Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

No Brasil, uma série de atletas fez história no atletismo. É importante que se saiba que, para cada um desses exemplos de dedicação, existe uma única prova que foi treinada à exaustão. Alguns atletas estrangeiros são muito famosos aqui no Brasil, como Usain Bolt. Procure relacionar o nome dos atletas da coluna da esquerda a alguma prova que praticaram no atletismo.
 
 
	ATLETAS
	PROVAS
	        I.            Robson Caetano da Silva
	        i.            100 metros rasos
	     II.            Usain Bolt
	      ii.            Maratonista
	  III.            Joaquim Cruz
	    iii.            200 metros rasos
	  IV.            Carl Lewis
	    iv.            Salto em distância
	    V.            Vanderlei Cordeiro de Lima
	      v.            800 metros rasos
 
Agora, assinale a alternativa correta.
 I. iii;                 II. i;                 III. v;               IV. iv;              V. ii.
A figura a seguir demonstra a saída baixa sendo realizada em seis tempos, desde a posição inicial, com os pés apoiados no bloco de partida, até o corredor estar em pé, com o corpo inclinado à frente, em velocidade. Nesta sequência, o atleta poderá cometer alguns erros.
 
           
Demonstrativo de saída baixa
Fonte: Elaborada pelo autor, baseada em Matthiesen (2017, p. 42).
 
Verifique, dentre as asserções a seguir, quais estão corretas em relação às técnicas de saída baixa.
 
I.                    A posição da cabeça poderá interferir na saída baixa, comandando o corpo. Se os olhos ficarem olhando, rapidamente, para o horizonte, o atleta perderá tempo na saída baixa.
II.                 O pé de apoio do corredor deverá estar na parte de trás do bloco de saída, para que o empurre com força e consiga uma saída com velocidade.
III.              No movimento da saída, após o sinal de partida, os braços são jogados para frente com força, como em um movimento de impulsão, para favorecer a velocidade de saída.
IV.              O corpo está em posição de repouso, ainda no bloco. Quando o árbitro dá o primeiro sinal da largada, pede aos atletas que fiquem em “as suas marcas”. No segundo comando de largada - “prontos” - , o quadril sobe. Com o sinal de partida, que é o terceiro comando da largada, o corpo tende a ficar inclinado para frente, até o final da corrida, por conta da velocidade que se imprime.
V.                Na hora de arrumar o bloco de saída, coloca-se o apoio que está à frente em cima de linha de partida e o outro a um pé de distância do primeiro.
 
Agora, assinale a alternativa correta.
· As asserções I e IV estão corretas.
Desde os primeiros Jogos Olímpicos em que o Brasil esteve presente, em Antuérpia, o Brasil leva seus atletas para poder competir, e sempre ouvimos uma frase: “o importante é competir”. Bem, sabemos que, para quem se dedica a ganhar, essa frase soa apenas como uma consolação. Mas um brasileiro que estava ganhando uma prova tradicional foi atrapalhado no meio do seu percurso por uma falha da organização. Mesmo assim, chegou em 3º lugar; ganhou a medalha de bronze; e, mais do que isso, ganhou a admiração do mundo, por não ter desistido da prova no momento da ocorrência.
 
 “Em 124 anos de história olímpica, apenas 21 personalidades do mundo esportivo ganharam a medalha Barão de Coubertin, criada em homenagem ao criador dos Jogos. A honraria só uma vez foi parar no peito de um sul-americano, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que a recebeu por conta do espírito esportivo demonstrado por ele na maratona disputada em Atenas-2004”.
 
Fonte: GAVINI, F. Único sul-americano a ganhar a medalha Barão de Coubertin. Olímpica Todo Dia, [ S. l.], 27 maio 2020. Disponível em: https://www.olimpiadatododia.com.br/curiosidades-olimpicas/240627-medalha-barao-de-coubertin/. Acesso em: 8 dez. 2020.
 
Baseando-se nas histórias sobre esse momento de glória, complete as lacunas da frase a seguir:
 
A medalha Pierre de Coubertin é uma honraria esportiva-humanitária concedida pelo ______________________________ a atletas e a pessoas envolvidas com o ______________ que demonstrem alto grau de esportividade e de espírito olímpico.
 
