Buscar

APX1-EscolaViolênciaDH-2022 1

Prévia do material em texto

Pedagogia / UERJ
		 Escola, Violência e Direitos Humanos 
Coordenadora: Profª.Aura Helena Ramos 
Mediação Pedagógica: Prof.Guilherme Pereira e Profª Rosana de Assis
	ALUN@: 
	MATRÍCULA:
	POLO: 
APX1 – 2022.1
Você pode fazer a prova neste arquivo mesmo. Deve enviá-la a nós única e exclusivamente pela plataforma, no link “ENVIO DA APX1” indicado na nossa sala aula, até no máximo 19 horas de domingo: 10/04/2022
	
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1) Desenvolver a resposta em até uma lauda. ULTRAPASSAR O LIMITE IMPLICARÁ PERDA DE PONTO;
2) Ao avaliar sua resposta, levaremos em consideração:
• CLAREZA na exposição das ideias;
• COERÊNCIA em relação ao que foi proposto na questão;
• CONSISTÊNCIA da argumentação (diálogo com os autores e conceitos trabalhados)
Que relações é possível estabelecer entre o fenômeno da violência e as manifestações de discriminação e preconceito presentes de forma explícita ou velada em nossa sociedade? Reflita sobre essa questão considerando a perspectiva pedagógica da educação em direitos humanos.
R: Em nossa sociedade observamos que a convivência harmoniosa e igualitária entre os indivíduos, independentemente da sua cor, religião ou orientação sexual existe apenas na teoria, pois na prática diversas situações do nosso cotidiano comprovam que a nossa sociedade ainda carrega marcas do período da escravidão, onde os negros não conseguem ter acesso aos mesmos direitos que os brancos e são maioria nos índices negativos da sociedade: são a maioria que vivem na linha da pobreza, tem pouco acesso à educação, são as maiores vítimas da violência policial etc.
Além disso, várias pesquisas feitas nos últimos anos mostram que a sociedade brasileira é preconceituosa com diversos grupos sociais onde fica evidente: a diferença de salários entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, baixo número de negros, índios e/ou mulheres nos cargos mais altos das empresas, ataques a centros religiosos de matriz africana ou a pessoas do grupo LGBTQIA+ etc. 
A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos se entende que qualquer direito negado a um indivíduo por motivos injustificados ou racistas é um caso de discriminação passível de punição. Mesmo com esse documento de validade global e as leis brasileiras para garantir a igualdade e integridade de todos ainda vemos de forma recorrente casos de ataques verbais e/ou físicos gerados pelo preconceito. Embora seja necessário conscientizar a população ao todo, sabe-se que a melhor forma de mudar uma sociedade é investindo no futuro dela, no caso as crianças e jovens. 
A educação voltada para o combate ao preconceito e inspirada nos ideais dos Direitos Humanos pode ser trabalhada na escola através de atividades que exaltem o multiculturalismo brasileiro e a importância do respeito às diferenças, além de reuniões com as famílias para saber se o aluno apresenta alguma queixa em casa sobre tratamento discriminatório por parte de outros colegas de classe para evitar e combater os casos de violência no ambiente escolar. Assim, a geração do amanhã pode levar novos valores culturais para dentro de casa e no futuro será um adulto consciente e que respeita os costumes, valores e a diversidade da sociedade.
REFERÊNCIAS: Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

Continue navegando