tratada, dentro do qual é gerado calor a partir de resistências elétricas. Coloca-se o Forno de Bier diretamente ao redor da região que apresenta dor. O processo é absolutamente indolor, sendo que o paciente refere, na maioria das vezes, sensação agradável durante e logo após a aplicação.
Indicação: 
Tratamento de dores crônicas em qualquer parte do corpo humano, sendo que as que melhor respondem a este tratamento são as dores musculares e/ou articulares nas costas e nos membros inferiores.
O método tem a vantagem de não requerer ingestão ou injeção de medicamentos. O alívio da dor ocorre exclusivamente em consequência do estímulo do calor aplicado sobre
a pele. Alem do efeito analgésico há também um efeito relaxante sobre a musculatura.
Contraindicações: 
infecções, inflamações ou eczemas localizados nas áreas de pele a serem tratadas, queimaduras, instabilidades circulatória ou respiratória graves.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando