Buscar

APX1-Atividade-Complementar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Licenciatura em Pedagogia – EAD
Escola, Violência e Direitos Humanos 
Articulação Acadêmica: Profa. Aura Helena Ramos 
Mediação Pedagógica: Prof. Guilherme Pereira e Profa. Rosana Oliveira de Assis
	ALUN@: 
	MATRÍCULA: 
	PÓLO: 
APX 1
Atividade complementar
Elabore um texto sobre o significado de trabalharmos questões da diferença junto a crianças do ensino fundamental. Isso é importante? Por que? Que relação é possível estabelecer entre questões da diferença e o fenômeno da violência? 
Argumente trazendo conceitos e ideias do material de estudo da Unidade 1 e, inclusive, aproveitando o que já produziu nas atividades dos Temas 1.1 e 1.3. 
EXTENSÃO: de 15 a 30 linhas
É DESDE CEDO QUE SE APRENDE A RESPEITAR O PRÓXIMO
Atualmente é indiscutível o quanto uma criança pode aprender ao receber os estímulos certos e o quão importante é o papel da escola na formação e desenvolvimento do cidadão. Logo, o ambiente escolar se torna o espaço ideal para a difusão de ideias que promovam o bom convívio na sociedade de forma democrática, fazendo reflexões sobre respeito às diferenças, igualdade e o exercício da cidadania.
Como visto anteriormente no texto “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença” da professora Vera Candau, a construção da cultura de Direitos Humanos no ambiente escolar ocorre desde os anos 1970 através da defesa do multiculturalismo, ou seja, defendemos que somos diferentes e que todos os indivíduos da sociedade devem respeitar o próximo, as suas características físicas e as suas identidades culturais. Esse trabalho se torna importante não só por estarmos pensando no futuro da sociedade enquanto formamos e educamos a próxima geração, mas também para evitar problemas no presente como o bullying, onde qualquer pretexto ou característica de uma pessoa – aparência física, religião, orientação sexual, etc. - pode torná-la alvo de agressões físicas e/ou verbais vindo de alguém que por pura ignorância e desinformação se acha superior ou melhor do que ela. 
Sendo assim, se faz necessário conscientizar desde cedo no ambiente escolar sobre o multiculturalismo existente no Brasil e no mundo para que nossas crianças não se tornem adultos que reproduzam os mesmos infelizes problemas que existem na sociedade - racismo, intolerância religiosa, xenofobia, homofobia, por exemplo. Sempre dizem que temos que investir nas crianças pois elas são o futuro da nação. Que seja então uma nação com mais harmonia, empatia e respeito ao próximo.
REFERÊNCIAS:
CANDAU, Vera. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, 2008. pp. 45-56. Disponivel em: http://www.ufrrj.br/graduacao/PIBID/docs/PIBID_UFRRJ_Direitos-HumanosEducacao-Interculturalidade.pdf Acessado em 07 de abril de 2022.

Continue navegando