Agora, escolha a alternativa correta que complete a frase.
· Comitê Olímpico Internacional;        esporte;
 
Uma das tradicionais corridas do atletismo mundial se chama steeplechase. Não há muitos atletas especialistas nesse tipo de corrida. Inclusive, a sua distância já é para especialistas. Embora já tenha tido corredores de respeito, o Brasil não tem nenhum com medalha olímpica ou mundial nessa modalidade.
De acordo com esse contexto, preencha as lacunas do texto a seguir.
 
Para a prova de ________________, haverá 28 saltos de obstáculos e sete saltos sobre o fosso de água. Entre a saída e o início da primeira volta, ______________ salto(s), sendo o(s) obstáculo(s) removido(s) até que os Atletas entrem na ____________volta.
 
Fonte: CONFEDERAÇÃO Brasileira de Atletismo (CBAt); WORLD Athletics (WA); ASSOCIAÇÃO Brasileira de Árbitros de Atletismo (ABRAAt). Regras de competição e regras técnicas. Bragança Paulista: Associação Brasileira de Atletismo, 2020. Disponível em: www.cbat.org.br/repositorio/cbat/documentos_oficiais/regras/regrasdecompeticaoeregrastecnicas_edicao2020.pdf. Acesso em: 8. dez. 2020.
 
 
Agora, escolha, entre as alternativas a seguir, a que corresponde às lacunas do texto anterior.
 3000m;            não deve haver;          primeira.
As provas de resistência têm, como característica principal, resistir à fadiga. Quanto ao sistema respiratório, algumas provas têm uma predominância do sistema anaeróbio, enquanto outras, do sistema aeróbio. Nesse sentido, relacione as colunas A - sistemas - e B - provas.
 
	Sistemas
	Provas
	I.                    Predominância anaeróbia
	i.                    800 metros rasos
	II.                 Predominância aeróbia
	ii.                  3.000 metros com obstáculos
	 
	iii.                1.500 metros rasos
	 
	iv.                10.000 metros rasos
	 
	v.                  5.000 metros rasos
 
Agora, assinale a alternativa correta.
 i. I;            ii. II;                iii. I                 iv. II                v. II
A prova dos 4x100 metros rasos é uma das poucas provas em equipe dentro do mapa de provas do atletismo. Quatro atletas têm que correr, o mais rápido que for possível, uma distância de 400 metros - ou seja, dar uma volta completa na pista. O recorde mundial pertence à equipe da Jamaica: 36,84s. Isso significa que cada corredor fez sua distância em menos de 10 segundos. Esse tempo fabuloso se deve muito a uma boa passagem do bastão de revezamento, que é feita no setor de revezamento.
 
Pista de atletismo
Fonte: SILVA; CAMARGO, 1978, p. 45.
 
Baseando-se na figura anterior, indique quais são as nomenclaturas e as medidas corretas do setor de revezamento:
 A - Setor de revezamento;     B - Setor de passagem;          C - Pré-Setor; D – 20 metros;                       E – 10 metros;                        F – 30 metros;
Há fatores muito bons nas corridas de rua, que estão sendo realizadas, amplamente, no Brasil. No entanto, também temos algumas preocupações, as quais deveriam fazer parte do conhecimento popular sobre essas corridas. Leia, com atenção, as asserções abaixo.
 
        I.                        O excesso de prática poderá levar o atleta a problemas articulares nos tornozelos, nos joelhos e no quadril (mais raros), por conta dos impactos sucessivos.
 
