Buscar

Prova microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Agregados do solo.
São basicamente a união de partículas primárias do solo que se juntam através da atuação de micro-organismos do solo, exsudatos de raízes de plantas e pela própria matéria orgânica do solo (chamados agentes agregantes do solo), formando, dessa forma, pequenas estruturas responsáveis pela proteção do carbono do solo e manutenção de uma estrutura ideal para o desenvolvimento das plantas. É importante, no entanto, não confundir os agregados com os chamados torrões, um dos principais sintomas de compactação do solo. Nos agregados, facilmente percebemos a atuação dos micro-organismos pela rugosidade na superfície, alta porosidade e pela grande presença de raízes se desenvolvendo entre eles. Os torrões por sua vez, são formados basicamente por pressão exercida pelas máquinas agrícolas, sendo opacos e sem vida. A agregação, dessa forma, se tornou um dos principais indicadores de qualidade dos solos. Grande parte dos benefícios da agricultura conservacionista para a qualidade do solo (maior infiltração de água, redução da erosão, aumento de matéria orgânica, etc.) são uma consequência direta da formação dessas estruturas.
Beneficios da Ciclagem de Nutrientes
Proteção da biodiversidade;
Uso de energia renovável;
Reciclagem de nutrientes para as plantas;
Engenharia de Ecossistemas.
Comentar sobre os microorganismos de água.
Muitos microorganismos como algas clorofiladas, bactérias heterotróficas e até mesmo coliformes de origem fecal, podem contar a água, tornando-a não potável, ou seja, imprópria para o consumo.
É preciso garantir a qualidade da água, desde sua origem até o armazenamento, seja em residências ou empresas. Desta forma, todos os sistemas de armazenagem (reservatórios), devem passar por rigorosos processos de desinfecção microbiológica, atendendo todas as normas e regulamentações em âmbito federal, estadual e municipal.
Microorganismos do ar
Os ventos levantam a poeira do solo e as partículas de pó carregam os microrganismos para o ar. (PELCZAR, 1996a). Os ventos levantam poeira do solo e outras partículas, as quais podem estar associadas a microrganismos.
Na camada superior, a turbulência se encarrega de transportar essas partículas, que podem conter microrganismos, para outros locais. As gotas de água contendo microrganismos que estão presentes no ar podem ser originadas da superfície de oceanos, baías e outras coleções naturais de água, e entram assim na atmosfera.
Muitas dessas gotículas de água são produzidas pelas rupturas de bolhas de ar na superfície aquática. A camada superficial da água (0,1mm de profundidade) é denominada de microcamada e contém muito mais microrganismos do que as camadas mais profundas. Gotículas que emergem de microcamadas podem contribuir significativamente para a formação da população microbiana na atmosfera acima da água.
Estações de tratamento de esgoto e filtros gotejadores em instalações de despejo de esgoto.
Fatores antropicos que afetam a recliagem ecologica 
O desequilíbrio ecológico decorrente de ações do homem sobre o meio ambiente. Este desequilíbrio é consequência do consumo descontrolado dos recursos naturais e da geração de resíduos e emissões atmosféricas que se intensificaram desde a revolução industrial. O homem tem responsabilidade de desenvolver práticas para minimizar os impactos de suas atividades ao meio ambiente, mas nem sempre isso acontece.
Muitas das atividades humanas causam mudanças tão intensas e tão rápidas, que os mecanismos naturais não conseguem neutralizar a tempo seus efeitos nocivos. Um dos exemplos dessas atividades mais prejudiciais à natureza é o desmatamento, que tem como principais consequências à degradação do solo, destruição de espécies e enchentes, consequências do aquecimento global. Ainda assim, o homem insiste em degradar a natureza, mesmo vendo que o resultado é catastrófico.
Biorremediação.
Biorremediação é um processo ou estratégia que busca destoxificar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microrganismos (como fungos e bactérias) e de enzimas. Baseia-se no processo de degradação microbiana e em reações químicas combinadas com processos de engenharia, a fim de transformar os contaminantes para que não ofereçam riscos ao ambiente e às populações que ali habitam. Os microrganismos agem na redução dos contaminantes, transformando-os em subprodutos menos nocivos ao meio. 
A técnica recupera ecossistemas contaminados e auxilia no tratamento de resíduos e efluentes, bem como na desobstrução e limpeza de dutos e equipamentos. 
O IPT estuda e avalia processos de biorremediação para a descontaminação de solos. Atua no isolamento de microrganismos presentes nos ecossistemas e na avaliação da viabilidade da utilização da biorremediação no tratamento de solos contaminados.
Biorremediação
oCapacidade de certos organismos isolados a partir da
natureza consumir óleo, solventes, pesticidas e outros
poluentes tóxicos ao ambiente, seja no próprio local onde
ocorreu o vazamento ou posteriormente após a penetração
do material tóxico no solo ou lençol freático

Continue navegando