Buscar

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia III EXERCICICOS

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e da Geografia
Atividade anterior
	Iniciado em
	segunda, 15 Jun 2020, 12:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 15 Jun 2020, 13:17
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Currículo Nacional de História de Portugal (2001, p. 87) propõe objetivos fundamentados em pesquisas sobre cognição histórica situada, ou seja, pesquisas alicerçadas na natureza da ciência histórica, acerca das ideias sobre história de crianças e jovens e como se relacionam com elas; sobre a relação entre as ideias históricas, sua complexidade e a idade de crianças e jovens; sobre a relação que crianças e jovens estabelecem com as múltiplas narrativas históricas e como produzem narrativas e comunicam o que aprenderam. Os objetivos do currículo português são de natureza palpável, ou seja, visam incorporar a história ao pensamento e à prática cotidiana. Diante dessa temática, analise as afirmações a seguir:
I. Estabelecer referenciais históricos fundamentais que possibilitem a tomada de consciência social das crianças e dos jovens.
II. Estimular a construção do saber histórico por meio da expressão de “ideias históricas” em sua linguagem, desde os primeiros anos de escolaridade.
III. Construir um pensamento histórico progressivo e gradual contextualizado e relacionado com as experiências vividas.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III;
b. I, II e III;
Esses objetivos vieram para que ocorressem essas mudanças e a necessidade de reorientação diante delas, por si só, impõem a adoção de novos objetivos para o ensino de história.
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. I e II;
e. I e III
Feedback
A resposta correta é: I, II e III;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As pesquisas em educação histórica buscam tomar o ensino de história, seus fundamentos e metodologias, como um saber específico que se situa entre – no sentido de meio do caminho – os saberes específicos da ciência histórica, do saber histórico escolar e dos saberes pedagógicos e curriculares. Nesse sentido, o ensino de história vem se constituindo como ciência específica no diálogo entre a ciência histórica, o saber histórico escolar e o saber pedagógico, desenvolvendo objetivos, fundamentos e metodologias específicos do ensino de história, alicerçados em pesquisas que privilegiam a natureza da própria história. Acerca dessa mudança de enfoque nas pesquisas sobre o que o ensino de história deve provocar, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Diversas denominações de pesquisadores e pensadores: sociedade pós-industrial ou pós-moderna.
b. A sistematização de “referenciais teóricos” que indiquem os caminhos possíveis de uma cognição geográfica.
c. A reflexão sistemática sobre a natureza de sua profissão e sobre elementos fundamentais de sua prática cartográfica.
d. Alterações nos seus objetivos, na forma de considerar as ideias históricas de crianças, jovens e adultos e suas relações com essas ideias.
Isso ocorre na forma de ver os conteúdos e nos critérios de sua seleção no interesse em compreender como o passado é reconstruído pela ciência histórica, no desenvolvimento de uma didática específica da história,na compreensão da importância da comunicação e da avaliação daaprendizagem histórica, buscando uma educação histórica, ou seja, que crianças, jovens e adultos pensem historicamente.
e. Mudanças na forma de ver os conteúdos e nos critérios de sua seleção, no interesse em compreender como o passado é reconstruído pela ciência histórica.
Feedback
A resposta correta é: Alterações nos seus objetivos, na forma de considerar as ideias históricas de crianças, jovens e adultos e suas relações com essas ideias..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os PCN de história, em suas orientações didáticas, apresentam três sugestões sobre as ideias que os alunos já possuem, sugerindo a criação de momentos de troca de informações sobre estas ideias, sendo necessário o aprofundamento e as pesquisas sobre formas e métodos de investigação e valorização delas. Nessa perspectiva, analise as afirmações sobre as orientações dos parâmetros curriculares:
I.A relação com o saber é condição humana, portanto, crianças, jovens e adultos tornam-se sujeitos de seu processo de humanização em suas relações com o saber pela educação;
II.Valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
III.Avaliar essas informações, identificando quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões;
IV.Propor novos questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV;
b. I e II;
c. II e III;
d. II, III e IV;
Para aprofundar a necessidade de investigação das ideias históricas de crianças, jovens e adultos como fundamento do ensino de história, deve ser feita uma análise do tratamento dispensado à temática pelos documentos oficiais para, em seguida, confrontá-los com as pesquisas e fundamentações teóricas, com o objetivo de apontar os caminhos e possibilidades que apresentam.
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: II, III e IV;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O pesquisador alemão Jorn Rüsen (1992a, p. 28-29) explica a aprendizagem da história como sendo um processo de mudança estrutural na consciência histórica, que opera como um modo específico de orientação em situações reais da vida presente. Essa orientação só é possível mediante a compreensão das experiências passadas, mas não significa permanecer no passado. A compreensão do passado deve “iluminar” a realidade e os movimentos de mudança do presente. Os movimentos e mudanças do presente também sofrem as influências das expectativas de futuro, que por sua vez são balizadas e sinalizadas pelas mudanças e permanências da vida prática diária, dotando o presente de uma marca e matriz temporal. As ideias do autor Jorn Rüsen, reproduzidas acima, propõem uma reflexão destacando que é possível observar a mudança estrutural da consciência histórica. Essa mudança acontece de que maneira? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado.
