Buscar

SINDROME METABOLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndrome Metabólica
Doenças de base: doenças que surgem ao longo da vida e, a partir delas, sugem as outras doenças. Ex: hipertensão...
Hipertensão
HAS ISOLADA – quando a sistólica sobe, não consegue fazer o enchimento ventricular completo.
Aumento da atividade do SN parassimpático
Reabsorção renal: aumento da reabsorção de sódio pelos rins, aumentando a produção de renina e posteriormente de angiotensina do tipo 1 e do tipo 2.
Vasodilatação diminuída: ocorre por resistência do próprio vaso, com acumulo de cálcio, redução de colágeno e elastina, e resistência a ação da insulina. 
- Geralmente o diabetico do tipo 2, de longa data, tem problema cardiovascular.Por lesão endotelial causada pela redução da insulina.
Diabetes Mellitus
É causado por 2 mecanismos distintos: pela ausencia na produção de insulina (tipo 1) e na resistência do receptor a leitura da insulina (tipo 2).
Obs: iliotas : aglomerados de células beta pancreaticas que produz insulina
- Tipo 1
· Pode ser genética, autoimune ou por fatores ambientais.
· Nas genéticas: deleção (apaga) do gene responsável pela produção da célula beta-pancreática. (ou não tem, ou tem poucos dessas células e não produz insulina o suficiente – Insulino dependentes)
· Autoimune semelhante a fatores ambientais – o S. imune reconhece as células beta-pancreáticas, como um agente agressor, atecando-as e as destruindo. Esse ataque é em decorrência a fatores ambientais como: reconhecimento de proteínas (homologia – semelhança entre proteínas). O sistema imune teve contato prévio com uma proteína de algum agente patogênico que é muito semelhante a proteína constituinte das células beta-pancreáticas, desta forma o SI não reconhece o agente patogênico da célula pancreática, destruindo ambos. Portanto a ausência de insulina, caracterizando a dependência de insulina exógena, no diabetes do tipo 1.
- Tipo 2
· É caracterizado pela resistência do receptor na parede da célula, em ler a insulina. Esta resistência é gerada pelo excessivo uso do receptor, principalmente pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. 
- O sangue fica grosso (melado de açucar), então fica mais difícil de passar pelos vasos, aumentando a PA. Pela dificuldade da passagem de sangue (arteria, veia e nervo andam juntos), o nervo não é nutrido e sua funcionalidade diminui. A pessoa vai perdendo a sensibilidade nas extremidades e quando se machuca, como a vascularização é deficiente, a cicatrização é pessima, causando amputações.
- Como o sangue não passa adequadamente pelos vasos, a vascularização na retina não é adequada, causando cegueira.
- São as complicações do diabetes que matam. (EX: AVE, trombose, tromboembolia, infarto, sepsesemia).
- O diabético emagrece e depois engorda: no começo tem um gasto energético elevado, pois não tem energia (glicose), então ele tira de onde tem (gordura).
 
Dislipidemia
· Acúmulo é dado pelo excesso de lipídeos ingeridos. GORDURA SATURADA (ñ tem espaço para fazer ligação – inútil - triglicerídeos).
· Triglicerídeos é formado de gordura e açúcar. FÍGADO. Essas moléculas de triglicerideos se juntam e formam o colesterol.
· Colesterol BOM X RUIM
· O colesterol bom HDL (hight densit lipoprotein): apolipoproteína. Quanto mais melhor porque + ligação vai fazer. É usado.
· Colesterol ruim LDL (low densit lipoprotein) e VLDL (very low densit lipoprotein). Não tem tanta proteína, vão ficar boiando no sangue. Aumenta comendo porcaria.
· HDL acima de 30 ml/dl de sangue.
· LDH abaixo de 120 ml/dl de sangue.
· Gordura no sangue forma placa de ateroma, entope veia – MORRE
Tabagismo
O tabagismo tem 3 mil e 200 substâncias tóxicas, dentre elas a pior é a nicotina, que causa lesão vascular, principalmente pela produção de radicais livres. Os radicais livres também causam lesão de parênquima pulmonar, principalmente no alvéolo que é o enfisema pulmonar.
· Pode causar insuficiência cardíaca direita em decorrência da hipertensão pulmonar, conhecida como cor pulmonale.
· Cessação tabágica.
Obesidade
É o aumento da massa gorda por acúmulo de lipídeo. Esse acúmulo é devido a ingesta de porcaria ou por alteração genética (hipófise/hipotálamo).
- É dividida em 2:
· Andróide: homem.
· Genóide: mulher, corpo em pêra.
- Classificação:
· Abaixo do peso: IMC menor que 19.
· Normal: IMC de 20 a 24,9.
· Sobrepeso: IMC de 25 a 29
· Obeso: IMC de 30 a 35
· Obesidade grave: IMC de 35 a 40
· Obeso móbido: acima de 40

Outros materiais