Buscar

MAPA - NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 1

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico:
	R.A.
	Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	Disciplina: NEGÓCIOS ELETRÔNICOS
	Valor da atividade: 
	Prazo:
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Critérios de avaliação: Utilização do Template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
Imagine que você é um profissional da tecnologia da informação recém contratado pela empresa. Seu chefe te solicita que realize uma apresentação para toda a equipe acerca dos tipos de sistemas. Para que a apresentação não fique muito longa, ele gostaria que você escolhesse ao menos, 2 sistemas funcionais e 2 sistemas interfuncionais. É importante destacar que nessa apresentação é necessário explicar o que e para que servem tais sistemas e quais suas vantagens de utilização no âmbito de uma empresa. Por fim, o seu chefe te pede para apresentar ao menos 5 ameaças e efeitos que os sistemas de informações podem sofrer. Resumidamente, essa apresentação deve conter os seguintes pontos:
a) O que é um sistema funcional e dois exemplos de tal sistema, contendo conceito e utilização de cada sistema.
Os gestores cada vez mais estão adotando a postura de assumirem a responsabilidade pela tecnologia da informação na empresa, já que os sistemas de informações são um aliado para tomada de decisão. Os sistemas funcionais dizem respeito às funcionalidades voltadas para a gestão dos processos de forma organizada.
Um Sistema de Informação (SI) é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização (GONÇALVES, 2013). De acordo com Miss (2016), uma organização típica tem sistemas a níveis estratégico, gerencial, de conhecimento e operacional para cada área funcional. Dentre as áreas funcionais tem-se produção, finanças, contabilidade, vendas e marketing, logística, recursos humanos, qualidade, projetos, entre outros.
SISTEMAS DE MANUFATURA: 
O setor produtivo das indústrias tem como objetivo principal atingir as metas propostas pelo gestor da produção como, por exemplo, metas de produtividade, eficiência, custo e qualidade. Os sistemas de manufatura incluem a etapa de desenvolvimento do produto, auxiliando os engenheiros a desenvolver, testar e propor modificações nos produtos (CAE), como também o projeto do produto auxiliado por computador (CAM), passando pelas etapas de planejamento, programação e controle da produção (LAUDON; LAUDON, 2011). Os sistemas de manufatura são sistemas de informação que acompanham o processo produtivo, monitorando-os e controlando-os, englobando os cinco componentes: matéria-prima, equipamento, pessoal, instalação de produção, especificação e instruções. 
A solução auxilia o gestor a ter um controle total das operações, podendo resultar no aumento no faturamento e diminuição dos prejuízos.
SISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS: 
De acordo com Turban (2003), um setor de recursos humanos em uma organização tem diversas atividades, como: recrutamento, alocação, avaliação, remuneração e outras, para que a desenvoltura deste setor seja adequada o uso de um Sistema de Informação de recursos humanos, pode auxiliar no planejamento de modo a atender a demanda de pessoal, na capacitação dos funcionários e no controle de pessoal.
Sabemos que as pessoas em uma organização fazem a diferença na estratégia competitiva da organização, o capital humano é um ativo que contribui significativamente para o alcance das metas e melhorias dos resultados de uma empresa. Antigamente as empresas utilizavam os sistemas apenas para pagamento e cartão ponto, hoje em dia, com essa valorização dos colaboradores, os sistemas passaram a ser utilizados para: 
· Fazer planejamento para atender às necessidades dos colaboradores.
· Acompanhar o desenvolvimento e evolução dos colaboradores.
· Controle das políticas e programa de pessoal (O’BRIEN, 2004, p. 228).
Os diferentes níveis de planejamento, sejam eles estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) ou operacional (curto prazo), têm suas decisões tomadas com base em dados reais, os sistemas de recursos humanos contribuem fornecendo informações valiosas.