Escolha uma:
a. Encaminhando o ensino a partir daquilo que é significativo para sua vida em sociedade.
b. Analisando as ocorrências que primam pelas atrocidades humanas.
c. Possibilitando entender que o ensino de história deve considerar o aluno como sujeito da própria história.
d. Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação.
A competência narrativa da experiência se manifesta pela habilidade com que a pessoa resgata a qualidade e a importância das experiências vividas no passado e as diferencia do presente. Uma pessoa é tanto mais experiente quanto mais apurada for a sua sensibilidade histórica. A competência narrativa de interpretação se manifesta pela habilidade que uma pessoa desenvolveu em diferenciar os tempos: passado, presente e futuro, suas dimensões e mudanças, sem perder a perspectiva de totalidade da temporalidade. É a habilidade que uma pessoa tem de ver e perceber as mudanças e as permanências. A competência narrativa da orientação se manifesta pela habilidade em utilizar o conteúdo da experiência e da interpretação para guiar as ações na vida presente, articulando a identidade humana com o conhecimento histórico em uma realidade de mudança temporal.
e. Pensando historicamente em contribuir para o aprimoramento de sua consciência histórica.
Feedback
A resposta correta é: Observando o desenvolvimento de suas competências narrativas: as competências da experiência, de interpretação e de orientação..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ensinar história torna-se uma tarefa ainda mais desafiadora para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que não adquirem licenciaturaespecífica em história. Os cursos que formam pedagogos têm em sua grade curricular, em geral, disciplinas que se preocupam em instrumentalizar os professores para trabalhar com o conhecimento histórico; no entanto, essa formação pode ser considerada como insuficiente, já que a carga horária é bastante limitada para abranger a complexidade da formação para o ensino das disciplinas específicas. Além disso, os professores generalistas precisam se preocupar também com os conteúdos e metodologias das outras áreas de conhecimento, já que são responsáveis pelo desenvolvimento das aulas em todas as disciplinas escolares. Os fundamentos acima apresentados referente ao ensino de história são ideias de qual autor(a):
Escolha uma:
a. Levy (2002)
b. Talamini (2009).
Os cursos que formam pedagogos têm em sua grade curricular, em geral, disciplinas que se preocupam em instrumentalizar os professores para trabalhar com o conhecimento histórico; no entanto, essa formação pode ser considerada como insuficiente, já que a carga horária é bastante limitada para abranger a com- plexidade da formação para o ensino das disciplinas específicas. Além disso, os professores generalistas precisam se preocupar também com os conteúdos e metodologias das outras áreas de conhecimento, já que são responsáveis pelo desenvolvimento das aulas em todas as disciplinas escolares.
c. Schmidt ( 2009);
d. Fonseca (2005);
e. Theobald( 2007);
Feedback
A resposta correta é: Talamini (2009)..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Thompson (1981) nos auxilia a compreender a criança, o jovem e o adulto como pessoas que vivenciam experiências cotidianas, em suas famílias, na rua, no bairro, no trabalho, na escola, na igreja, na internet e nos mais diversos grupos sociais de que participam. Todas as experiências são “tratadas”, elaboradas, na consciência e na cultura. Portanto, a experiência das crianças, jovens e adultos na escola também é elaborada em sua consciência, seja essa experiência boa, ruim, de sucesso, de fracasso, individual ou grupal, de aceitação ou de rejeição, prazerosa ou sofrida. Os estudos de Thompson definem também que, tal experiência em que homens e mulheres são sujeitos que experimentam suas situações e relações produtivas determinadas como necessidades e interesses e como antagonismos, e em seguida “tratam” essa experiência em sua consciência e sua cultura das mais complexas maneiras e em seguida agem, por sua vez, sobre a sua situação determinada. Diante dessa temática, marque a alternativa que melhor apresenta a experiência conforme o exposto acima apresenta.
Escolha uma:
a. Experiência da ação;
b. Experiência da realização;
c. Experiência de relação com o saber;
d. Experiência humana no tempo;
Thompson (1981) define a experiência como sendo humana, em que homens e mulheres são sujeitos que experimentam suas situações e relações produtivas determinadas como necessidades e interesses e como antagonismos, e em seguida “tratam” essa experiência em sua consciência e sua cultura das mais complexas maneiras e em seguida agem, por sua vez, sobre a sua situação determinada.
e. Experiência de escolarização.
Feedback
A resposta correta é: Experiência humana no tempo;.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O _____________________ em seus pressupostos, refere-se ao aluno como sujeito ativo que deve ser auxiliado pela escola no processo de desenvolvimento de sua relação com o saber histórico, ou seja, a partir das vivências dentro e fora da escola, o meio familiar e os media fornecem aos alunos ideias mais ou menos adequadas, mais ou menos fragmentadas, sobre a história. Compete à escola explorar estas ideias tácitas e ajudar o aluno a desenvolvê-las numa perspectiva de conhecimento histórico. Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a lacuna acima.
