Buscar

Atividade Prática-STVAP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviços de Turismo e Viagens - GUI
Data: 08/10/ 2022
Aluno(a):Aloisio da silva batista 
AtividadePrática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 6(seis) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação:
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)	Quais são as estratégias para gerenciar os impactos socioculturais em seu Estado?
R: 
O turismo é um elemento gerador de diversos aspectos positivos para as comunidades receptoras. No estado do Rio de Janeiro podemos verificar os impactos socioculturais que pode considerar toda mudança provocada a partir de intervenção externa a comunidade local, ou seja, da relação com o turista. Busca promover reflexões acerca de impactos negativos para as comunidades receptoras. Foi considerada cada vez mais a necessidade de que haja um planejamento sério, que inclua pesquisa e qualificação da comunidade, diagnóstico da capacidade de carga do local, maior normatização e fiscalização governamental, elaboração de materiais educativos para o turista, onde ele possa ter claro o local que está visitando e qual o comportamento adequado para manter uma boa relação. Portanto, se estes impactos negativos forem enfrentados de forma conjunta, unindo esforços entre comunidade, academia, poder público, investidores e operadores turísticos, o turismo e suas relações podem vir a significar de fato uma grande contribuição para a compreensão, tolerância e convivência de diferentes culturas na busca da paz. 
2)	O que você faria se fosse designado para ser o secretário de turismo de sua cidade?
R: Instituir programas permanentes de educação ambiental de turistas e moradores das regiões turísticas, enfocando também as ações de respeito e proteção aos sítios históricos e de representatividade local. É necessário também implantar projetos de sinalização turística e de comportamentos ambientais.
Implantar um plano municipal de turismo para contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo. Buscar incentivos em órgãos públicos e privados para o desenvolvimento da atividade turística visando estabelecer parcerias.
3)	Para que se faz pesquisa em Turismo?
R: A importância de pesquisa no campo turístico é indiscutível e promissora. Com o reconhecimento da importância da aplicação de pesquisas tanto como instrumento de conhecimento, como por ser uma forma de contato importante entre organização e seu mercado, pesquisas tornam-se imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Para a realização de pesquisas a organização precisa dispor de ferramental necessário à sua realização, seja metodológico como também tecnológico. Com isso, os resultados podem servir como bússola para guiar as decisões e definição de sua estratégia de atuação. O fato é que sem pesquisa não há informação. E sem informação não há excelência. E sem excelência não há competitividade. Está mais do que na hora que nossos empresários, gestores públicos, decision makers de o setor em geral entenderem a importância da pesquisa e da informação na tomada de decisões. A partir desse momento a pesquisa, que com certeza é vista por muitos como um custo, passará a ser vista como um instrumento de busca de excelência e competitividade e, portanto, como um investimento.
4)	Qual o papel do anfitrião no desenvolvimento do turismo?
R: Um anfitrião hospitaleiro poderá propiciar ao hóspede o encantamento e a superação de suas expectativas criadas por intermédio da comunicação do processo de venda do produto/serviço ora usufruídos – o turismo rural. Pensar a comunicação para o turismo rural vai muito além de se pensar no processo de venda do produto/serviço que se quer colocar no mercado, é necessário e não menos importante, pensar na comunicação que será estabelecida entre o visitante e o visitado, na qual deve sempre prevalecer a hospitalidade como sendo um ato marcante e prazeroso, tanto para o anfitrião quanto para o hóspede. A comunicação hospitaleira é percebida em todos os detalhes do ato de acolhimento, recepção e permanência dos hóspedes, acontecendo até o instante de sua partida da propriedade rural. Um sorriso no rosto, uma informação adequada, uma roda de ‘prosa’– são todos processos de comunicação que podem ser praticados e que, certamente, contribuirão para o sucesso da atividade turística rural.
5)	Diferencie abordagem quantitativa da qualitativa.
R: Enquanto a pesquisa quantitativa tende a ser dedutiva e procura testar teorias, a pesquisa qualitativa tende a ser indutiva e procura gerar teorias (Johns Lee Ross 1998). A pesquisa quantitativa e muitas vezes entendida como dedutiva, objetiva, que peça teorias e segue processos positivistas a investigação quantitativa por outro lado inclui uma quantidade substancial de literatura no início de um estudo para fornecer orientações para as questões de pesquisa ou hipóteses (Creswell 2008). Métodos qualitativos e quantitativos podem ser utilizados de forma adequada em qualquer paradigma de investigação ponto o método científico atesta que o fenômeno em estudo deve ser empiricamente verificável e observava tanto pelo investigador como pela comunidade científica. Os métodos qualitativos e quantitativos são abordagens complementares mais do que abordagens competitivas a pesquisa qualitativa e quantitativa podem ser apropriadas em diferentes etapas do processo de uma investigação em turismo. A combinação dos dois métodos pode contribuir para um maior enriquecimento da investigação
6)	Por que é importante planejar o turismo e quais as formas de planejamento?
R: O turismo necessita de investimentos relativamente baixos nos locais. Mas necessita de alta capacidade de gestão, administração e integração por parte dos responsáveis, para que os desafios não sejam respondidos de forma espontaneísta, e as improvisações cedam seu lugar a amplos programas de planejamento, monitorados por resultados, permitindo a satisfação de todos.
Serviços de Turismo e Viagens - GUI
Serviços de Turismo e Viagens - GUI

Mais conteúdos dessa disciplina