Buscar

Relatório de química 17 - 10 - 22

Prévia do material em texto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS VARGINHA - MG
FLÁVIO ALVES CORREA
JEAN PAULO GOMES DE OLIVEIRA
RODRIGO GOUVEA DA SILVA
TATIANA RYGS FIELDS
RELÁTORIO 03
PRÁTICA 10: PREPARO E PRADONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Varginha
Outubro/2022
FLÁVIO ALVES CORREA
JEAN PAULO GOMES DE OLIVEIRA
RODRIGO GOUVEA DA SILVA
TATIANA RYGS FIELDS
RELÁTORIO 03
PRÁTICA 10: PREPARO E PRADONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório elaborado como atividade da disciplina de Laboratório de Química Aplicada, formato presencial, como parte das estratégias avaliativas para reconhecimento e estudos de experiências laboratoriais no curso de Graduação em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Campus VIII
Professor: Dr. Telles Cardoso
Varginha, 17 de Outubro de 2022
RESUMO
Palavras-Chave: 
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	5
2.	OBJETIVOS	5
3.	MATERIAIS	5
4.	METODOLOGIA	6
5.	RESULTADOS E DISCUSSÕES	7
6.	CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
 
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS VARGINHA - MG
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
Esse trabalho tem por objetivo calcular a concentração das soluções trabalhadas, preparar uma solução aquosa de Cloreto de sódio e padronizar a solução aquosa de Nitrato de prata.
3. MATERIAIS
Para os experimentos verificados neste relatório foram utilizados: Um béquer de 50 mL, bastão de vidro, água destilada, balão volumétrico de 100 mL, cloreto de sódio (NaCl), balança semi-analítica, frasco com rótulo para armazenar a solução de NaCl preparada, suporte universal, mufa, garra, bureta de 10 mL, Erlenmeyer de 125 mL, pipeta volumétrica de 10 mL, pipetador tipo pera, solução de nitrato de prata (AgNO3) com concentração aproximada de 0,1 mol L-1, pipeta graduada de 1 mL, proveta de 10 mL, e solução de cromato de potássio (K2CrO4) a 5% m/V.
4. METODOLOGIA
Inicialmente, foi calculado a concentração necessária para o preparo de 100ml da solução de Cloreto de sódio e a massa da mesma solução, em seguida foi dissolvido a o cloreto de sódio em água destilada e transferido para um balão volumétrico de 100ml, sendo completado com água destilada até a marcação do recipiente.
Após este procedimento, foi montado o equipamento contendo o Erlenmeyer e a bureta para padronizar a solução de Nitrato de Prata. Para isso foi preenchido a bureta com esta solução e com o auxílio da pipeta de 5ml foi transferido para o Erlenmeyer a solução de Cloreto de sódio. Em seguida, foi adicionado ao Erlenmeyer a solução de cromato de potássio.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
6. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
5

Continue navegando