Escolha uma:
a. Estatuto da Criança e do Adolescente;
b. Organização das Nações Unidas – ONU;
c. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN;
d. Currículo Nacional de História de Portugal.
O Currículo Nacional de História de Portugal, em seus pressupostos, refere-se ao aluno como sujeito ativo que deve ser auxiliado pela escola no processo de desenvolvimento de sua relação com o saber histórico.
e. Temas Transversais.
Feedback
A resposta correta é: Currículo Nacional de História de Portugal..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para o planejamento de perguntas para investigar os conhecimentos prévios dos alunos, uma vez definida a temática, é necessário criar um instrumento para que os alunos expressem suas ideias históricas prévias. Esse instrumento pode ser em forma de questões que devem estar relacionadas à importância dos objetivos do ensino, possibilitando ao professor conhecer as ideias prévias dos alunos, relacionadas com a temática a ser trabalhada. Se essas perguntas não estiverem relacionadas aos objetivos específicos do ensino, permitirão respostas divagantes, dificultando o trabalho do professor, bem como podem tornar-se contraproducentes. Conforme texto acima, a investigação dos conhecimentos prévios também pode dispor de outros instrumentos, como: _____________________________________________
Tendo como parâmetro as descrições apresentadas, observe as alternativas abaixo e assinale aquela que melhor completa a ideia acima.
Escolha uma:
a. A diversidade de experiências curriculares que a disciplina de história fornece na educação básica.
b. Os desenhos, análise de uma estória em quadrinhos ou de pequenos textos.
Neste caso ainda é possível trabalhar por meio da “chuva” de ideias, em que se apresentam aos alunos alguns conceitos e solicitase que eles escrevam um certo número de palavras que, segundo eles, estejam relacionadas ao conceito apresentado. Essa diversificação atende à diversidade de dimensão de relações com o saber de crianças, jovens e adultos.
c. A continuação do processo de ensino de história e dos resultados.
d. As ideias históricas, prévias, o planejamento normal de aulas, a forma e a qualidade da intervenção pedagógica, à avaliação.
e. As diretrizes curriculares estaduais, municipais ou locais.
Feedback
A resposta correta é: Os desenhos, análise de uma estória em quadrinhos ou de pequenos textos..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os PCN estabelecem objetivos gerais e objetivos específicos para o ensino de história no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são organizados a partir de verbos, característicos da taxionomia de Bloom, esses objetivos acompanham a vertente de fundamentação psicológica dos PCN, destacando-se as contribuições da psicologia do desenvolvimento de Piaget, da teoria da atividade de Vygotsky, Luria e Leontiev, da psicologia da cultura e da teoria da aprendizagem verbal significativa de Ausubel. Incorporando esses pressupostos, os PCN utilizam, ainda, as referências da psicologia construtivista, que estavam em voga na última década do século XX (SCHMIDT, 2009). Sobre os fundamentos apresentados, analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, no que diz respeito aos objetivos gerais para o ensino de história no Ensino Fundamental.
(__) Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia;
(__) Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
(__) Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
(__)Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V
Estabelecem os seguintes objetivos geraispara o ensino de história no Ensino Fundamental: identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços; organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado; conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles; reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço; questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil; utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros; valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.
b. F, F, V, V
c. F, F, V, F
d. V, F, V, F
e. V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O que caracteriza as narrativas como relatos é a ênfase na cronologia, ou seja, a ordenação dos acontecimentos no tempo, sendo necessários ao menos dois eventos seguidos para que seja possível descrever e estruturar um relato.
PORQUE
O que caracteriza a narrativa como quadro é a definição de uma temática central, de uma época, de atores e de episódios, para construção de uma narrativa particular dentro de uma narrativa maior, a história.
Escolha uma:
Escolha uma:
a. As duas são alternativas falsas.
b. A primeira é uma alternativa falsa e, a segunda, verdadeira.
c. A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa.
#Gabarito: A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa. O que caracteriza as narrativas como relatos é a ênfase na cronologia, ou seja, a ordenação dos acontecimentos no tempo, sendo necessários ao menos dois eventos seguidos para que seja possível descrever e estruturar um relato e o que caracteriza a narrativa como quadro reside na forma como a história é exposta, uma exposição que privilegie as particularidades que conferem unidade e coerência entre acontecimentos e situações, podendo ser exemplificado pelas análises de conjunturas que reúnem uma pluralidade de acontecimentos contemporâneos que se interligam, dando-lhe contornos de totalidade.
d. As duas são verdadeiras e, a primeira, não é uma justificativa correta da primeira.
e. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A primeira é uma alternativa verdadeira e a segunda falsa..
Parte inferior do formulário

Continue navegando