Buscar

AD1 Lingua Brasileira de Sinais 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 2022.2
Disciplina: LÍNGUA BRASILEIRA de SINAIS – Libras
Coordenadora: Vera Regina Loureiro
Nome: Joyce Martins de Macedo. 
Polo: Polo de Cantagalo. 
Caro (a) aluno (a):
Essa é a sua primeira avaliação à distância e deverá ser postada na plataforma, escolhendo no Menu inicial, a opção FERRAMENTAS / ATIVIDADE.
Lembre-se que este deve ser um texto de sua autoria, com a utilização de referências bibliográficas, quando for o caso.
Faça sempre uma revisão final antes de postar seu texto na plataforma.
AD1 – 2022.2
Assista ao documentário: “Sou surda e não sabia”.
Leia o material abaixo relacionado: 
· Artigo: Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada, de Silvia Andreis Witkoski.
· Artigo: Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos, de Cristina Lacerda.
No documentário “Sou surda e não sabia” a questão da surdez é apresentada pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. A protagonista conta, com detalhes, suas lembranças de criança, quando não tinha ainda sido familiarizada com a língua de sinais e apenas observava as expressões de seus pais. Ela analisa as dificuldades de apreensão do mundo a sua volta pela falta de uma língua comum de interação, e a descoberta de novas possibilidades a partir do contato com a comunidade surda e a língua de sinais. Nesse trabalho, pretendemos que realizem uma análise acerca da abordagem oralista na educação de surdos, apontando suas características e as críticas sofridas por essa linha. Dentre as críticas, comentem, também, o mito da leitura labial (discussão sobre norma e preconceito) e o conceito de ouvintismo tratado no texto de Silvia Witkoski.
Escreva um texto de cerca de 1 lauda (30 linhas) respondendo à questão e ilustrando seus argumentos com situações abordadas no documentário.
 O documentário apresentado nos trás a protagonista Sandrine, assim como em muitos casos o diagnóstico foi tardio e a mesma acabou iniciando sua vida em uma escola que não era especializada para identificar e orientar seus familiares sobre o seu caso, fazendo com que a mesma frequentasse uma escola que não possuía instrumentos necessários para o seu aprendizado e até mesmo ficando isolada dos demais pois não havia comunicado existente entre eles, o que afeta diretamente o emocional da criança, trazendo traumas para um lugar que deveria ser local de busca e compreensão. 
 A dificuldade de criar relações em uma escola vista como tradicional se dava primeiramente pelo fato de Sandrine não compreender o que era dito, como eram seus primeiros anos na escola a mesma ainda não havia sido alfabetizada, então mesmo que por escrita ela não compreenderia, pois ainda não havia sido apresentada ao método bilinguismo, e infelizmente nem seus próprios professores observaram que havia algo acontecendo com a aluna.
 Na Educação de Surdos por um longo tempo foi-se aplicado um método do qual nomearam de Oralismo, ele veio da obsessão de tentarem fazer o surdo falar.
 Existem diferentes níveis de perda auditiva, que vai do leve ao profundo, quando falamos de um grau leve o sujeito consegue escutar mas isso não quer dizer que ele ouça tudo que lhe é dito em alto e bom tom, o que em muitos momentos causaria o constrangimento e até mesmo exclusão desta pessoa, neste método é possível observar que não existe a vontade de incluir, aceitar sua especialidade e ensinar os demais a conviver, digamos que existe até mesmo uma questão de preconceito, infelizmente para os que passaram por este método o acolhimento não existiu, o respeito ao próximo e a vontade de ajudar também não existiram, era um método que tinha como base igualar todos.
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mais conteúdos dessa disciplina