Buscar

Diferenças entre as falas de homens e mulheres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ICS 9 – Voz / Capacidade pulmonar 
 
DIFERENÇAS ENTRE AS FALAS DE HOMENS E MULHERES
 
	A voz é produzida, principalmente nas pregas vocais, estruturas localizadas na laringe. A tensão nas pregas vocais controla o tom do som, quando elas estão esticadas pelos músculos, vibram mais rapidamente, e isso resulta em um tom maior. A diminuição da tensão muscular nas pregas vocais faz com que elas vibrem mais lentamente e produzam sons de tons mais baixos. Os hormônios andrógenos (hormônios sexuais masculinos) influenciam na espessura das pregas vocais e no tom da voz. 
Nos homens as pregas vocais são mais grossas, mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (< frequência), enquanto nas mulheres as pregas vocais são mais finas, mais tensas e vibram cerca de 250 vezes por segundo (> frequência), justificando a voz do homem geralmente possuir menor variação no tom quando comparado com a voz da mulher. Visto isso podemos afirmar que os homens apresentam vozes mais graves e mulheres vozes mais agudas.
	Também existem diferenças anatômicas e fisiológicas entre as estruturas laríngeas dos homens e das mulheres, que resultam em características capazes de diferenciar os dois sexos. As pregas vocais masculinas são maiores e mais largas do que as pregas vocais femininas. Há diferença também quanto a posição vertical da laringe, que nos homens é mais baixa; o ângulo da cartilagem tireoide é menor nos homens; e o trato vocal do gênero masculino é maior e mais longo. No entanto, tais variações ainda são pouco conhecidas, o que se sabe é que elas permitem caracterizar as vozes quanto ao sexo.
	Quanto aos volumes e capacidades pulmonares, também há diferenças entre os gêneros. A capacidade vital (CV) é igual a soma do volume de reserva inspiratória, volume de reserva expiratória e volume corrente, e representa a quantidade máxima de ar que pode ser voluntariamente movido para dentro ou para fora do sistema respiratório a cada respiração (ciclo ventilatório). Já a CV somada ao volume residual é a capacidade pulmonar total (CPT). Nos homens, a CV e a CPT são significativamente maiores que nas mulheres.
Anexo: volumes e capacidade pulmonares

Continue navegando