Buscar

Questões métodos de observação e coletas de dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões métodos de observação e coletas de dados
1. (Discursiva) Parecida com a questão ENADE
Objetivo Da pesquisa- Quantas crianças e adolescentes buscam ajuda psicológica após agressão doméstica. 
Os critérios de inclusão das pesquisas para definir a amostra – Sexo, delimitação de idade, raça, gênero.
Categorias para coletas de dados- Que tipo de agressão, quem cometeu, grau de parentesco, o ambiente em que ocorreu a agressão
Procedimento para coletas de dados- visitas a escola, CRAS, vara da infância e adolescência e CAPSI 
Cuidados éticos- Sigilo, seguir o estatuto da criança e adolescente. (Olhas slide de sigilo) 
2. (Discursiva) Tipos de observação quanto ao número de observadores (em grupo/Individual e equipe)
Observação Individual (um pesquisador) - há uma chance da objetividade das informações seja intensificada. Os dados são colhidos de acordo com a subjetividade do observador que projeta sobre o observado. Facilita a objetividade dos procedimentos e informações e por outro lado possibilita a incidência da influência do pesquisador sobre o observado por inferências ou distorções, já que o controle fica limitado. 
Observação em grupo ou equipe (mais de um pesquisador) – Pode analisar o fato de todos os ângulos, o que acaba descartando um caráter tão objetivo pois cada um pode observar aspectos distintos e chegar a conclusões divergentes. 
Por ter observações e conclusões distintas existe a oportunidade de confrontar os dados. Essas observações são mais ricas em detalhes chegando mais perto da realidade. 
É mais vantajosa que a individual pois facilita a soma de informações e diferentes olhares sobre o fato ou sujeito observado afim de comprara ou confrontar dados. 
3. (Objetiva) Algumas situações e enumerar com as situações: Observação Sistemática, Observação Participante e Observação Simples.
Observação Sistemática= Categorias de comportamento, um planejamento rigoroso. Utilizada em pesquisas que tem como objetivo a descrição precisa dos fenômenos ou teste de hipóteses.
Observação Participante= O observador se insere em um grupo ou faz parte daquele grupo. é a participação real do conhecimento na vida da comunidade, do grupo ou situação determinada
Observação Simples= Ambiente Natural do observador, não interfere só observa com um objetivo. permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observa de maneira espontânea os fatos que ocorrem.
4. (Objetiva) Ética profissional: 
Preserva os valores, padrões éticos, precisa respeitar os indivíduos da pesquisa, manter sempre a rigorosidade científica. Todas as informações contidas nas pesquisas precisam estar integras, não pode modificar os dados por interesse (manter a integridade, toda a análise e conclusão da pesquisa precisa ser cuidadosa)
5. (Objetiva) Observação Naturalista e Observação em ambiente Laboratorial (N e L) 
Observação Naturalista- Uma observação sistemática do comportamento humano e animal na sua forma natural e espontânea em seu meia habitual. É a descrição sistemática do comportamento em contexto natural. Ocorre em meio ecológico. 
Os acontecimentos são registrados à medida que ocorrem. Uma vantagem deste método é ele dar a oportunidade de verificar comportamentos novos ou que não eram reconhecidos previamente. 
Observação Laboratorial- É utilizada ao nível do método experimental. Essa observação é utilizada em experiencias de condições controladas. É necessária uma sistematização prévia aonde é definido o que se pretende observar, com a construção de grelhas de registro. 
Embora este tipo de observação esteja vinculado a um ambiente parcialmente criado pelo observador, e certos fenômenos sejam, portanto, distorcidos devido a artificialidade, possibilita um fácil acesso aos recursos instrumentais disponíveis que em outras situações não seria possível.
6. Comportamentos Verbais (O que não corresponde a esse comportamento) 
Para Skinner- Não se restringe à fala, mas a toda e qualquer forma de comportamento que envolva a mediação da consequência do comportamento que envolva a mediação da consequência do comportamento do falante pelo ouvinte (escrita, gestos, figuras, etc)
Para pesquisas Observacionais- compreendem o conteúdo expresso pelo sujeito observado, considerando a linguagem utilizada, expressões, erros esporádicos, interpretações, entre outros elementos. Para o registro destas informações, o observador pode fazer uso de registros contínuos e gravações.
7. Tipos de registros (Registro continuo e categorizados) 
Registros Categorizados- O observador trabalha com categorias pré-definidas - abordagem descritiva; as categorias são definidas com base em trabalho anterior do próprio pesquisador ou da literatura científica disponível;
Registros Contínuos- Chamados também de registros narrativos ou diários, eles proporcionam uma reprodução fiel do comportamento observado do início até o fim da observação. Permite que o observador registre, dentro de um período ininterrupto todos os eventos que ocorrem obedecendo criteriosamente à sequência temporal dos fatos. Podem ser realizados diante de filmagens ou gravações. Se diferem dos outros tipos de registros pois a classificação dos comportamentos é feita depois das observações. 
Estes registros contínuos cursivos são frequentemente utilizados para um levantamento inicial do repertório comportamental de um determinado sujeito ou situação e precisam de uma sistemática rigorosa por parte do observador para poder garantir a sua fidedignidade.

Continue navegando