     II.                        Conforme corremos, nosso organismo começa a habituar às funções cardiovasculares ao esforço regular. Há uma tendência de melhora da resistência aeróbica. Isso faz o atleta sentir-se pronto para vencer grandes distâncias. É importante que fique claro que o atleta não deverá mudar seus objetivos. Se, inicialmente, a recomendação de praticar corrida era médica, para poder colocar em funcionamento regular o sistema cardiovascular, forçá-lo demais, aumentando a intensidade e as distâncias percorridas, poderá representar um risco.
  III.                        Tenha cuidado com os exagerosnas quilometragens corridas por semana. Nosso corpo tem seus limites. Passar de corredor amador a corredor de alto rendimento poderá trazer mais prejuízos do que benefícios.
  IV.                        Corridas de rua não fazem parte do atletismo, porque compõem a modalidade pedestrianismo.
    V.                        O Dr. Cooper foi um dos grandes incentivadores das corridas ao ar livre. Por isso, muitas pequenas pistas de corrida são chamadas pistas de cooper.
Agora que você já leu as frases sobre as corridas de rua, assinale a resposta que indica as verdadeiras.
 São verdadeiras todas as asserções, exceto a de número IV.
Existe uma teoria chamada de Pedagogia do Esporte, de acordo com a qual um atleta campeão serve de exemplo para atletas iniciantes. No atletismo brasileiro, pela sua diversidade de provas já premiadas, alguns atletas especialistas e campeões foram formados e poderão servir de exemplo para novos campeões: velocistas, fundistas, meio fundistas e saltadores. É importante destacar que, durante a sua formação esportiva, provavelmente, esses campões tiveram, também, seus heróis, que serviram de incentivo e de modelo para suas carreiras.
Verifique, na coluna da esquerda, os nomes de alguns desses atletas e, na coluna da direita, sinalize suas provas especializadas.
 
 
	Herói do atletismo brasileiro
	Provas
	        I.            Vanderlei Cordeiro de Lima  
	        i.            Revezamento 4x100 metros
	     II.            Edson Luciano Ribeiro  
	      ii.            200 metros rasos
	  III.            Claudinei Quirino da Silva  
	    iii.            100 metros rasos
	  IV.            André Domingos  
	    iv.            Salto com vara
	    V.            Fabiana de Almeida Murer  
	      v.            Maratona
 
Agora, assinale a alternativa correta.
 I. v;                  II. i;                 III. ii;              IV. iii;              V. iv.
As provas de velocidade têm a característica de serem de curta duração. Por isso, atraem muito a atenção dos fãs do atletismo. São, também, as modalidades em que podemos encontrar os atletas com maior apelo de mídia. As distâncias são muito variadas! Verifique, das asserções a seguir, quais são verdadeiras e quais são falsas quanto às provas de velocidade.
 
        I.            As provas de 100m rasos são as mais rápidas do atletismo e costumam durar algo em torno de 10 segundos.
     II.            As provas de 400m rasos são disputadas por meio uma volta completa em torno da pista oficial de atletismo. Também são muito rápidas, e seus corredores podem corrê-la com tempos próximos aos 45 segundos.
  III.            Todas as provas oficiais com obstáculos são consideradas provas de velocidade.
  IV.            Todos os revezamentos são considerados provas de velocidade, porque dividem uma grande distância entre quatro corredores(as).
    V.            Das provas com barreiras, a de 110m é a que tem a maior altura para transposição.
 
Agora, escolha qual é a alternativa correta de acordo com a sua avaliação dos itens anteriores.
 As asserções I, II e V estão corretas.
Leia o seguinte trecho das Regras de competição e regras técnicas (CBAt; WA; ABRAAt, 2020) e visualize as fotos a seguir. Depois disso, descubra a que prova texto e figura se referem.
 
“A prova deve ser corrida dentro de raias até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os Atletas podem deixar suas respectivas raias. A linha de raia livre deve ser uma linha em arco marcada após a primeira curva, com 5 cm de largura, em todas as raias exceto a raia 1. Para ajudar os Atletas a identificar a linha de raia livre, pequenos cones, prismas ou outros marcadores adequados, preferencialmente de cor diferente da linha de raia livre e das linhas das raias, devem ser colocados nas linhas das raias imediatamente antes da interseção com a linha de raia livre”.
 
Fonte: CONFEDERAÇÃO Brasileira de Atletismo (CBAt); WORLD Athletics (WA); ASSOCIAÇÃO Brasileira de Árbitros de Atletismo (ABRAAt). Regras de competição e regras técnicas. Bragança Paulista: Associação Brasileira de Atletismo, 2020. Disponível em: www.cbat.org.br/repositorio/cbat/documentos_oficiais/regras/regrasdecompeticaoeregrastecnicas_edicao2020.pdf. Acesso em: 8. dez. 2020.
 
Preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 em Ostrava, República Tcheca, 8 set. 2020
Fonte: Shutterstock, 2020.
 
Assinale qual alternativa corresponde a essa prova.
· 800 metros rasos balizado

Mais conteúdos dessa disciplina