Buscar

Template 1 - Hematologia Clínica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA _1___
	
	
	DATA:
_10_____/_09_____/_2022_____
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: HEMATOLOGIA CLÍNICA – AULA 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Laíse gomes dos reis
	MATRÍCULA: 26160507
	CURSO: Farmácia
	POLO: unama Santarém para
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Joanílson Guimaraes silva
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
	TEMA DE AULA: TÉCNICAS MANUAIS HEMATOLÓGICAS
RELATÓRIO:
1. Descrever o processo de confecção de um estiraço sanguíneo e a coloração hematológica realizada para avaliação das células sanguíneas e contagem de reticulócitos.
Aula pratica de hematologia foi ministrada no laboratório de análises clinica pelo professor Dr. Joanílson Guimaraes silva primeiramente pela manhã tivemos aulas teóricas e explicações através de slides, a tarde os alunos foram devidos em grupos em cada bancada foram expostos os materiais e vidrarias para a utilização e elaboração das técnicas solicitadas no relatório, como a técnica do esfregaço sanguíneo e a coloração hematológica para avaliação das células sanguíneas e a contagem de reticulócitos.
Métodos da técnica: Esfregaço sanguíneo ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais sem falha na cauda. Na observação ao microscópio as duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados enquanto os leucócitos bastante distribuídos. e uma técnica que consiste de uma gota de sangue espalhada em uma camada fina de sangue sobre a lamina microscópica com a identificação do paciente ,limpa e seca formando um ângulo de 45o, esfrega uma lamina sobre a outra para forma uma monocamada de células esfrega uma lamina sobre outra rápido para que o sangue não seque ou coagule , espera o esfregaço secar , identificar a lamina pela cabeça do esfregaço com auxílio de outra lamina e após de corada ela e adicionado corante panóptico rápido, deixou secar e analisada no microscópio que permite avaliar hemácias, leucócitos, e plaquetas e fazendo a contagem diferencial de 100 leucócitos em esfregaço sanguíneo, diferenciando as variedades morfológicas. observação da lâmina regras básicas e importante para melhor visualização das lâminas que são: 1- cabeça da lâmina região onde e adicionada a gota sanguínea onde há aumento de número, de leucócitos e também de linfócitos. 2-Corpo da lâmina região intermediaria entre a cabeça e a cauda e nesta região que os leucócitos, hemácias e plaquetas estão distribuídas de forma homogênea. Justamente e nesta área de escolha para analise qualitativa e quantitativa da distensão sanguínea. 3- Cauda da lâmina região final da distensão sanguínea e nesse local que há encontro de alguns esferocitos e elevação de monócitos e granulócitos que podem apresentar maior distorção morfológica. O teste de esfregaço pode indicar uma serie de deficiências, apontando alterações, anormalidade nessas células sanguíneas como várias doenças e anemias.
Resultado obtido do microscópio Calculo: 12.200x16=1952, 12.200x74=9028, 12.200x2=244, 12.200x8=976.
Contagem total de leucócitos (100), neutrófilo 16--- 1952, linfócito 74—9028, monócito 2 ---244, eosinófilo 8—976, valor total= 12.200.
 