b) O que é um sistema interfuncional e dois exemplos de tal sistema, contendo conceito e utilização de cada sistema.
Muitas organizações de olho no mercado estão utilizando os sistemas que abrangem toda a cadeia de negociação, ou seja, integram os recursos internos e externos à organização, como clientes, parceiros e fornecedores. Sistemas de informação que são combinações integradas de recursos de informação empresarial pelas unidades funcionais de uma organização. Em muitas organizações há uma forte ênfase para desenvolver tais amálgamas de sistemas de informação interfuncionais que ultrapassem as fronteiras tradicionais das funções da empresa a fim de reestruturar e aperfeiçoar processos vitais da empresa.
Alguns exemplos sistemas interfuncionais são os sistemas ERP, CRM, EAI e SCM.
ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
Quando a empresa utiliza um software ERP consegue ter uma maior agilidade nos processos de negócios, sendo possível tomar decisões mais rápidas e acertadas. De acordo com O’Brien (2010), o ERP é um sistema interfuncional, que atua como uma estrutura para integrar os diversos processos de negócios de uma empresa, ou seja, é um sistema de informação que trata a regra de negócios de modo a tornar as operações mais confiáveis.
o ERP também é um sistema de informação que faz a comunicação interna e externa de uma empresa. O sistema irá realizar a integração entre os departamentos como por exemplo os: 
· Compras, 
· Engenharia do Produto, 
· Vendas, 
· Almoxarifado, 
· Produção, 
· Finanças, 
· Contabilidade, 
· Recursos Humanos.
CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
A gestão de relacionamento com o cliente para os autores Gordon e Gordon (2006) é a filosofia que norteia a empresa a ter o foco no cliente, atendimento a suas necessidades e resolução de possíveis problemas que venham a acontecer. Os sistemas de CRM consistem em uma família de módulos que executam as atividades relacionadas ao contato com o cliente, ou seja, as atividades de vendas, atendimento ao cliente, pesquisa de satisfação, apoio e atendimento ao cliente, programa de fidelidade, atendimento via representantes ou frente de loja, esses são integrados com o objetivo de tomar decisões e melhorar o atendimento das necessidades dos clientes (O’BRIEN, 2004).
Os sistemas de CRM na maioria das vezes englobam as áreas de:
· Vendas.
· Marketing direto e satisfação.
· Atendimento e suporte ao consumidor.
c) 5 ameaças e 5 efeitos aos sistemas de informação.
A segurança da informação deve ser vista como uma forma de minimizar os impactos causados por paradas inesperadas, como também garantir a qualidade das informações geradas e garantir que o sistema não seja invadido por pessoas não autorizadas (BATISTA, 2006).
· Incêndio: Os computadores, arquivos e registros manuais pode ser destruído.
· Falha elétrica: Todo o processamentoé suspenso, o equipamento pode ser danificado e podem ocorrer acidentes de dados interrupções ou de modo incompleto.
· Erros dos softwares: Os programas dos computadores processam os dados sem precisão, de modo incompleto ou sem atender às necessidades do usuário.
· Erros dos usuários: Os erros gerados pelos usuários durante transmissão, entrada, avaliação, processamento da informação, destruição acidental ou não podem prejudicar o processamento ou gerar informações que representam a realidade ou não são confiáveis.
· Crime por computador: O uso ilegal de hardware, software ou dados resulta no roubo de dinheiro ou na destruição de dados e serviços valiosos.
Referencias:
Sistemas Funcionais de Negócios. Disponível em: http://anais.unespar.edu.br/xii_eepa/data/uploads/artigos/6-engenharia-organizacional/6-06.pdf. Acessado em 10/09/2022
Sistema de manufatura: quais são as vantagens e por que usar. Disponível em: 
https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/sistema-de-manufatura-quais-sao-as-vantagens-e-por-que-usar/. Acessado em 10/09/2022
Negócios Eletrônicos. Danillo Xavier Saes; Márcia Fernanda Pappa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2012. Reimpresso em 2022.

Continue navegando