Buscar

Estudo dirigido

Prévia do material em texto

Psicopatologia clinica 
5º Período de Psicologia 
Professora: Fernanda 
Alunas: Dhully Ferreira e Ranyelly Souza 
Quentões de Psicopatologia clinica
1- Quais são os sinais que as crianças podem apresentar em relação ao transtorno do espectro autista? 
Podem ser observados distúrbios no comportamento, no desenvolvimento, na cognição e na fala, como: falta de contato visual, hiperatividade, movimentos repetitivos, atraso da fala ou dificuldade de aprendizagem, falta de atenção ou interesse intenso em uma determinada coisa, repetição de palavras, distúrbios, confusões, atrasos ou perda da fala. 
2- O transtorno do espectro autista possui diferentes níveis? Quais são as características? 
O transtorno do espectro autista é classificado em três níveis: leve, moderado e grave. O nível leve é caracterizado por dificuldades em interações sociais, inflexibilidade em relação a rotinas, e dificuldades de planejamento e organização. O nível moderado se caracteriza pela necessidade de apoio substancial, pouca interação social e déficit na comunicação verbal ou não verbal. O nível grave é identificado pela ausência de interação social, comportamentos repetitivos, interesses restritos, baixa autonomia, e uma grande dificuldade na comunicação verbal e não verbal. 
 
3- O que é a síndrome de asperger? 
A síndrome de asperger é um dos transtornos que segundo o DSM-V se enquadra no TEA, pois compartilha critérios diagnósticos e sintomas com o autismo leve. Sendo assim os indivíduos com asperger fazem parte do espectro autista.
4- Quais são os sintomas do transtorno depressivo maior? 
Os sintomas do transtorno depressivo maior incluem sintomas emocionais e físicos, como a autoestima baixa, dificuldade de concentração, anedonia, ansiedade, irritabilidade, desesperança, dor de cabeça, fadiga, distúrbios do sono, tontura, dor no peito, queixas gastrointestinais e dores nas articulações. 
5- Qual a diferença entre transtorno depressivo maior e transtorno depressivo persistente (distimia)? 
Transtorno depressivo maior e distimia possui uma notável diferença na duração de cada um e na intensidade dos sintomas, de acordo com o DSM-V o transtorno depressivo maior tem uma duração mínima de duas semanas, já a distimia dura por pelo menos 2 anos em adultos e 1 ano no caso de crianças e adolescentes. A intensidade dos sintomas no TDM é mais intensa e na distimia são de menor intensidade mesmo tendo maior duração. 
6- Qual a característica principal do transtorno disruptivo da desregulação do humor e a partir de qual idade pode ser realizado o diagnóstico? 
A principal característica do transtorno disruptivo da desregulação do humor é a irritabilidade crônica grave, possuindo frequentes explosões de raiva. O diagnóstico não pode ser aplicado em crianças com menos de 6 anos.
7- O que é agorafobia? Quais são seus principais sintomas? 
Agorafobia é o medo de sair de casa, lugares abertos, ou de situações que o socorro não será imediato. Seus principais sintomas são medos e ansiedades de estar em locais públicos, como ônibus, filas, supermercados, sala de aula, incluindo também falta de ar, tontura, suor excessivos, náuseas e desmaio. 
8- O que é fobia social e quais são seus sintomas? 
Fobia social é o medo patológico de situações em que a pessoa pode fazer algo constrangedor ou ser avaliado por outras pessoas, como falar, escrever, comer, beber em público e agir de forma vergonhosa na presença de outras pessoas. Pode ocorrer sintomas como palpitações, tremores, calafrios, ansiedade, sudorese, náusea, calores súbitos e isolamentos. 
9- A partir do DSM-V as fobias específicas são classificadas em quatro grandes tipos, quais são eles? 
São do tipo animal, tipo ambiente natural, tipo sangue-injeção-ferimentos, e tipo situacional. 
10- Ataques de pânico e síndrome do pânico são as mesmas coisas? Justifique. 
O ataque de pânico e a síndrome do pânico possui algumas diferenças, o ataque é um breve período em que o indivíduo sente medo extremo, ansiedade, angústia e tem início súbito, já a síndrome do pânico consiste em ataques de pânicos recorrentes que pode causar uma preocupação com ataques futuros fazendo com que a pessoa passe a evitar comportamentos e situações que poderiam desencadear outro ataque.

Continue navegando