Materiais e método: A contagem de reticulócitos no sangue periférico é uma determinada e também valiosa no laboratório de hematologia por ele ser um indicador sensível da atividade eritropoética da medula óssea, anemia, monitoramento de terapia, e transplante de medula óssea. Utilizamos um tubo de ensaio e adicionado 4ml de diluidor usamos o soro fisiológico, 20ul de sangue com Edta, uma lamínula na qual e colocado de 20 a 40 da mistura e colocada em baixo da lamínula utilizando pipeta automática, em seguida homogeneizado e preencher a câmara de Neubauer após a retirada do banho maria precisa homogeneizar novamente e preparar o esfregaço e também tem que deixar secar a lâmina para levar ao microscópio e utilizando óleo de imersão na lente de aumento 1000x.
Contagem de reticulócitos- diluição de sangue total em azul cresil brilhante para hematócrito ate 30%, 12 gotas de sangue para 3 gotas de corante, para hematócrito ate 45% 9 gotas de sangue para 3 gotas de corante, para hematócrito superior a 45% 6 gotas de sangue para 3 gotas de corante, em seguida a amostra e levado em banho maria a 370C por 20minutos homogeneizar e pipetar o esfregaço com a diluição, cortar 100 hemácias e observar o numero de reticulócitos, calculo do valor relativo e o valor absoluto de reticulócitos e números relativos, números de reticulócitos contados x 0,1, numero absoluto, o valor relativo ( %) x numero de hemácias. Materiais: microscópios, tubos de ensaio, pipetas automáticas, ponteiras, lâmina para microscópios, sangue colhido por pulsão venosa do hospital municipal, corante azul de cresil.
2. Explicar a técnica do micro hematócrito, a sua interpretação e a sua utilidade diante do diagnóstico de doenças hematológicas.
O hematócrito e um exame rápido de um parâmetro laboratorial que refere ao percentual das células vermelhas conhecidas como hemácias, que ocupam o volume de sangue total e também um dos mais importantes exames da serie vermelha seu valor e essencial para identificar situações que comprometem a saúde ele e proporcional a quantidade de hemoglobina presente no sangue. Sua técnica: preencher um tudo capilar com sangue com ¾ da sua altura. Fechar uma das extremidades com massa apropriada. Finalizando o procedimento e colocado o capilar na centrifuga e programando o tempo e velocidade indicado para análise.
A sua interpretação e feita através de uma escala de leitura onde se limitam as marcas de 0 a 100 e observando na escala o limite de separação da massa dos eritrócitos com o plasma. E o seu resultado e expresso em porcentagem% de eritrócitos em relação ao sangue total. Segundo as literaturas do Dr. Joanílson Guimarães sempre bom avaliar o aspecto do plasma (ictérico, Lipe mico, hemolisado) Mulheres entre 35 e 47%, gestantes entre 34 e 47% diminui um pouco devido o volume plasmático, homens entre 40 a 50%, crianças a partir de 1 ano entre 37 e 44%. Hematócritos baixos anemia com carência de ferro e vitamina B12, desnutrição, leucemia, e sangramento para avaliar uma gravidez. Anemia na gravidez e normal mais e perigosa para a mãe e o bebê se caso não seja tratada adequadamente. Hematócritos altos doenças pulmonar baixos nível de oxigênio no sangue, doença cardíaca congênita, eritrocitose que é o aumento anormal das células vermelha do sangue. E também pode indicar Policitemia caracterizado devido ao excesso de células vermelhas no sangue, ou qualquer aumento persistente do hematócritos deve ser determinado por um médico.
3. Relatar a execução correta da técnica, a experiência na interpretação dos resultados e a finalidade do teste de falcização e da velocidade de hemossedimentação.
VHS e um teste de rastreio no qual ver um processo inflamatórios e infecciosas ate mesmo da condição geral de saúde ou doença e empregado no diagnostico de ampla variedade de condições clinicas, na avaliação da gravidade de doenças, e índice geral de saúde quando seus valores estão na faixa de normalidade. O VHS tem utilidade para outros especialistas, além dos profissionais que atuam em localidades de recursos laboratoriais mais precários. Teste de falcização (teste triagem, anemia falciforme), 100ml de sangue, 100ml de solução metabissulfato. Transferir a solução para uma lâmina, cobrir com a lamínula e vedar com esmalte, deixar a lamínula em camada úmida, observar a presença de hepatócitos após 1 hora. Observações em relação a questão houve somente explicações do professor, não foi realizadoo teste, e resultado por falta de reagente no laboratório de análises clínica.
 REFENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
www.biomedicina.com.br/2012/07/pratica-contagem-diferencial-de.html
acesso: 12/09/2022
www.scielo.br/contagemreticulocitos.
Acesso: 12/09/2022
www.ufrgs.br/lacvet/esfregaço.htm
acesso: 12/09/2022
www.kasvi.com.br/hematocrito-exame-nossa-saude/
acesso: 13/09/2022
www.scielo.br/j/ramb/a/dvfcfth8ckyq9dj3qcctxGg/2lang=pt
acesso: 13/09/2022
www.kasvi.com.br/esfregaço-de-sangue-hematologia/
acesso: 14/09/2022

Continue navegando

Outros materiais