Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Antônia Andriele Araújo de almeida
MATRÍCULA: 04093802
POLO: Unama-Castanhal-PA
CONTEXTUALIZADA
Nos dias de atuais é muito comum o uso de medicamentos de origem vegetal, aqueles que não possuem em sua composição substancias ativas isoladas, esses fármacos são conhecidos como fitoterápicos, sua prática tem aumentando cada dia mais, isso ajuda curar muitas doenças, porém, deve ser usado de forma racional e com orientações médicas, pois apesar de ser de origem vegetal pode trazer risco para a saúde.
A atenção farmacêutica possui uma grande importância para a população, pois previne muitos problemas de saúde, ajuda a conscientizar o paciente sobre os riscos à saúde, interações e intervenção medicamentosas, assim como monitorar o acompanhamento terapêutico do paciente. É obrigação das equipes de saúde ser a mais compreensiva no momento do acolhimento ao paciente, pois essa prática tem como objetivo ajudar o paciente o mais humanamente possível, ouvi-lo, dar atenção, analisar seu estado clínico, se disponibilizando em ajudá-lo a solucionar seu problema de saúde, realizar os parâmetros clínicos necessários. Na triagem e através de informações colhidas o profissional deve colocar em prática uma das suas obrigações farmacêuticas que é a anamnese farmacêutica, com isso vai analisar o que foi ouvido do paciente e identificar o problema principal, assim como suas condições físicas ou mentais, após isso, elaborar um tratamento terapêutico, ou orienta-lo para uma busca médica, dependendo da necessidade do paciente.
O farmacêutico precisa ter conhecimentos específicos na área de fitoterapia ou plantas, podendo realizar prescrição de fitoterápicos desde que seja de seu conhecimento a utilização adequada do medicamento ou planta, promovendo o uso racional e fazer acompanhamento de paciente nos tratamentos terapêuticos, fitoterápicos ou uso de plantas medicinais. As intervenções fitoterápicas podem ser feitas pelo farmacêutico se houver necessidade, como no caso de pacientes que faz uso de medicamentos sintéticos, como exemplo, os anticoagulantes, que jamais devem ser usados juntos com os fitoterápicos, pois podem causar hemorragias e ser fatal. Se caso for necessário o farmacêutico deve encaminhar seu paciente nos casos leves, moderados ou graves, dependendo do estado clínico observado no paciente, para que obtenha ajuda de outro profissional especializado.
 
Referencias:
SANTOS; Vanessa Sardinha dos. "O que são fitoterápicos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/o-que-sao-fitoterapicos.htm. Acesso em: 22 ago. 2022.
PERCHARKI; Micheli, “O que é anamnese farmacêutica e quais são as etapas?” Blog hilab, 15 nov. 2021, disponível em: O que é anamnese farmacêutica e quais são as etapas? - Hilab , Acesso em: 22 ago. 2022.
NICOLETTI; Maria A. “Raciocínio clínico: como o farmacêutico pode ajudar o paciente?”, guia da farmácia, 12 jan. 2022, disponível em: Raciocínio clínico: como o farmacêutico pode ajudar o paciente? (guiadafarmacia.com.br), acesso em: 22 ago. 2022

Continue navegando