Buscar

ATIVIDADE 3 PRÉ-PROJETO FINAL DE CURSO EM ENGENHARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
PRÉ-PROJETO FINAL DE CURSO EM ENGENHARIA
 Para a indexação e publicação no SciELO não é necessária a publicação em papel. O envio dos artigos dos periódicos ao SciELO deve ocorrer sem atraso, de preferência de modo contínuo ou no primeiro mês do período de cobertura do novo número. Para a publicação eletrônica de periódicos científicos, abordando temas como a transição da publicação impressa em papel para a publicação eletrônica, o processo de comunicação científica, os princípios que nortearam o desenvolvimento da metodologia, sua aplicação no site SciELO, seus módulos e componentes, os instrumentos nos quais está baseada etc.
 Todos os periódicos SciELO devem gerir e operar a avaliação dos manuscritos com apoio de um sistema de gestão on-line certificado pelo SciELO, visando maximizar a eficiência e transparência do processo de avaliação, minimizar o tempo entre a submissão e o parecer final, permitir que as partes envolvidas acompanhem o processo de avaliação e dispor de registros e estatísticas de controle do fluxo de gestão dos manuscritos.
 Essa flexibilidade, porém, não significa descompromisso com a organização racional e eficiente frente à tarefa, pois a pesquisa bibliográfica requer do realizador atenção constante aos objetivos propostos e aos pressupostos que envolvem o estudo para que a vigilância epistemológica aconteça. Para tanto, há uma seqüência de procedimentos a ser cumprida e que compreende, de acordo com Salvador (1986), quatro fases de um processo contínuo, onde cada etapa pressupõe a que a precede e se completa na seguinte, a saber:
A) Elaboração do projeto de pesquisa; consiste na escolha do assunto, na formulação do problema de pesquisa e na elaboração do plano que visa buscar as respostas às questões formuladas.
B) Investigação das soluções; fase comprometida com a coleta da documentação, envolvendo dois momentos distintos e sucessivos: levantamento da bibliografia e levantamento das informações contidas na bibliografia. É o estudo dos dados e/ou das informações presentes no material bibliográfico. Deve-se salientar que os resultados da pesquisa dependem da quantidade e da qualidade dos dados coletados.
C) Análise explicativa das soluções; consiste na análise da documentação, no exame do conteúdo das afirmações. Esta fase não está mais ligada à exploração do material pertinente ao estudo; é construída sob a capacidade crítica do pesquisador para explicar ou justificar os dados e/ou informações contidas no material selecionado.
D) Síntese integradora; é o produto final do processo de investigação, resultante da análise e reflexão dos documentos. Compreende as atividades relacionadas à apreensão do problema, investigação rigorosa, visualização de soluções e síntese. É o momento de conexão com o material de estudo, para leitura, anotações, indagações e explorações, cuja finalidade consiste na reflexão e na proposição de soluções.
 Todos os documentos publicados pelos periódicos SciELO devem ter o respectivo DOI registrado na base de dados do sistema Crossref. O DOI pode ser obtido pelo SciELO sob um prefixo comum ou diretamente pelo periódico ou a quem o periódico delegar. O DOI deve ser especificado no texto XML e no PDF enviados ao SciELO e o registro do DOI no Crossref deve conter obrigatoriamente um link para o texto completo do artigo no SciELO, independente de outros pontos de acesso.
 A publicação de artigos científicos é uma das formas pelas quais os pesquisadores divulgam os resultados de suas investigações e reflexões. Para que um artigo seja publicado em periódico científico, alguns passos devem ser seguidos;
1. Decida o objetivo do artigo.
2. Escolha o periódico para o qual o artigo será encaminhado.
3. Muna-se de guias que facilitem a redação.
4. Redija a estrutura do artigo.
5. Complemente o texto com as partes que lhe faltam.
6. Revise o texto diversas vezes.
7. Certifique-se de que o artigo é metodologicamente correto.
8. Assegure-se de que não há falhas de redação.
9. Submeta o artigo para publicação.
10. Lide adequadamente com editores e revisores.
 O autor que pretende submeter artigo para publicação deve ter em mente que o texto será avaliado e que irá participar de uma disputa por espaço nas revistas científicas. Portanto, é bom pensar em produzir artigo de alta qualidade para aumentar as possibilidades de sucesso.
https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt

Outros materiais