Buscar

A1-Pre Projeto Final de Curso em Engenharia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – PRÉ-PROJETO FINAL EM ENGENHARIA CIVIL
O projeto de pesquisa é a ferramenta que guiará o pesquisador quanto à realização de todas as etapas do estudo científico, além de servir como documento orientador que permita avaliação do estudo pretendido. De acordo com Sordi (2017), o projeto de pesquisa pode ser dividido em 7 partes: 
1) Justificativa;
2) Objetivo;
3) Método;
4) Resultados esperados;
5) Técnicas;
6) Cronograma; 
7) Questões Éticas.
Fonte: SORDI, J. O. D. Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
Diante disso, responda: o que se deve considerar na construção da seção justificativa de uma pesquisa científica? Indique na sua resposta elementos necessários à construção do texto, relacionando esses elementos com a função da seção justificativa dentro do projeto de pesquisa.
RESPOSTA:
Primeiramente devemos saber que a justificativa em uma pesquisa científica se trata da seção onde o motivo pelo qual aquele tema ou objeto de estudo foi escolhido, ou seja, ‘qual é o motivo da elaboração da pesquisa?’. Como o próprio nome já diz, a justificativa é o cerne no trabalho, é o motivo pelo qual vem todo o resto. Na elaboração da justificativa deve-se explicar se aquilo já foi estudado antes ou se é um novo estudo e demonstrar a inovação, atualidade, contribuição e relevância do tema para algum uso externo, seja ele para algum leitor interessado, para algum grupo da comunidade científica ou para a sociedade em um geral. É nesta parte em que a pesquisa deve ser promovida e mostrar o diferencial em sua proposta ou método, o objetivo é fomentar o interesse no artigo científico em questão. Neste contexto, também é interessante ressaltar que a seção de justificativa não possui referências externas, portanto ela depende apenas do que o criador do trabalho de pesquisa queira explicitar e exaltar previamente sobre o estudo.

Outros materiais