Buscar

Gestão de pesssoas 1

Prévia do material em texto

AULA 10 
Tal desenvolvimento pode ser vertical, quando você é promovido para cargos em níveis hierárquicos superiores, ou pode ser horizontal, com a ocupação de cargos que estão no mesmo nível hierárquico do seu cargo, mas que apresentam atividades diferentes das quais você está habituado a desenvolver.
VISÃO HOLÍSTICA AULA 4
Significa uma visão global, abrangente da situação. Análise de várias possibilidades para resolução de um problema. 
O que é uma joint venture Cite três exemplos?
Associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria.
Um exemplo atual brasileiro de joint venture é a união da Unilever e da Perdigão em torno dos produtos. A Unilever, proprietária das duas marcas, fornece a produção, enquanto a Perdigão distribui nos pontos de vendas por ela negociados, garantindo a entrada da marca em novos mercados.
Adaptação: O novo funcionário modifica seu comportamento ao longo da sua trajetória organizacional. 
Platô de carreira : quando o funcionário não pode ser promovido. 
Ferramentas para o desenvolvimento dos funcionários: 
Centros de avaliação – a organização desenvolve metodologias que possibilitam identificar as forças e as fraquezas de um funcionário. Essas metodologias utilizadas assemelham-se às usadas no processo de seleção e podem ser desenvolvidas pelas entrevistas. 
Testes psicológicos 
Avaliação de desempenho - Servem para verificar se o desempenho do funcionário está de acordo com o esperado pelo cargo
Projeções de promoções - são realizadas pelos gerentes e indicam os profissionais que podem ser promovidos, para que cargos e que necessidades de desenvolvimento eles possuem.
Planejamento de sucessão – está relacionado com a ocupação de cargos mais complexos e com salários mais elevados.
Aconselhamento individual – serve para conscientizar o funcionário de suas atuais responsabilidades.
Serviços de informação ao funcionário – fazem com que as informações relacionadas ao desenvolvimento de carreira cheguem até o funcionário pelos instrumentos a seguir:
Informações sobre o cargo: 
Descrição e análise de cargos: É o levantamento das atividades desenvolvidas no cargo e as características que o ocupante deverá ter para desenvolvê-las. Normalmente é realizada pelo Departamento de Recursos Humanos e serve de suporte para as diversas metodologias utilizadas por esse departamento.
A análise de cargos fornece todas as informações sobre o ocupante do cargo em questão e está relacionada com seus aspectos extrínsecos. Aspectos que estão sobre o domínio do ocupante do cargo. 
Descrição de cargos: Informações sobre o cargo em questão, está relacionada com seus aspectos intrínsecos. Ou seja, podem ser planejados, direcionados e reestruturados. 
Análise do cargo no mercado – é a busca de informações sobre o cargo em cargos já estruturados no mercado de trabalho. A organização aproveita os dados já coletados por outras organizações e faz um BENCHMARKING
A socialização organizacional é o desenvolvimento de atividades que permitem apresentar ao novo funcionário o contexto da organização que está relacionado à cultura organizacional e ao espaço físico. Por meio da socialização organizacional é estabelecido um contrato psicológico entre a organização e o novo funcionário que funciona paralelamente com o contrato formal de trabalho.
• O processo formal cria uma metodologia que pode ser utilizada a qualquer momento e para qualquer ingressante.
• O processo informal é mais direcionado e mais rápido e a sua elaboração está a critério de cada gestor.
• O processo coletivo pode ser aplicado a várias pessoas ao mesmo tempo, proporcionando uma economia de tempo e a mesma informação para todos os ingressantes, além de integrar os participantes do processo.
• O processo individual pode dar um tratamento personalizado ao novo funcionário.
• O processo uniforme permite que todos os ingressantes tenham acesso ao mesmo tipo de informações.
• O processo variável pode ser aperfeiçoado e adaptado às exigências de cada fase da organização.
• O processo seriado permite que o novo funcionário adquira uma visão global do seu cargo e que se sinta mais seguro por saber a quem recorrer em caso de dúvidas.
• O processo randômico permite que a organização direcione imediatamente o novo funcionário para o desempenho de suas atividades quando não pode disponibilizar alguém para orientá-lo.
PERSONALIZAÇÃO
É o processo de trabalho que ocorre quando o funcionário tenta modificá-lo para satisfazer seus interesses.
Avaliação de desempenho: 
Pesquisa de Campo é um dos métodos de avaliação mais completo e sistemático, porque proporciona a interação com o treinamento, com os planos de carreira e outras áreas dos recursos humanos.
Avaliação de desempenho invertida: o subordinado avalia o chefe. 
Incidentes críticos: estão relacionados com a anotação dos comportamentos do ocupante do cargo que excedem os limites normais.

Continue navegando